TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Socialização Que Acontecem Na Infância

Trabalho Universitário: Processos De Socialização Que Acontecem Na Infância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Ao nascer o individuo, é dotado de potencialidade inato como, linguagem, inteligência, postura entre outras coisas. Nenhuma destas características se desenvolve naturalmente, precisamos dos estímulos do meio,para que cada uma delas seja utilizada,desenvolvida e lapidada.O que devemos ou não fazer,como nos devemos,nos relacionar,nossos valores,o que nos é comum,o que gostamos vem do nosso convívio,dos valores da nossa sociedade.Em primeira instancia vem da nossa família e depois vai se somando ás experiências e vivencias no bairro,na escola,no convívio com amigos,pelos meios de comunicação,grupo de referencias e outros.

Não há como pensar a sociedade sem pensar os indivíduos que a compõe. Ela se dá numa relação de interação, que se constrói, se estrutura economicamente, politicamente e entre outras, por que o homem faz parte dela se ajustando a suas estruturas organizadas. Nossa personalidade, os valores que temos, os nossos comportamentos,a língua que falamos,são exemplos de como somos condicionados pela sociedade desde o nascimento, as atribuições de um individuo decorrem do grupo social a qual o individuo pertence.

Tudo que fazemos e a forma que fazemos,como nos relacionamos, é o que constrói a nossa sociedade. E assim como influíssemos, nossa sociedade, ela nos influencia, ou seja, somos interdependentes. Isso é bem visível nos processo eleitoral, quando a maior parte da população escolhe um candidato e ele é eleito. Por mais que possamos não gostar da escolha, ela foi reflexo da nossa sociedade e dos nossos valores. A posição social de um individuo pode definir o individuo como admiração ou recriminação para a sociedade

A cultura consiste nos valores de um dado grupo de pessoas, nas normas que seguem e nos bens materiais que criam. Os valores são ideias abstratas, enquanto as normas são princípios definidos ou regras que se espera que o povo cumpra. As normas representam o «permitido» e o «interdito» da vida social. Nenhuma cultura pode existir sem uma sociedade. Mas, igualmente, nenhuma sociedade existe sem cultura. Sem cultura, não seríamos de modo algum humanos, no sentido em que normalmente usamos este termo. Não teríamos uma língua em que nos expressássemos, nem o sentido da autoconsciência, e a nossa capacidade de pensar ou raciocinar seria severamente limitada.

Somos moldados em formas que a sociedade preparou para nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com