TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO; INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA

Por:   •  20/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.586 Palavras (15 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 15

EAD – UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

LICENCIATURA EM; SOCIOLOGIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTA: 1, ATIVIDADE:1

REFLEXÔES REFERENTE AOS 13(treze) TEXTOS

NOME; JOÃO LUIZ BARBOSA DA COSTA

RA; 1604238

MARABA/PA

2019

SUMÁRIO

1. REFLEXÕES REFERENTE AOS TREZE TEXTOS

  1. “Educação? Educações: aprender com índio”
  2. “o fax do Nirson”
  3. “A história de chapeuzinho vermelho (na versão do lobo)”
  4. “Uma pescaria inesquecível”
  5. “A folha amassada”
  6. “A lição dos gansos”
  7. “Assembleia na carpintaria”
  8. “Colheres de cabo comprido”
  9. “Faça parte dos 5%”
  10. “O homem e o mundo”
  11. “Professores reflexivos”
  12. “Um sonho impossível”
  13. “Pipocas da vida”

TEXTO 2- EDUCAÇÃO? EDUCAÇÕES: APRENDER COM O ÍNDIO

Questão para reflexão;

- “Diferentes nações têm concepções diferentes das coisas” Que relação há entre as diferentes nações e as diferentes educações de cada povo?

Em todo o mundo há povos diferentes e logicamente há de se apresentarem com suas culturas e seus conhecimentos de maneira diferenciadas, a educação é bastante difusa e diversificada em todos os territórios espalhados pelos continentes, pois nem sempre oque é apropriado para um determinado povo é válido para outro.

, felizmente quando conhecimentos diferentes se misturam e conseguem se fundir há um grande ganho, pois culturalmente ocorrerá um engrandecimento de conhecimento que ampliará a cultura e a educação de povos diferentes.

Felizmente com o advento da globalização as culturas e os conhecimentos se misturaram e muitos proveitos foram tirados dessa mistura de conhecimento, pois conhecimentos que eram de suma importância para soluções de determinados problemas que estavam ocultos, vieram a tona e agora podem ser compartilhados por todos aqueles que tem acesso aos meios de comunicações de massa.

- TEXTO 2- O FAX DO NIRSON

Questão para reflexão;

A educação escolar está perdendo espaço para o mercado de trabalho?

Determinadas empresas valorizam muito mais as experiências profissionais que seus colaboradores apresentam, de que um profissional com um currículo extenso e sem experiência, exemplo é o próprio Nirson, no entanto na sociedade moderna em que estamos vivendo com as mudanças ocorrendo em todos os segmentos da sociedade de forma bastante acelerada há uma grande necessidade de que todos os profissionais de diversas as áreas estejam constantemente  buscando através da educação o seu aperfeiçoamento profissional.

 porque assim o progresso exigirá desse profissional no futuro que ele esteja muito mais preparado para uma possível recolocação no mercado de trabalho, é dentro desse contexto que a educação deve ser vista constantemente pela sociedade atual, com isso temos que conciliar trabalho e educação pois assim foi que grandes nações conseguiram grandes desenvolvimento ao longo dos tempos.

-TEXTO 3-A HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO (NA VERSÃO DO LOBO)

Questão para reflexão;

Ao apresentar aos alunos nossas opiniões sobre fatos como verdades absolutas, será que não estamos negando aos alunos o direito de optar?

O professor responsável e ético na sua profissão tem o dever de educar e orientar que não existe verdade absoluta em tudo que se ensina em sala de aula, deve orientar seus alunos a busca constante por esclarecimentos de dúvidas que pairam sobre determinados assuntos, infelizmente muitos ensinamentos já vem pronto para serem repassados para a grande massa de alunos que frequentam as nossas salas de aulas.

 conhecimentos esses que nem sempre condiz com as realidades dos fatos acontecidos, isso por pura convicção ideológica imposta por interesse de determinados governos com um único objetivo que é o político partidário, por isso a educação é tão importante e é o caminho mais sensato quando ensinada de maneira correta para termos uma sociedade mais justa e fraterna com o seu povo.

-TEXTO 4 – UMA PESCARIA INESQUECIVEL

Se a ética é algo tão importante, porque não faz parte da grade curricular da maior parte das escolas de educação básica do país?

Sem sombra de dúvidas a ética é um dos principais valores que se pode ensinar a toda uma população, iniciando esse ensinamento desde as primeiras séries para que nossas crianças possam ao longo de toda a vida internaliza-la e poder colocar em prática dentro da sociedade, sociedade essa que infelizmente está contaminada com péssimos exemplos de grande parte dos seus agentes públicos no exercício das mais diversas funções pelo país afora.

 também infelizmente há uma grande parcela de nossa sociedade que se enojam diante de fatos ausente de ética, no entanto quando tem uma oportunidade de se mostrarem éticos acabam fazendo o contrário, oque leva a crê que alguns procedimentos errados estão passando a ser de ordem cultural de certos povos, com isso só o tempo e muita educação para mudar certos vícios internalizados em muitos cidadãos.

-TEXTO 5- A FOLHA AMASSADA

Questão para reflexão;

Como educador, no futuro, você terá que desempenhar várias funções que extrapolam o “simples” ensinar e que se insere no contexto de educar. Você se considera preparado emocionalmente para exercer tais funções?

O professor que tirou bastante proveito de uma base teórica bastante sólida com certeza aos poucos e ao longo de sua carreira docente o mesmo irá acumular não só a experiencia de professor, mas, também ele terá que ser um pouco psicólogo e um excelente mediador de todo tipo de questões que se diariamente em sala de aulas.

A prática educacional irá me possibilitar com toda certeza desenvolver um excelente trabalho em sala de aula, estou me preparando da melhor maneira possível para que no futuro bem próximo eu possa está colocando em prática tudo aquilo que se espera de um educador com excelência no ensinamento, para que isso seja possível é necessário que o profissional tenha uma formação sociocultural e didática bastante acentuada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com