TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos De Socialização Que Acontecem Na Infância

Monografias: Processos De Socialização Que Acontecem Na Infância. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

Os processos de socialização que acontecem na infância

Dentre os processos de socialização a que passamos durante toda a vida, podemos destacar como principais os que passamos no período da infância, pois são os que trazem ao indivíduo os principais traços de personalidade, que serão levados por toda sua vida.

As situações passadas na infância, os ensinamentos aprendidos através da família e na escola, quando crianças são os mais marcantes, pois são geralmente o primeiro contato com o novo, fazendo que estes aprendizado se sobressaiam sobre outros adquiridos no periodo da adolescencia e fase adulta. Na verdade o que sabemos que sempre as primeiras marcas é que se leva para vida toda, uma criança que teve uma familia carinhosa, tende a ser carinhosa com os seus proximos na fase adulta, uma criança que sofreu algum tipo de violência, tende a levar essas marcas para toda a vida, não que isso seja em todos os casos, porem na maioria das vezes é o que acontece. Um exemplo pessoal, nasci de familia humilde que veio do interior, não tem muitos estudos e hoje não busca os estudos devido as varias obrigações que surgem ao longo dos tempos, em contrapartida ja me formei no ensino médio, estou fazendo minha primeira graduação e não penso em parar por aqui, continuo buscando a humildade sempre, nunca deixando minhas raízes, ou seja, permanece o primeiro ensinamento que são: honestidade, humildade e etc, mas aprendi outras coisas, como estudar para ser melhor.

Enfim, de todo processo de socialização que passamos levamos algo, seja de exemplo, ou seja de coisas que não queremos fazer. É muito importante que saibamos usar essas lembranças e situações que passamos para nosso bem, para que possamos ser pessoas cada vez melhores, que tem qualidades à agregar aos relacionamentos, e que podem ser guardadas para toda a vida.

O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONSTRUÇÃO DO SILÊNCIO E DA SUBMISSÃO

Resumo: Este trabalho procura compreender a socialização, no que tange às relações étnicas estabelecidas no espaço da pré-escola e no espaço familiar. A fim de desenvolver a análise desejada, foi realizada uma pesquisa de campo de maneira a, através da observação sistemática do cotidiano escolar, aprender como são estabelecidas as relações interpessoais entre professores e alunos. Além disso, foram realizadas entrevistas com o corpo docente, com as crianças e seus familiares, buscando compreender como percebem, entendem e elaboram a formação multi-étnica da sociedade brasileira. Verificou-se a predominância do silêncio nas situações que envolvem racismo, preconceito e discriminação étnicos, o que permite supor que a criança negra, desde a educação infantil, está sendo socializada para a submissão.

A discussão sobre as relações étnicas em território brasileiro representa uma questão necessária para a promoção de uma educação igualitária, compromissada com o desenvolvimento de todos os cidadãos. Esta é uma discussão impreterível na medida em que o sistema de ensino mostra-se inadequado para o segmento negro (1) da população. De acordo com diversos estudos realizados nas escolas brasileiras, o racismo aflora de inúmeras formas, ocultas ou não (2). Desse modo, conseguir lançar alguma luz sobre os conflitos étnicos no âmbito da educação escolar representa uma necessidade para a configuração de uma sociedade democrática.

No tocante à educação infantil, há um número reduzido de pesquisas que têm como preocupação a diversidade étnica existente na sociedade e, diante disso, as relações interpessoais estabelecidas nesse nível escolar. As pesquisas já realizadas confirmam a existência de problemas decorrentes do racismo, preconceito e discriminação étnicos, destacando a existência destes na relação interpessoal entre os adultos e adultos/crianças. Esses trabalhos não sinalizam, porém, a existência de discriminação entre as crianças (OLIVEIRA, 1994; GODOY, 1996).

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com