TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE SOCIALIZAÇÃO DOS ESTUDOS ÉTICOS

Por:   •  14/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Santíssimo Sacramento

Projeto de Socialização dos Estudos Éticos

Disciplina: Ética e Cidadania 5º semestre de Psicologia

Orientador: Jorge Ubiratan de Almeida

Acadêmicos: Alex Aquino, Alessandro Caldeira, Maria Lúcia, Maria Valdelice, Renata Noronha, Rita Moreira, Tatiana Cabral, Thiala e Tais Ouaiss

Tema: Código de Ética do Profissional Psicólogo

Local e Perfil do Público Alvo: Grupo de Idosos da Comunidade Sr. do Bomfim do Silva Jardim

Coordenadora do Grupo: Valdete Lima

Justificativa:

Este trabalho pretende valorizar os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência, pois esses eixos atravessam todas as práticas e estas demandam uma contínua reflexão sobre o contexto social e institucional.

Abrir espaço para a discussão, pelo psicólogo, dos limites e interseções relativos aos direitos individuais e coletivos, questão crucial para as relações que estabelece com a sociedade, os colegas de profissão e os usuários ou beneficiários dos seus serviços. Contemplar a diversidade que configura o exercício da profissão e a crescente inserção do psicólogo em contextos institucionais e em equipes multiprofissionais.

Estimular reflexões que considerem a profissão como um todo e não em suas práticas particulares, uma vez que os principais dilemas éticos não se restringem a práticas específicas e surgem em quaisquer contextos de atuação.

Objetivo Geral: O que se pretende alcançar?

Quantas vezes sentamos ao lado de nossos avós ou mesmo de nossos pais para escutar aquelas longas histórias que compuseram a vida e a trajetória da nossa família e, portanto, a trajetória da nossa vida? Quantas vezes paramos para pensar na importância do nosso passado, nas origens de nossa família, e mais, de nossa comunidade? Indo um pouco mais longe, quantas vezes paramos para pensar de que forma a cultura da nossa cidade e de nosso país influencia o nosso modo de ver as coisas?

Pois é. Nós somos aquilo que vivemos. Somos um pouquinho da vida de nossos pais e avós, do nosso bairro, das pessoas que estão à nossa volta, seja na cidade ou no país onde vivemos.

Isso é o que se chama identidade cultural.

E esta é uma atividade que ajuda a buscar essa identidade, ética, cidadania - o que significa buscar a nossa própria história, conhecemos a nós mesmos e a tudo que nos rodeia. Buscar a identidade cultural é “entender para respeitar” nossos sentimentos e os daqueles com quem compartilhamos a vida.

Conteúdos desenvolvidos: Descrever detalhadamente os pontos a serem abordados no decorrer da apresentação.

 TRAJETÓRIA DA FAMÍLIA DE CADA UM;

 ÉTICA;

 INFLUÊNCIA CULTURAL;

 IDENTIDADE CULTURAL;

 CIDADANIA;

 CONHECER A PRÓPRIA HISTÓRIA;

 RESPEITAR NOSSOS SENTIMENTOS E DAS PESSOAS COM AS QUAIS COMPARTILHAMOS A VIDA;

 CONVIVÊNCIA;

 CONHECER E ENTENDER O TRABALHO DO PSICÓLOGO NOS DIVERSOS ESPAÇOS DA SOCIEDADE.

Modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com