TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICAS SOCIAIS

Por:   •  3/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de mostrar a relação do profissional de serviço social, com as políticas sociais e cidadania, vem mostrar que política social são formas de intervenção e regulamentação do Estado nas expressões da questão social.

A política social tem que se desenvolver para melhorar o bem estar dos cidadãos e constituir um objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais.

Portanto política e política social são atuações do poder político, visando o bem estar da população. E o trabalho social tem um grande potencial para a consolidação da cidadania e para o atendimento das demandas de indivíduos, famílias e comunidades.

Em relação ao filme GHANDI que mostra a pobreza e a exploração do povo indiano, a luta e organização, as greves e marchas de protesto contra a dominação estrangeira nos fazem comparar com a relação social no Brasil, que são bastante parecidas, pois o maior enfrentamento que encontramos hoje no Brasil está a desigualdade social,onde uns tem muito,outros não tem nada. Afinal nem sempre o que determina a Lei, é feito na prática.

AS ORIGENS DA POLÍTICA SOCIAL

A existência das políticas sociais teve seu início marcado aos movimentos de ascensão do capitalismo com a revolução industrial, das lutas de classe, e das transformações da sociedade em decorrência de crises políticas-econômicas, do desemprego estrutural e de ação e controle sobre as necessidades básicas das pessoas não satisfeita pelo modo capitalista de produção

O capitalismo surgiu com toda força nas potências econômicas, foi a era da expansão e das revoluções industriais, um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição, são de propriedade privada e com fins lucrativos, um modo de produção onde a classe burguesa detém os poderes político e econômico, determinando assim toda a vida social.

 Entretanto, é um modo de produção que se funda na desigualdade e na exploração da força de trabalho, onde a política é a política definida pelas classes dominantes e que responde aos interesses desta, tendo como resultado um processo conflituoso de negociação de classes e seus segmentos, que se colocaram em condições desiguais.

A partir da revolução industrial cresceram os movimentos de organização e pressão da classe trabalhadora, gerados pelo processo de acumulação de capital, isso fez com que eles se organizassem e criaram caixas de poupança e previdência para ajudar os trabalhadores em greve.

Em decorrência da questão social, ampliou-se a taxa de urbanização e a concentração da população nas áreas urbanas, com isso multiplicaram-se os problemas dos trabalhadores, com uma situação precária, o desemprego desestruturar, a miséria, a fome, aumentando assim as tensões nas relações de trabalho, piorando a questão social que causou a presença de políticas públicas.

O surgimento das políticas sociais aconteceu gradualmente, o objetivo dessas políticas era realizar a mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível para o mesmo. Portanto a força de trabalho são os indivíduos, que só tem sua força de trabalho para vender e garantir sua subsistência, independente de estarem inseridos no mercado formal de trabalho.

As políticas sociais vêm como resposta das reivindicações dos movimentos sociais, da exploração do capital sobre a classe trabalhadora, sendo mecanismos para a democratização do acesso a bens e serviços para a população, e também atuam como condições necessárias ao desenvolvimento econômico e social.

Conclui-se que a política social é garantida e efetivada, apenas com o custeio dos próprios beneficiários, ou seja, dos trabalhadores assalariados, tal custeio é imposto ao trabalhador, sendo ele o próprio mantenedor de todos os benefícios concedidos pelo Estado, em prol da classe trabalhadora.

         Sendo através dos impostos que pagamos,sobre os produtos que compramos, é que são realizadas as políticas sociais, o desconto do  ( INSSS) sobre os vencimentos do trabalhador é que garante a previdência social,a cobrança da ( CPMF) sobre a movimentação bancária é que nós dá direito a um serviço de saúde.

OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA POR POLÍTICAS SOCIAIS

A crise de 1929 foi uma das maiores crises econômicas da história do capitalismo mundial, a grande depressão se alastrou para o mundo todo, reduzindo as operações capitalistas, com grandes massas de desempregados, redução da produção, entre outras.

A grande depressão afetou as economias mundiais, diversas ações tiveram que ser tomadas para minimizar os efeitos da crise, as lutas desse período trouxe para a cena política e econômica as reivindicações da classe operária, a denúncia da miséria e do pauperismo produzidos pelo capitalismo e exigiram a interferência do Estado no reconhecimento de direitos sociais e políticos desta classe.

A intervenção do Estado na economia se fez necessária para estabilização dos preços, do nível de emprego, a renda, entre outras, assim o Estado passa a ter um papel ativo na administração macroeconômica, na produção e regulação das relações econômicas e sociais.

A mobilização e organização social da classe trabalhadora foram de grande importância para as conquistas na dimensão dos direitos políticos. O crescimento do movimento operário passa a ocupar espaços políticos e sociais importantes e obriga a burguesia a reconhecer direitos de cidadania política e social.

Na década de 1930, foram criados os institutos de aposentadorias e pensões ( Iaps) ,a consolidação das leis do trabalho ( CLT ), o salário mínimo,entre outras medidas voltadas ao social. O Estado visa por meio das políticas sociais diminuir as desigualdades e garantir os direitos sociais.

         O Brasil buscou por meio de várias atitudes, demonstrarem que estava a caminho de um Estado de Bem Estar Social, o que realmente não aconteceu. Em 1964, instaurou-se no país a ditadura militar.

DA DITADURA Á REDEMOCRATIZAÇÃO E A POLÍTICA SOCIAL.

O Brasil no seu período de ditadura militar viveu um momento de grande expansão econômica, promovendo crescimento na produção industrial no país, as multinacionais se instalam no Brasil com benefícios em matéria-prima, e mão de obra barata.

Entretanto esse processo de industrialização, ocorreu sem planejamento social agravando ainda mais as desigualdades sociais já existentes, o mundo todo sofre com a crise econômica, desencadeando grandes manifestações sindicais e populares, e os militares decidem aprofundar algumas reformas, incrementando sua política social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com