TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE: PARA A EMPRESA "L & CONSTRUÇÃO"

Monografias: PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE: PARA A EMPRESA "L & CONSTRUÇÃO". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

As questões de conscientização ambiental nas empresas começaram a serem revistas devido as inúmeras variações climáticas que ocorreram, e notou-se a necessidade de pensar no futuro da humanidade, e conscientizar que os recursos naturais são finitos, e que tudo que pensava-se não ter fim poderia um dia se esgotar, e tornar a sobrevivência na terra impossível.

Com o passar do tempo e o aumento mundial do setor de construção, surgiu a necessidade de um controle mundial de exploração do meio ambiente, que foi divulgado pela ex ministra da Noruega Sra.Brundtland como sendo o (desenvolvimento sustentável), ou seja a exploração consciente dos recursos naturais e a conscientização quanto ao dano ambientais que cada empresa pode gerar ao longo de todo o seu processo industrial.

A partir disto inúmeras conferências mundiais foram realizadas visando capacitar a todos e as gerações futuras sobre o conceito do desenvolvimento sustentável, garantindo assim recursos para a geração futuras.

Além das conscientizações das empresas, também foi necessário pensar no ser humano de um modo geral, e se a condição de vida do ser humano, independente da classe social, o deixava consciente de que coisas simples como o desperdício de água ou luz, ou a falta dele poderia gerar também um impacto ambiental de grandes proporção.

Com o propósito mundial de preservar os recursos existentes, medidas de humanização e conscientização vêm sendo tomadas desde então, tendo em

vista diversas ações e recomendações para a manutenção da qualidade de vida mundial, que levam em conta as seguintes ações:

• Consumo consciente e consumo sustentável.

• Responsabilidade social das empresas.

• Energia renovável.

• Acesso para educação para todos.

• Promoção de saúde e acesso ao SUS.

• Inclusão social.

• Saneamento básico universal.

• Sustentabilidade rural.

• Agricultura sustentável.

• Preservação do que se tem de água nas bacias hidrográficas.

• Controle do desmatamento florestal.

• Parcerias com industrias e construtoras.

• Relações internacionais.

• Ética e solidariedade.

Fonte: Google

Todos estes quesitos apontados foram feitos com o objetivo de uma conscientização mundial de preservação, pois o aumento populacional em especial no Brasil vem sendo olhado com mais cuidado, tendo em vista que cada nova família que surge gera o aumento de consumo de todo os recursos disponíveis, e também vem junto á necessidade de um lugar para viver.

DESENVOLVIMENTO

A empresa L & Construção está a frente de grandes empreendimentos na construção civil, porem notou-se a necessidade da realização de um breve diagnóstico do impacto ambiental, tendo em vista todo o tipo de matéria prima que é utilizado, e o que pode ser melhorado em termos de conservação ambiental.

Tendo em vista que a empresa L&Construção atua no ramo de construção de casas populares, a saída mais viável foi inserir e adequar a empresa na construção de casas Pré Moldadas, que visa uma obra moderna, limpa, rápida e segura, e uma construção sem desperdício devido a racionalização, e um ótimo conforto térmico e acústico.

Além destes beneficio o valor total da obra também é reduzido em torno de 40%, gerando um lucro maior para a construtora e um repasse menor para o consumidor final.

A solução para este uso de recursos desenfreado foi a construção da chamada “ Casa Pré Moldada”, que além de diminuir 40% do valor da obra, oferece benefícios como: prazos bem menores de construção e sistema de calafetagem e isolamentos térmicos mais precisos.

Fonte: www.clubedopairico.com.br/forum/viewtopic.php?t=6237&sid=82d03974554fb2e05f51d7b2821bd11c.

4

Este trabalho vem apresentar através de estudos, uma analise da empresa L&Construção, que deseja adotar práticas sustentáveis para valorizar sua marca, aumentar seus lucros e manter sua competitividade no mercado.

Através das medidas de sustentabilidades ambientais, espera-se alcançar reduções significativas no impacto ambiental que a empresa vem gerando ao longo de todo o seu tempo no mercado.

1 IMPACTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE

Todas as intervenções feitas pelos homens podem causar impactos ao meio ambiente, assim como nos meios sociais e econômicos, sendo influenciados pelos fortes usos e funcionalidades das obras mencionadas, podendo variar de uma pequena a grande significância de impacto, que são gerados por barragens, aterros, grandes terraplenagens, entre outros.

A empresa L &Construção dispõe de um grande consumo de água e energia, alem de utilizarem vários outros materiais que geram grandes números de descartes de resíduos.

Em pesquisa realizada sobre o consumo de água na construção civil, apontou que em media cada operário utiliza 45 lt de água por dia.

A empresa L &Construção esta atualmente com 230 funcionários e com uma jornada de trabalho de 6 dias semanais, por tanto seu consumo semanal de água por funcionário é de e de 270 litros, e o consumo total de seus colaboradores é de 62100 litros semanais, e de 248400 litros mensais.

Analisando os gastos de energia elétrica notou - se um consumo de 35% a mais do que o esperado para o tamanho do empreendimento, devido aos usos desnecessários e desperdícios dos funcionários .

Os resíduos de matérias utilizadas no Brasil geram em torno de 685.000.000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com