TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é o planejamento?

Tese: O que é o planejamento?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2013  •  Tese  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

INTRODUÇÃO

O objetivo desta etapa é mostrar a importância do planejamento, sendo ele uma das principais funções do Administrador.

Conseguimos identificar os níveis de planejamento, para quais situações eles devem ser usados e ver o tema sendo discutido por diferentes autores.

DESENVOLVIMENTO

O que é planejamento?

Planejamento é o ato de traçar planos para se alcançar um objetivo, a fim de economizar tempo, dinheiro, ter um controle maior sobre a direção a ser tomada durante o percurso, e ter uma ideia dos obstáculos que virão pela frente. Para se ter um bom planejamento você deve ter um ponto inicial, e um ponto final, que é o objetivo, com a experiência da equipe vai se traçar uma rota para alcançar esse objetivo no melhor tempo possível e com menor custo também. O planejamento não é o final, e sim o ponto de partida, necessita de um líder para ter o controle e certeza de que tudo esta sendo feito conforme os planos, não é só porque você tem um planejamento que o objetivo vai ser alcançado, você não terá problemas durante a execução, ele serve justamente para isso, para se ter uma ideia dos problemas que possam surgir se antecipar a eles, e aumentar a chance de alcançar o objetivo. Existem alguns tipos de planejamento, como veremos abaixo.

OS TRÊS NÍVEIS DISTINTOS DE PLANEJAMENTO:

1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: É o planejamento mais amplo e envolvente e abrangente toda a organização como um sistema único e aberto. Suas principais características são:

• É projetado para longo prazo, seus efeitos e consequências estendem-se por vários anos;

• Envolvem a empresa como uma totalidade, abrange todos os seus recursos e áreas de atividade e preocupa-se em atingir objetivos globais da organização;

• É definido pela cúpula da organização, situa-se no nível institucional, corresponde ao plano maior ao qual todos os demais planos estão subordinados;

• É voltado para a eficácia da organização, alcançar seus objetivos globais, apresentar resultados. Esse é sentido da excelência organizacional.

2. PLANEJAMENTO TÁTICO: É o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. Suas principais funções são:

• É projetado par médio prazo, em geral corresponde ao exercício anual ou fiscal da empresa, isto é, 12 meses;

• Envolve cada departamento ou unidade da organização, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir objetivos departamentais;

• É definido no nível intermediário da organização, para cada departamento ou unidade da empresa;

• É voltado para a coordenação e integração, diz respeito ás atividades internas da organização.

3. PLANEJAMENTO OPERACIONAL: É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. Suas principais características são:

• É projetado para o curto prazo, para o imediato e normalmente lida com o cotidiano e com a rotina diária, semanal ou mensal;

• Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente, preocupa-se com o alcance de metas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com