TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação: conceitos, fundamentos e história

Por:   •  21/9/2016  •  Resenha  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  1.601 Visualizações

Página 1 de 3

Comunicação: conceitos, fundamentos e história

Aluno: João Vicente Cardozo Mangabeira Campos

Curso: Farmácia

Turma: MR01

Análise Crítica

Tópicos

  1. Fundamentos científicos

De acordo com o tópico a cima, podemos tirar como base que a comunicação é uma ferramenta de extrema importância para que ocorra a troca de informação e interação entre os seres humanos. Sendo assim, tornando essencial para a vida dentro da sociedade.

Um bom exemplo de comunicação, é a que o emissor (emite a informação) e o receptor (interpreta a mensagem).

  1. Do grunhido à Internet

2.1 Tecnologia e ferramenta

Temos como significado de tecnologia, “conjunto dos instrumentos, métodos e processos específicos de qualquer arte, ofício ou técnica”. A tecnologia ligada a comunicação vem sendo atualizada desde os tempos pré-históricos.

Com a criação da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede. Sendo assim, uma grande revolução nos relacionamentos humanos.

      2.2 Linguagem e comunicação

A comunicação é algo que existe desde os tempos primordiais. Não existe uma conclusão definitiva sobre como os primitivos se comunicavam entre si. Sabe-se que os homens encontraram uma forma de ligar gestos a seu determinado objeto.

A comunicação era feita entre signos, desenhos (pictogramas) ou até mesmo o som.

Com a criação da linguagem verbal a sociedade teve um grande avanço na interação entre os indivíduos.

2.3 A escrita e a tradição oral

A escrita foi criada por volta de 4000 a.C, quando os sumérios criaram a escrita cuneiforme. No Egito existiam dois tipos de escrita: a demótica (mais simplificada) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos).

A escrita estará permanentemente num processo de evolução. Ela acompanha toda e qualquer mudança da sociedade sendo nos hábitos ou na tecnologia.

           2.4 Prensa, tecnologia e comunicação de massa

A criação da prensa gráfica foi um dos maiores feitos de todos os tempos. “Foi criada por Gutenberg entre 1438 e 1450”. Antes da criação da prensa os japoneses já utilizavam da “impressão de bloco” que era uma única folha talhada na madeira.

O surgimento da prensa gráfica ocasionou efeitos semelhantes ao surgimento da escrita para a humanidade: propiciou a disseminação de ideias, promoveu mudanças entre espaço e discurso (as ideias propagadas em um lugar poderiam ser levadas a outro lugar), surgem os diagramas e a organização visual dos livros acadêmicos do século XVI e promoveu a permanência e a fixação das mensagens.

Com a criação da prensa houve uma motivação para a inauguração do jornal moderno. Onde permitiu o livre intercâmbio de ideias e cultura, disseminando o conhecimento.

         2.5 A era da eletricidade

Com os avanços tecnológicos surgiu o rádio que atualmente é bastante usado para ouvir músicas, notícias entre outras coisas. Primeiramente foi criado o telégrafo que só transmitia em código Morse.

Com a criação do rádio houve uma grande interação entre os indivíduos da sociedade, tendo também uma grande melhora no sistema de comunicação da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com