TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO

Tese: PLANEJAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Tese  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA1

Passo 1 (Individual)

1. Estudar o conteúdo sobre “Planejamento” apresentado nos capítulos 7, 8 e 9 do Livro-Texto da disciplina, identificado ao final desta ATPS.

2. Fazer uma pesquisa comparativa sobre essas definições de planejamento, confrontando-as com o que apresentam outras duas fontes bibliográficas de Administração² disponíveis no acervo da biblioteca do Polo de Apoio Presencial.

Livro: Teoria Geral da Administração – Antonio César Amaru Maximiano – 6 edição.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

Para o autor, os planejamentos passam por três passos: Primeiro – Aquisição dos dados de entrada, que são ás informações sobre o presente, passado ou o futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organização; Segundo – Processamento dos dados de entrada, transforma as informações para produzir novas informações e Terceiro – Preparação de um plano (idéias).

Passado por esses três passos, escolhe-se um nível para fazer seu planejamento, que possui três níveis diferentes que são o: Plano Estratégico que abrange toda a organização, definindo sua relação com seu ambiente; os Planos Funcionais também chamados de administrativo, que traduz os planos estratégicos em ações especializadas como: Marketing, Operações, Recursos Humanos e Financiais, por último o Plano Operacional que define atividades e recursos que possibilitam a realização de objetos estratégicos ou funcionais.

Livro-Texto da Disciplina – CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, processo e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. PLT 302.

Confrontado no Livro-Texto da disciplina cada tipo de planejamento tem um determinado setor que a produz e um determinado tempo de duração para o planejamento. Referindo-se ao livro de Maximiano todas as etapas não produzidas pelo mesmo setor, tem uma sequência a ser seguida, para atingir a conclusão do planejamento. Necessita-se seguir todas as etapas e mudar da mesma forma os nomes dos níveis de planejamento. Para o Livro-Texto o planejamento é mais voltado a decisões a serem tomadas no futuro já no livro de Maximiano referem-se a atividades a serem cumpridas para cada setor.

Livro: Administrando em Tempos de Grandes Mudanças – Peter F. Drucker – 1ª. edição.

DRUCKER, Peter F. Administrando em tempos de grandes mudanças. Editora: Thomson Pioneira. 1ª. ed. 2003.

Segundo Drucker o planejamento foi criado para diminuir as incertezas na sociedade e na política, o planejamento é uma previsão baseada em probilidades. Eles são criados pelos executivos tomarem decisões que comprometem o futuro recursos correntes de tempo e dinheiro. As durações desses compromissos estão cada vez mais crescendo sem parar em: estratégias e tecnologia, marketing, manufatura e desenvolvimento de funcionário. Ao fazer o planejamento deve ser perguntar “O que é mais provável que aconteça?“ e “O que já aconteceu que irá criar no futuro?“.

Em comparação no Livro-Texto existem três níveis diferente de fazer um planejamento e três cargos diferentes que os produzem. Já o planejamento para Drucker é exclusivamente dos executivos que planejam pensando no futuro, que tem um único pensamento sobre os acontecimentos do passado, presente e futuro, existindo apenas uma maneira de planejar.

Passo 2 (Individual)

1. Analisar, criteriosamente, os artigos indicados a seguir:

2. Fazer um confronto entre a mensagem dos Professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos em relação ao conteúdo pesquisado no Livro-Texto da disciplina e nas demais fontes solicitadas no Passo 1. Partir da idéia da importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e, consequentemente, profissional, mantendo como foco a função do planejamento.

“O desafio do administrador do futuro”, do Prof. Paulo Barreto dos Santos, no site Artigos.com. Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/. Acesso em: 21 agosto 2012.

De acordo com o Professor Paulo Barreto dos Santos o verdadeiro empresário busca manter o foco, isso requer planejamento. Ao tomar a iniciativa de se começar a planejar seus negócios o empresário tem que ficar ciente que nem sempre é possível acertar tudo e sim diminuir decepções e prejuízos, de maneira que se consiga maior qualidade e eficácia nos projetos e processos futuros.

O planejamento ocorre em todas as dimensões da atividade humana, quer no plano pessoal onde se reveste de considerável relevância, ou na dimensão organizacional onde se torna indispensável dada a magnitude, complexidade e riscos envolvidos. Ao se planejar ocorre uma junção de coisas necessárias e suficientes para se atingir objetivos.

“Veja o futuro antes dos outros", do Prof. Roberto Shinyashiki, no site Planejamento Estratégico. Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com. Acesso em: 20 agosto 2012.

O professor Roberto Shinyashiki mostra em seu texto que um empresário para obter sucesso precisa ter visão para conseguir enxergar o que está escondido nas entrelinhas e se antecipar, tornando-se um verdadeiro empreendedor.

A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser e acaba assumindo riscos calculados, gerenciando as crises e avaliando as reais chances de sucesso.

O empreendedor com visão faz a diferença transformando algo de difícil definição, abstrato, em algo concreto, que funciona, transformando o que é possível em realidade.

Quando as pessoas não enxergam adiante, pagam um alto preço por falta de visão. Pagam com suas empresas, seus empregos, vida pessoal, relacionamentos, coisas que só valorizam depois que perdem.

Com a leitura dos dois trechos acima podemos concluir que um empresário de sucesso necessita ter uma visão no presente de como poderá ser o futuro. É preciso sempre planejar a cada tomada de decisão evitando possíveis surpresas indesejáveis e mesmo que isso ocorra o empreendedor vai estar devidamente preparado para assumir os erros, mantendo o otimismo e a paixão pelo que faz.

Enfim para ser um empresário de sucesso é preciso um planejamento para a decisão que será tomada, evitando assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com