TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA NA ESCOLA: QUE ESPAÇO É ESSE? O DO CONTEÚDO OU O DO PENSAMENTO CRÍTICO?

Por:   •  21/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Bom dia a todos,  nós do meu grupo vamos fazer uma breve apresentação aqui dos artigos que nós escolhemos. Artigos no plural porque foram dois artigos escolhidos.

O primeiro Artigo que escolhemos é o da DR. Maria Otilia Guimarães, grande pesquisadora, que atua em diversas áreas.

O nome do artigo PESQUISA NA ESCOLA: QUE ESPAÇO É ESSE? O DO CONTEÚDO OU O DO PENSAMENTO CRÍTICO?

Publicado em 2008, na Revista Educação em Revista, este artigo tem como objetivo discutir o papel da pesquisa nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, tendo como eixo fundamental a concepção de ensino na perspectiva da pedagogia crítica. Os procedimentos discutidos no artigo, visam a oferecer ao professor subsídios para o trabalho com a pesquisa em sala de aula, tais que propiciem aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos quatro pilares da educação: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver, aprender a aprender.

O artigo está organizado em: Introdução, cujo foco é a apresentação do tema “pesquisa na escola”; com perguntas como, O que é Pesquisa? Por que e para que fazer pesquisa? Como fazer Pesquisa?; e da seção Algumas Considerações, na qual focalizo limitações e perspectivas para o trabalho do professor com pesquisa na sala de aula.

O segundo artigo que foi escolhido, pertence aos autores

- Elenir Maria Andreolla Mattos

- André Paulo Castanha

O título do artigo é A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado no ano de 2009, esse artigo a gente achou um pouco mais complexo, mas decidimos trazer alguns pontos dele mesmo assim.

Em resumo, esse artigo inicia explorando os ambitos da pesquisa mostrando seus benefícios, principalmente quando aliada a educação, convencendo que é de extrema importância a pesquisa escolar. Onde a pesquisa em sala de aula pode e deve se tornar uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem.

Além dessas afirmações, o artigo apresenta definições, métodos e tipos de “pesquisa” de acordo com a visão de alguns autores, ressalta também que, antes de tudo, o próprio professor deve ser um pesquisador em sua prática diária.

Um ponto interessante, é que o artigo faz observação de como são desenvolvidas atualmente as pesquisas escolares, propõe-se uma reflexão e reorganização destas atividades.

*Diante disso, a gente queria saber qual a sua visão professora, sobre como são desenvolvidas as pesquisas escolares atualmente? Acha que trás muitos resultados positivos? Ou que ainda deixa a desejar? etc

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com