TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

WILDSON PEREIRA SANTOS - RA 1824539

                       Polo Caçapava

                                                                          2018

A) Localização ou ponto de partida.

O ponto de partida é minha residência, localizada na Rua De Túlio Giulio, 173, bairro Jardim Primavera, CEP 12280-230, cidade de Caçapava-SP.

B) Ambientes escolares encontrados.

O único único ambiente escolar encontrado é a Escola Estadual Ministro José de Moura Resende, localizada na rua Ari Barroso (extensão da rua De Túlio Giulio), Nº 356, no bairro Vila Santos, vizinho ao bairroda minha residência.

A referida escola é conhecida pelos moradores da região como “Brejão”, pois se localiza ao lado de uma antiga área de plantação de arroz, num terreno alagadiço. Difícil encontrar um morador que saiba o nome verdadeiro das escola. A escola está em um bom grau de conservação, principalmente se comparada com outras instituições de ensino do país.

A escola não causa transtorno ao trânsito, pois a maioria dos estudantes vão a pé ou de ônibus. Em dois anos de observação da escola, não foi percebido aglomerações em frente ou próximo ao colégio, nem ao lado e nem nas proximidades. Em conversas com alunos da escola e alguns professores que moram próximos da minha residência, não há relatos de atos de violência ou de baderna no interior da instituição. No período da noite, principalmente, há vários alunos consumidores de drogas, porém, o clima é de paz e de respeito. Alguns problemas ocorrem, mas, segundo as pessoas que me relataram, dentro do que se pode chamar de normalidade.

[pic 2]

Quanto ao nível de ensino, não se pode afirmar qual o nível exato de qualidade, porém, vários afirmam que é razoável.

C) Ambientes não escolares encontrados

O Bairro Jardim Primavera é um lugar que é seguro, com número de assalto quase zero nos dois anos em que resido lá. O bairro só tem um acesso para saída e entrada. Quase todos os moradores se conhecem, mesmo os que não tenham alguma relação de amizade.

 Partindo do próximo para o afastado, bem em frente a minha residência existe uma praça denominada Praça Lídya Monteiro. O local é razoavelmente arborizado e bem conservado, inclusive com o apoio de diversos moradores.

Na praça há equipamentos de ginástica para idosos e que são aproveitados pelos moradores, incluindo jovens e crianças. Há ainda uma quadra poliesportiva coberta, muito bem utilizada pelos moradores, principalmente para jogos de futebol que ocorrem praticamente todos os dias. No entanto, a quadra, como a praça em si, é muito utilizada para eventos comunitários, como festa para o Dia das Crianças, Natal, Carnaval, etc.

Durante o período noturno, alguns jovens, em média de seis a dez, fazem consumo de drogas, mas por serem todos moradores e conhecidos do bairro, não foi observado conflitos entre os usuários de entorpecentes e os moradores. A praça é segura para utilização por parte dos moradores, inclusive crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (397.5 Kb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com