TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICA SOCIAIS

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        PLANEJAMENTO SOCIAL        

3        POLITICA SOCIAL        

3.1        ORIGEM DAS POLITICAS SOCIAIS.        

3.2        AS PRIMEIRAS MANIFESTAÇOES DO ESTADO NA PROTEÇAO SOCIAL        .......................................................................................................................

3.3        CONSTITUIÇAO FEDERAL DE 1988        

4        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAs        



  1. INTRODUÇÃO

A partir do capitalismo, surge a política social, construída por meio das manifestações das classes operarias que lutavam por seus direitos. A política social foi então, entendida como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção.

Um dos maiores desafios a ser enfrentada nesse processo esta na identificação do papel a ser desenvolvido pelo Estado.

O projeto ético político aborda o conhecimento da liberdade como valor ético central a liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolher entre alternativas concretas, e é neste sentido que surge o compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.


  1. PLANEJAMENTO SOCIAL

O planejamento social é entendido como instrumento de formulação, operacionalização e avaliação das mesmas. É preciso entender em que contexto histórico, social, político e econômico a política social brasileira esta sendo discutida. Em 1997 Kliksberg afirmou que vivíamos em um ambiente que radicalmente se modificava. Podemos perceber que o crescimento economico não traz automaticamente desenvolvimento social. Tambem entendemos que o planejamento economico precedeu o social, a partir de um moomento historico marcado pelo avanço capitalista e da sociedade industrial. O Planejamento social foi assumido como instrumento necessario a elaboraçao de politicas socias que amenizaram os conflitos. O planejamento passou a ser considerado um importante intrumento das classes populares para a sua participação política junto ao estado com a abertura política dos anos 80, que foi denominado planejamento participativo. No final do seculo xx, surge o planejamento estrategico que passa a influenciar a metodologia do planejamento social e de instituiçoes que atuam no enfrentamento da questão social brasileira, o planejamento social ganhou importância sem precedentes no sentido de instrumentalizar politicas sociais efetivadoras de direitos com o advento dos principios das diretrizes da constituiçao federal de 1988. o conceito de gestao social ganhou corpoassumindo o planejamento como seu principal instrumento na formulaçao e efetivaçao de politicas sociais  para o enfrentamento das diferentes expressões da questão social.


  1. politica social

Política Social vem para resolver algum problema ,configura se  um conjunto de intervenções desenvolvidas pelo governo , tendo como finalidade resolver as situações socialmente relevantes . Fazer com que seja viável as condições para possibilitar a proteção social. As políticas sociais são vistas de varias óticas. Tudo o que temos de direito foi conquistado devido a mobilização de trabalhadores reivindicando pelos nossos direitos como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário ,carteira assinada . Todos esses direitos foram datados na década de 30 – 40 pra cá ate então o estado não fazia essa mediação. Foi a partir de muita luta e mobilização que esses direitos foram garantidos.

No cotidiano da população brasileira políticas sociais e tudo aquilo que a população precisa para ter um bem estar. Saúde, educação, previdência, (INSS) Trabalho e agricultura.

A literatura especializada não define precisamente um conceito para a política social. No âmbito das Ciências Sociais e de um ângulo bem geral, a política social e entendida como modalidade de política publica e, pois, como ação de governo com objetivos específicos. A definição parece um tanto vaga e obvio. No entanto, contem duas armadilhas que, se desativadas, minimizam a obviedade e permitem alcançar maior precisão conceitual.

Na expressão ações do governo encontra se a primeira armadilha por que a expressão se torna vazia quando não vem acompanhada da indispensável qualificação: que governo

Ou , seja, a política pode ser produzida sob distintas estruturas legais e institucionais em destintoscontexto, sistema e regimes políticos , como resultante de pressões sociais mais ou menos organizadas e mais ou menos representativas da sociedade como um todo.

  1. Origem das Politicas Sociais.

O surgimento da Política Social tem sua origem no capitalismo, destina-se a classe trabalhadora, na luta pelos seus direitos. A política Social foi acontecendo de forma gradativa e diferenciada entre os diversos países. A política Social se origina devido a reivindicação dos trabalhadores que lutavam pelos seus direitos reivindicando para que o estado protegesse os trabalhadores para que eles pudessem se manter mesmo quando não tivessem condições de trabalho .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com