TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos relevante da obra de Michel Fouault

Por:   •  19/5/2018  •  Resenha  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

Nesta resenha estará presente os aspectos relevante da obra de Michel Fouault As palavras e as Coisas 9.ed de 2007 especialmente o prefácio e o capítulo I Las Meninas.

Michel Foucault, nasceu em 1926, na França foi um filósofo, historiador das ideias, teórico social e crítico literário. Suas teorias tratam a relação de poder e conhecimento e como são usados como dispositivos de controle social. Escreveu várias obras que são utilizadas em diversas áreas do saber. A obra que se aborda nesta resenha descritiva é As palavras e as Coisas.

O renomeado autor no prefácio traz acerca das noções de epistémê. O autor fala da motivação para escreve o livro, que se deu da leitura de um texto de Borges, ele traz os aspectos e sensação de graça que lhe trouxe a leitura do texto e pontua sobre o pensamento, a linguagem, as palavras, a ordem, os gestos e a imagem.

No prefácio de as Palavras e as coisas Foucault diz do que se trata o estudo assim como a linguagem o autor trata das organizações do pensamento, em relação à própria linguagem, da ordem que conste por de trás da linguagem, ou seja, “experiência nua da ordem”. (FOUCAULT, 2007, p. XVIII) necessário para diferenciar a linguagem da ordem.

Sendo assim Foucault pretende com a obra As palavras e as Coisas:

Entre o uso do que se poderia chamar os códigos ordenadores e as reflexões sobre a ordem, há a experiência nua da ordem e de seus modos de ser. No presente estudo, é essa experiência que se pretende analisar. (...) Tal análise, como se vê, não compete à história das ideias ou das ciências: é antes um estudo que se esforça por encontrar a partir de que foram possíveis conhecimentos e teorias; segundo qual espaço de ordem se constituiu o saber; na base de qual a priori histórico e no elemento de qual positividade puderam aparecer ideias, constituir-se ciências, refletir se experiências em filosofias, formar-se racionalidades, para talvez se desarticularem e logo desvanecerem. Não se tratará, portanto, de conhecimentos descritos no seu progresso em direção a uma objetividade na qual nossa ciência de hoje pudesse enfim se reconhecer; o que se quer trazer à luz é o campo epistemológico, a epistémê onde os conhecimentos, encarados fora de qualquer critério referente a seu valor racional ou a suas formas objetivas, enraízam sua positividade e manifestam assim uma história que não é a da sua perfeição crescente, mas, antes a de suas condições de possibilidade; neste relato, o que deve aparecer são, no espaço do saber, as configurações que deram lugar às formas diversas do conhecimento empírico. Mais que de uma história no sentido tradicional da palavra, trata-se de uma “arqueologia”. (FOUCAULT, 2007, p. XVIIIXIX)

Foucault inicia a sua arqueologia das ciências humanas pela a análise do quadro Las Meninas de Velázquez, ele analisa cada aspecto rigorosamente com riquezas de detalhes e de interpretação do que cada ação e aspecto da pintura lhe transmiti. As sensações que os movimentos retratam na tela lhe traz, assim como o posicionamento de cada objeto e pessoa retratada no quadro observa-se em Las Meninas o pintor olhando um quadro que está de costas para o observador, as meninas da corte, e outras personagens.

A analise feita pelo autor é bastante intrigrante, como se ele estivece desconstruindo e construindo os enigimas de uma imagem, pois cada detalhe tem um porque de esta sendo representado de certa forma, a certo modo pode se tornar dificil de se compreender a analise. Ele transforma a imagem em palavras.

Foucault busca analisar através do quadro  os olhares que consistem no quadro e a relação entre visível e invisível por meio dos olhares.  Da observação dos olhares o autor pontua que:

Podemos vê-lo agora num instante de pausa, no centro neutro dessa oscilação. Seu talhe escuro, seu rosto claro são meios-termos entre o visivel e o invisivel: saindo dessa tela que nos escapa, ele emerge aos nossos olhos (...) De sorte que o olhar soberano do pintor comanda um triangulo virtual, que define em seu percurso esse quadro de um quadro: no vértice-único ponto visível- os olhos do artista; a base, de um lado, o lugar invisível do modelo, do outro, a figura provavelmente espoçada na tela virado ((FOUCAULT, 2007, p.4;p.6)

A dúvida epistemológica que Foucault lança sobre a semântica e a semiótica da própria realidade. Semiótica seria as representações. No caso Foucault propõe a interpretação das representações da realidade. São representações que se estruturam na realidade para dar seu significado, para ele existe uma que sustenta as palavras.

Na analise de Las Meninas, Foucault traz uma linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações implícitas. Como por exemplo o conhecimento como  luz, nisso traz a importancia da janela para ligar o quadro fora dele sendo a fonte de luz. Portato a janela “ libera uma luz inteira e mista que serve de lugar-comum à representação” (FOUCAULT, 2007, p.7) a representação seria como um espelho e o conhecimento a representaçao.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com