TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Artigos Científicos: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  6.643 Palavras (27 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 27

Sumário

Etapa 1

1 – A relevância da Pesquisa para o Serviço Social..........................................

Etapa 2

2 – A escolha e delimitação do tema/questão/problema de pesquisa...............

Etapa 3

3.1. Objetivos Gerais e Específicos......................................................................

3.2. Fundamentação Teórica................................................................................

Etapa 4

4 Cronograma.....................................................................................................

Referência Bibliográfica............................................................................

ETAPA 1

Introdução

A pesquisa enquanto dimensão formativa para o Serviço Social tem bastante importância e relevância para o desenvolvimento de um profissional qualificado para atender as necessidades postas cotidianamente. A profissão de Serviço Social desenvolveu em sua origem uma postura assistencial, voltada para atender as demandas imediatas da população menos assistidas e ou favorecidas pelo poder público, postura tal, embasada no conservadorismo, ainda presente nas atitudes profissionais. Assim sendo, o assistente social em sua atuação profissional precisa aprimorar os conceitos teóricos, a linguagem e a pesquisa como pratica diária de trabalho. Pois, só relacionando a teoria com a prática é que podemos capacitar um profissional capaz de atuar com eficiência e eficácia em seu ambiente de trabalho.

O papel da pesquisa social e da função do profissional de Serviço Social para a área de Ciências Humanas e Sociais.

O Serviço Social - SS é uma profissão essencialmente interventiva. A partir dessa noção convencionou-se caracterizar o Serviço Social como uma profissão de intervenção na realidade social, e o assistente social, profissional desta área, seria, então, aquele profissional imerso no pragmatismo, que segundo Faleiros (1986, p. 5): "O pragmatismo consiste numa atitude voltada para a solução de problemas imediatos, sem pensar e refletir as conseqüências teóricas e históricas desta ação imediata".

Habilitado para intervir nas diferentes manifestações da questão social. Parte-se da premissa de que o exercício profissional do assistente social exige uma atitude investigativa constante para que não se torne meramente pragmática, sem intencionalidade e clareza de finalidade.

O delineamento desses questionamentos permitiu, também, formular a premissa básica de que a atitude investigativa é o fomento básico do exercício profissional do assistente social que se refere ao movimento de desocultamento do real, e também que esse profissional, assim como o de outras áreas, só investiga aquilo que conhece e o incomoda: "Ou seja, nada pode ser intelectualmente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prática" (Minayo, 1999, p. 17).

O Assistente Social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

Como campos de atuação profissional podem ser citados: equipamentos da rede de serviços sociais e urbanos das organizações públicas, empresas privadas e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência; administrações municipais, estaduais e federais; serviços de proteção judiciária; conselhos de direitos e de gestão; movimentos sociais; instâncias de defesa e de representação política.

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO SERVIÇO SOCIAL

No que se refere especificamente ao Serviço Social, a pesquisa deve proporcionar um aprofundamento do conhecimento na área a fim de resultar em melhores decisões e intervenções positivas no contexto social que a pesquisa está inserida.

Assim, segundo Lopes (2008), a construção de um novo saber baseado em uma pesquisa ou processo de investigação, realiza um movimento dialético que consiste em:

* análise e crítica do objeto base da pesquisa;

* construção de novos conhecimentos

* síntese do plano de ação e do conhecimento.

Dessa forma, o movimento dialético pressupõe a seguintes fases:

* teoria a ser defendida; *crítica; * síntese.

É importante que o profissional de assistência social tenha claro que os conhecimentos que são utilizados para nortear o trabalho ou a pesquisa devem ser diretamente proporcionais a problemática social em questão.

Portanto, diante dos problemas específicos, o profissional não tem apenas que analisar o que acontece, mas tem que formular uma crítica e tomar uma decisão por um determinado tipo de construção de alternativas como produto de investigação. O modo como o pesquisador faz isso, é o que irá determinar a relação que ele estabelece com a teoria (LOPES, 2008. P. 18).

O que irá determinar qual a linha de estudos que a pesquisa social irá seguir é a problemática principal, o objeto de estudo em si. Nesse processo é fundamental ter todas as informações necessárias de forma mais completa possível sobre o sujeito/objeto de estudos.

O trabalho de pesquisa, dentro de um espaço Profissional, indica expressar e trabalhar com singularidades, com experiências e histórias de vida e para isso é fundamental uma aproximação peculiar entre o pesquisador e o sujeito objeto da pesquisa. Nesse processo se trabalha fundamentalmente com formulação de hipóteses, instrumentos de pesquisas delimitados e dados estatísticos e matemáticos. Assim, ao se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com