TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e planejamento de bibliotecas

Por:   •  25/3/2024  •  Seminário  •  4.688 Palavras (19 Páginas)  •  26 Visualizações

Página 1 de 19

IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO E DO PLANEJAMENTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Fabiane dos Santos Matos

Giordana Pozza Costa

Kamyla Stefania Moura Xavier

  1. RESUMO

Insira neste quadro o resumo do seu trabalho (deve conter no máximo, 250 palavras, composto de um único parágrafo, sem recuo na primeira linha. Use fonte Times New Roman, espaçamento simples, justificado, tamanho 12). O resumo deve conter o tema a ser tratado, o objetivo geral, a metodologia adotada e as conclusões.

1. INTRODUÇÃO

        A escola é um dos primeiros e mais importantes espaços de desenvolvimento do ser humano, é onde ele, ainda criança, aprende não só os conteúdos curriculares, mas também a desenvolver o pensamento crítico, habilidades sociais e outras características que irão prepará-lo para a vida. A biblioteca escolar pode ser uma aliada da escola nessa missão, pois segundo a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA), ela é um espaço de aprendizagem onde a leitura, a pesquisa, a investigação e o pensamento são fundamentais para que os alunos transformem a informação encontrada em conhecimento que servirá de base para o seu crescimento pessoal, social e cultural (IFLA, 2015, p. 19).

        Ou seja, é um espaço onde os alunos encontram material para complementar sua aprendizagem e desenvolver sua criatividade, imaginação e senso crítico. E nessa perspectiva, uma das missões da biblioteca dentro da escola é a de oferecer diversos serviços à comunidade, que podem incluir formação para professores, programas de estímulo à leitura, desenvolvimento de letramento informacional, colaboração com outras bibliotecas, além dos tradicionais serviços de empréstimo e de consulta ao acervo.

        Porém, para cumprir com o seu papel de apoio pedagógico e de participação efetiva no processo de ensino-aprendizagem dentro da escola, a biblioteca precisa de uma boa gestão, que deverá ser feita por um bibliotecário qualificado e preocupado com a organização da unidade e com o seu alinhamento ao planejamento da instituição na qual esta está inserida.

        Segundo o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), as bibliotecas escolares devem dispor de espaço físico suficiente para o acervo e os usuários; oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades desses usuários; ter um acervo organizado que facilite localizar os materiais; disponibilizar acesso à internet e ter um horário de atendimento adequado a toda a comunidade escolar (CFB, 2018). No entanto, na prática a realidade de grande parte das bibliotecas escolares brasileiras segue em descompasso com o que preconizam os estudos na área e mesmo as legislações municipais, estaduais e federal, sendo caracterizadas, de maneira geral, por ínfimas coleções de livros, em locais inadequados, com o mínimo de infraestrutura e qualificação de seus profissionais.

        Portanto, o presente estudo busca, de forma geral, abordar conceitos e teorias que ajudam a compreender como uma boa gestão, por meio da organização e do planejamento estratégico, pode fazer com que a biblioteca assuma um papel protagonista no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dentro da escola, enfatizando-se a importância da organização do espaço físico da unidade nesse processo. Para isso valeu-se de uma revisão de literatura de abordagem qualitativa, por meio de consulta a artigos, periódicos e publicações que tratam do tema em questão.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        É sabido que desde meados do século passado estamos vivendo na era da chamada Sociedade da Informação, um modelo de sociedade onde a informação desempenha um papel central na vida social dos povos de todos os países, bem como nas suas atividades econômicas e criação de riquezas. Neste contexto, a informação também tem um papel de destaque no que diz respeito à educação.

        Uma vez que um dos principais paradigmas da educação nesse novo modelo de sociedade é aprender a aprender, ou seja, adquirir a habilidade para obter, utilizar e gerar novas informações, os sistemas e unidades de informação tornam-se extremamente importantes, pois podem contribuir para facilitar e aumentar a democratização do acesso a essas informações e, mais ainda, podem contribuir para que a informação recebida se transforme em conhecimento, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.

           Mas além da habilidade para aprender, na sociedade da informação em que vivemos é preciso também estar em constante processo de aprendizagem, uma vez que a informação é cada vez mais efêmera e a sociedade está em permanente processo de mudanças. É o paradigma da aprendizagem contínua.

        Sendo a biblioteca, em seu sentido mais amplo, uma unidade que facilita o acesso à, o uso e a produção de informações, não há dúvidas de que a biblioteca dentro da escola pode colaborar muito para a adoção desses paradigmas, pois como afirma Berg,

a biblioteca e a educação têm a mesma função social e não há como separar uma da outra! Ao integrar a biblioteca na instituição educativa, ela tem uma função pré-estabelecida dentro do projeto pedagógico. Ela não somente deve disponibilizar acesso à informação, mas também introduzir transdisciplinarmente as Competências em Informação. (BERG, 2011, p.92)

        

        Tendo em vista a sua importância no processo de ensino e de aprendizagem, a biblioteca escolar visa atender à comunidade escolar como um todo (estudantes, professores, funcionários e famílias), tendo como foco dar suporte ao corpo docente e aos estudantes, independente de sua faixa etária. A biblioteca dentro da escola pode, portanto, como destacam Félix e Miranda (2015, p.16) “exercer seu papel educativo a partir de suas fontes, de seus profissionais, recursos tecnológicos, mas também a partir do modo como sumariza, classifica e ordena o conhecimento”.Em outras palavras, a forma como a biblioteca é organizada e gerenciada pode fazer a diferença no desenvolvimento do cidadão, auxiliando na formação de um sujeito consciente do seu processo de aprendizagem e de seu papel na sociedade em que vive.

        Cabe ressaltar que, nesse sentido, Campello argumenta que a biblioteca escolar é

 [...] o espaço por excelência para promover experiências criativas de uso de informação. Ao reproduzir o ambiente informacional da sociedade contemporânea, a biblioteca pode, através de seu programa, aproximar o aluno de uma realidade que ele vai vivenciar no seu dia-a-dia, como profissional e como cidadão [...]. Trabalhando em conjunto, professores e bibliotecários planejarão situações de aprendizagem que desafiem e motivem os alunos, acompanhando seus progressos, orientando-os e guiando-os no desenvolvimento de competências informacionais cada vez mais sofisticadas. (CAMPELLO (2012, p.11)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (359.6 Kb)   docx (460.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com