TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tempos Modernos

Por:   •  16/5/2018  •  Resenha  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

"Tempos Modernos". Uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a humanidade em busca da felicidade." É com essa frase impactante que o filme começa e já resume muito do que vamos ver. No filme vemos a vida de operários durante a revolução industrial, com a mudança da produção artesanal para a produção em séries, as fábricas e maquinas. Os operários trabalhavam em uma forma de produção que visava mais lucro e que, muitas vezes, não estava de acordo com as condições físicas e psicológicas do trabalhador, que não aguentava o trabalho.

Acompanhamos o personagem Carlitos, interpretado por Chaplin, um homem ingênuo trabalhando em uma grande indústria. Em seu trabalho, Carlitos fazia sempre a mesma coisa, quase que como uma máquina. Ele e os outros operários eram, claramente, explorados dentro das fábricas, os proprietários faziam com que eles executassem suas atividades muito mais rápido para conseguir o produto final mais rápido e com isso, obter mais lucro. Uma grande demonstração disso é quando Carlitos usado como cobaia para o teste de uma máquina apresentada ao proprietário da fábrica. A maquina tinha como finalidade alimentar os operários automaticamente para que não precisassem parar de trabalhar, porém o resultado final é um desastre e Carlitos acaba sendo vitima dos erros técnicos da máquina.

Após ter um colapso nervoso por fazer atividades repetitivas, Carlitos não consegue parar de fazer o movimento que fazia durante seu trabalho na fábrica, depois de algumas confusões ele acaba sendo levado á um hospital para ser tratado. Ao sair curado do hospital, Carlitos encontra a fábrica fechada e fica desempregado. Na busca por um novo emprego, Carlitos é confundido com um líder comunista em uma manifestção e vai para a cadeia. Na cadeia ele impede uma tentativa de fuga de outros presos e prova ser um cidadão de bem, ele é liberado e consegue uma carta de recomendação para ajuda-lo na procura de um novo emprego. Entretanto, apesar da recomendação Carlitos não consegue nenhum emprego, fora alienado pelo seu antigo trabalho na fábrica e não sabia fazer nada além daquilo.Após tentativas falhas de conseguir um novo emprego, Carlitos fazia de tudo para voltar para prisão.

Carlitos acaba conhecendo uma moça, roubando comida para sobreviver, ela moça não tinha mais mãe e seu pai havia sido morto, mostrando a violência nas ruas de uma sociedade caótica, a moça havia fugido para não ir para algum abrigo, orfánato ou adoção. Os dois viram bons amigos e Carlitos promete que, juntos, os dois conseguiriam um novo lar. Ele consegue de seu antigo emprego na fábrica de volta, mas não demora muito para os operários entrarem em greve e, em meio a toda a confusão, Carlitos é preso novamente. Nesse momento é interessante notar como a greve e as manifestações, como a que foi mostrada anteriormente, eram agressivamente reprimidas pelos policiais, defendendo os interesses capitalistas.

Quando sai da prisão, Carlitos reencontra sua jovem amiga, ela havia conseguido um emprego como dançarina em um restaurante, mostrando inserção da mulher no mercado de trabalho. A moça consegue um emprego no restaurante para Carlitos, porém a jovem é tida como vagabunda e estava sendo procurada pela policia, mas no final consegue fugir com Carlitos.

Tempos Modernos mostra a mecanização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com