TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Trabalho Escolar: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

A presente abordagem traz à tona um panorama a considerar na elaboração de um planejamento estratégico de uma empresa, bem como das vantagens competitivas que esta prática pode oferecer aos executivos, considerando a dinâmica global na cadeia produtiva e comercial. Também considera o desafio das organizações ao adaptar seu sistema operacional nas constantes oscilações socioeconômicas, mantendo uma identidade. A base de pesquisa foi diversa, com o intuito de clarear os conceitos primordiais do planejamento enquanto instrumental, suas etapas de construção, aplicabilidade e controle. A compreensão do planejamento estratégico como uma ferramenta que oportuniza maior eficiência e efetividade à empresa, reiterando a necessidade que o mercado vem apresentando, qual seja, de profissionais capazes de trabalhar em coletividade, com fundamentos ideológicos e metodológicos, primando pela consolidação institucional.

Palavras-chave: Planejamento. Estratégico. Mercado.

1 INTRODUÇÃO

Com vistas a compreender a relevante colaboração que instrumentos de apoio podem oferecer ao conexto diário de trabalho, especialmente em se tratando da esfera executiva e organizacional, este trabalho aborda a utilização do planejamento estratégico como ferramente de suporte ao processo gerencial.

Lançar ao mercado uma empresa requer investimento, estudo de mercado, trabalho árduo, responsabilidade com os personagens atingidos direta ou indiretamente pelo resultado, onde atitudes responsáveis, eficientes e competitivas são prerrogativas para o alcance de metas. A partir desta concepção, buscam-se subsídios que oportunizem a efetividade da estartégia operacional.

Assim, segue uma análise da construção do planejamento estratégico, considerando a decisão dos gestores em atuar com estratégia organizada, perpassando pela idealização de um projeto; bem como a necessidade de estruturar metodologicamente o caminho a percorrer para atingir os objetivos estabelecidos, a habilidade exigida para moldar o plano estabelecido às oscilações do mercado sejam elas de qualquer natureza.

2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A pesquisa do tema planejamento estratégico nos remete à necessidade de compreender inicialmente que as empresas precisam desenvolver estratégias diferenciadas para desfrutarem a possibilidade de abarcar mercados e sustentar-se a longo prazo, colocando o planejamento como um instrumento que auxilia os gestores na adminisntração da organização, este sistema tão complexo, independente de seu porte.

Enquanto uma gama de administradores permanece lançando-se no mercado sem um método que oportunize estruturar suas ações, muitos gestores buscam subsídios para fundamentar seus projetos em bases sólidas e menos suscetíveis às instabilidades que permeiam a cadeia produtiva e de consumo.

“Podemos dizer que o Planejamento pode ser o processo formalizado

para gerar resultados a partir de um sistema integrado de decisões.”

(Maurício F. Pereira, 2010, p.44)

E neste contexto onde a gestão precisa pensar com criatividade, porém com seriedade e fundamentos realistas, inicia o processo de desenho do percurso que a empresa irá se utilizar para atingir seus objetivos e metas.

2.1 ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Uma vez estabelecida a necessidade de elaborar um plano estratégico, a gestão empresarial terá a frente um significativo trabalho com prerrogativas intrínsecas ao processo, o que torna muito importante visualizar este esquema de estruturação do planejamento propriamente dito, realizando uma projeção coerente das etapas sequenciais fundamentais.

O trabalho é idealizado pela gestão, contudo sua elaboração tem a participação de alguns personagens estratégicos, podendo ser um gupo Executivo de trabalho (GET), equipe técnica, sempre sob supervisão de um responsável.

Maurício Fernandes Pereira, em sua obra Planejamento Estratégico, editora Atlas, 2010, trata o planejamento em três momentos: Diagnóstico Estratégico, A formulação das etapas do processo de Planejamento Estratégico e Implementação e Controle do processo de Planejamento Estratégico.

2.1.1 Diagnóstico Estratégico

Podemos compreender que a elaboração de um planejamento estratégico exige antes de tudo que o estrategista tenha visibilidade da atual situação, ou seja, um diagnóstico que retrate a empresa de forma, a saber, exatamente em que posição encontra-se, para então iniciar a projeção do futuro.

Este panorama deverá contemplar a análise crítica, especialmente identificando se há conhecimento e maturidade, entre outras condições que dêem suporte a cosnstrução pretendida, concebendo a viabilidade de engajar todos os colaboradores no processo.

2.1.2 A Formulação das Etapas do Processo de Planejamento Estratégico

Uma vez idealizado, o planejamento toma forma através da determinação de etapas que, individualmente, abordam fundamentos específicos do sistema empresa. Estas temáticas são a rede estrutural e necessariamente precisam oferecer condições para a prescrição de um futuro possível. Para melhor compreensão, segue uma breve descrição desse macro panorama:

2.1.2.1 Missão, Visão e Valores

São os fundamentos filosóficos e ideológicos da empresa, a partir do que se constitui a identidade institucional. Para o sucesso do planejamento, estes aspectos precisam comunicar sua essência de forma uiniversal, refletindo as crenças e aspirações organizacionais, e conseguir a adesão dos colaboradores.

Neste trabalho, este tópico não será tratado com muita profundidade, mas para exemplificar, observamos a missão, a visão e os valores instituídos no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística):

Missão

"Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania."

Visão para o ano de 2020

“Ser reconhecido e valorizado, no país e internacionalmente, pela integridade, relevância, consistência e excelência de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com