TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA

Por:   •  10/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.610 Palavras (15 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        04

2. PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA        05

2.1 OBJETIVO        05

2.2 JUSTIFICATIVA        05

2.3 AÇÕES        10

2.4 CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13


1 INTRODUÇÃO

O presente material de estágio realizado no Colégio Estadual Érico Veríssimo. Ensino Médio, Normal e Profissional se materializa na concepção do estágio vinculado à pesquisa sobre a Gestão Educacional, nesse contexto relacionado ao Ensino Médio, onde se materializou o processo de estágio e supervisão no período da tarde nessa instituição, especificamente analisando como atuam os sujeitos da gestão educacional no processo de gestão escolar e na garantia dos direitos pedagógicos, educacionais e sociais aos alunos do Ensino Médio em consonância com a luta por uma educação pública, laica e de qualidade.

No tocante as observações e intervenções realizadas junto a Equipe da Gestão Educacional do Colégio Estadual Érico Veríssimo a supervisão de campo nos oportunizou a uma prática de estágio em gestão alicerçada a teoria onde se buscou transmitir com base na pedagogia histórico crítica e nos princípios éticos, pautados na construção do conhecimento e de saberes pedagógicos e didáticos que façam a diferença nas vidas escolares de alunos, professores, diretores, secretários e demais sujeitos do processo educacional e democrático.

Assim a observação da gestão educacional e escolar aliada à intervenção pedagógica e na gestão nos motivou e ao mesmo tempo nos embasou na compreensão de como funciona a estrutura e a dinâmica escolar do Colégio Estadual Érico Veríssimo, bem como o acervo e a disponibilidade de materiais pedagógicos que o mesmo oferece tanto na área de sociologia, quanto nas demais disciplinas que estudam os alunos do Ensino Médio.

 Apresentamos neste trabalho uma proposta de gestão democrática almejando que seja futuramente seja incorporada pelas áreas de Sociologia e Filosofia, tendo em vista a interdisciplinaridade como alcance aos alunos que foram eleitos a participação no Grêmio Estudantil.

Alguns alunos do Colégio Estadual Érico Veríssimo por ora encontram-se um pouco apáticos diante dos problemas que enfrentam no cotidiano de suas vidas, problemas esses provenientes das sequelas da questão social que numa dimensão da falta de políticas sociais que garantam os seus direitos básicos e de suas famílias através de proteção social básica e especial e de uma atenção básica e complexa em saúde, apresentam uma dinâmica escolar e familiar de caráter complexo e contraditório, trazendo situações de caráter emergencial para Gestão Educacional.

Assim o Colégio Estadual Érico Veríssimo possui alunos que lutam cotidianamente para sobreviver em meio à falta de condições socioeconômicas, acesso a cultura, ao lazer e outras políticas se encontrando muitas vezes indiferentes e sem conexão alguma com o poder de transformação que a atuação junto às instâncias colegiadas, tal como o Grêmio Estudantil têm para o direcionamento de ações mais eficazes e coletivas na Escola e na comunidade em que vivem, ações essas de âmbito político e educacional e social que podem fazer a total diferença na transformação de suas vidas.

2 PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA

Nome da escola: Colégio Estadual Érico Veríssimo. Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional.

Endereço: Avenida Eugênio Bastiani nº. 663, centro – Faxinal/PR

Órgão mantenedor: Estadual

Supervisora de Campo: Marines Trizotti Faria

Estágio em Gestão Educacional no Ensino Médio.

2.1 OBJETIVO

Fornecer suporte a formação política, educacional, social e crítica do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Érico Veríssimo.

2.2 JUSTIFICATIVA

A escola sendo uma instituição educacional tem como objetivo oferecer e assegurar acesso e permanência e a participação estudantil nas intâncias colegiadas dos estudantes e de sua família, garantindo igualdade e condições para que os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir e desenvolver a compreensão da realidade e participar das decisões que no caráter contraditório da democracia afetam e contribuem com suas vidas, condições estas fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática, livre e igualitária.

Sendo assim, a Escola busca assegurar aos alunos a plena formação e o desenvolvimento de suas potencialidades, como elemento de auto-realização e preparação para que os mesmos possam auxiliar na mudança da realidade social, educacional e conjuntural exercendo sua cidadania, fornecendo-lhes meios para progredir em sua participação societária seja através da articulação com os mais diversos movimentos sociais, estudantis, ou de sua intervenção na realidade social na certeza de que a participação estudantil, junto a instâncias de controle social e a formação política, educacional e em direitos humanos trará base para que os alunos possam progredir em estudos posteriores.

Segundo Moreira, (2017, p 102), pensar a educação como dimensão da vida social na contemporaneidade coloca-nos a necessidade de relacioná-la – sob a ótica da disputa de antagônicos interesses de classes – com processos culturais que dela fazem parte; além da sua ligação direta e indireta com a infraestrutura da sociedade capitalista. Uma educação, portanto, pensada a partir das múltiplas dimensões contraditórias e localizada sócio-historicamente.

Segundo Panorama do IBGE o município de Faxinal, no último censo de 2010 possuia 16.314 habitantes, já a população estimada para 2018 é de 17.185 pessoas, é constituído basicamente de filhos de pequenos e médios agricultores, trabalhadores rurais volantes, funcionários públicos municipais, estaduais, trabalhadores do comércio e operários fabris e segmentos da classe trabalhadora muitas vezes com um renda familiar insuficiente para a garantia de necessidades básicas, em muitos caso inferior a ¼ do salário mínimo. A taxa de escolarização (para pessoas de 6 a 14 anos) foi de 96.3 em 2010. Isso posicionava o município na posição 354 de 399 dentre as cidades do estado e na posição 4359 de 5570 dentre as cidades do Brasil[1].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (210.4 Kb)   docx (36.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com