TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos De Socialização Que Acontecem Na Infância

Casos: Os Processos De Socialização Que Acontecem Na Infância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

A criança ao nascer se encontra inserida em uma sociedade a qual possui uma cultura que vem desde o modo de vestir, se expressar (linguagem), se alimentar, até os mais abrangentes aspectos, tais como: as músicas, as festas, as crenças, etc.

E, sabendo que socializar é o modo em que o indivíduo adapta ao meio em que vive ao mesmo tempo em que interage sobre ele, pois a socialização é uma “prática” cotidiana em que o meio influencia na formação da pessoa e, por consequência também sofre a influência dela.

A socialização que passamos no período da infância é o que forma nossa personalidade. Os ensinamentos aprendidos atrás da família e da escola são os mais marcantes, pois é o nosso primeiro contato com o novo, fazendo com que o aprendizado adquirido sobressaiam no período da adolescência e na fase adulta. Sabemos que as primeiras marcas é que se leva para toda vida, se uma criança teve uma família carinhosa, ela tende a ser carinhosa na fase adulta.

Um exemplo nasci de família humilde que veio do interior, não tem muitos estudos e hoje não busca os estudos devido as varias obrigações que surgem ao longo dos tempos, em contrapartida já me formei no ensino médio, estou fazendo minha primeira graduação e não penso em parar por aqui, continuo buscando a humildade sempre, nunca deixando minhas raízes, ou seja, permanece o primeiro ensinamento que são: honestidade, humildade e etc., mas aprendi outras coisas, como estudar para ser melhor.

Já na primeira infância, a família é a principal responsável pela iniciação da convivência onde a criança aprende amar, respeitar, valorizar e conhecer as primeiras regras de convivência. Mas já nos dias atuais a família tende a transferir esta tarefa para as escolas e creches devido à falta de tempo e suas ocupações fora de casa, sem tempo para diálogos. Com isso os pais buscam suprir essa ausência física com o consumo exagerado passando para essa criança uma visão materialista. A subjetividade e o desenvolvimento do individuo é um processo contínuo, porém este desenvolvimento é dividido em fases da vida que guardam certas características especificas: a vida pré-natal, a infância, a adolescência, a vida adulta e a velhice.

Concluímos que a socialização da criança não se restringe apenas a família, mas também a sociedade. Ressaltamos também que a construção da historia de cada criança na primeira infância se intensifica num processo de estruturas básicas que constituem em físicas, psicológicas e sociais, que deve ser respeitado e considerado acima de tudo, mas não e só isso; pois esse desenvolvimento ocorre à medida que a criança se integra a uma realidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com