TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper de Estágio Biblioteconomia Uniasselvi

Por:   •  30/10/2023  •  Artigo  •  1.912 Palavras (8 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 8

DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES E A POLÍTICA DE SELEÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Ana Carolina da Conceição Silva[1]

Andréa Aguiar Rita [2]

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharelado em Biblioteconomia (FLC16082BIB) – Estágio Supervisionado I – Foco na Gestão da Informação

19/06/2023

RESUMO

O presente estudo é composto da apuração das etapas do Estágio Supervisionado I do curso de biblioteconomia que possui foco na gestão da informação. O estágio curricular caracteriza-se por ser obrigatório e desenvolver um processo de vivência prático-pedagógica, aproximando o acadêmico do âmbito profissional de sua área de formação o que nos leva a levantar perspectivas sobre o exercício profissional. Para o atual semestre, o estágio curricular foi realizado de modo virtual. Nesse sentido, a orientação foi composta pela execução de duas etapas, em um primeiro momento vivência de estágio no laboratório virtual de estágio, no qual foram respondidas questões referentes ao ambiente da biblioteca virtual apresentada durante o uso do laboratório virtual, conhecendo um ambiente de uma biblioteca e suas características físicas. O segundo momento foi a realização de uma visita institucional em uma biblioteca e a elaboração do relatório de visita técnica. O atual estudo possui a finalidade de discorrer sobre a temática, foco na gestão da informação, e sugere a análise na perspectiva da importância do desenvolvimento de coleções e a política de seleção nas bibliotecas universitárias. Dessa forma, foi relacionado a vivência do estágio, a visita técnica e a fundamentação teórica com o objetivo de externar as considerações a respeito da prática do referido estágio.

Palavras-chave: Estágio Curricular. Biblioteconomia. Desenvolvimento de coleções, Seleção.

 1 INTRODUÇÃO

O presente paper vem a tratar sobre o processo de estágio curricular, este caracteriza-se por ser uma atividade acadêmica obrigatória e ser exigido pelo curso de Graduação em Biblioteconomia ofertado pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI e ofertada em sua primeira fase no 6º semestre.

Assim, este trabalho discorre sobre Estágio supervisionado I – Foco na Gestão da informação, desenvolvido em um primeiro momento, no laboratório virtual por intermédio da plataforma do Ambiente Virtual do Aluno – AVA. Acrescentando a este a visita técnica à uma biblioteca, esta, sendo realizada na Biblioteca Central da Universidade Estadual do Amapá, localizada no Campos I, Bloco 3, Av. Presidente Vargas, 650 – Central, Macapá – AP.

Diante da temática indicada no estágio, destacamos o objetivo desse paper que é relacionar a importância do desenvolvimento de coleções e a política de seleção em bibliotecas universitárias. Elucidar também a vivência do estágio, contempladas nas etapas que dispostas a seguir: Prática do Laboratório Virtual, Visita Técnica, Elaboração do Paper e Socialização.

2 DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

Com o advento dos avanços tecnológicos, e com o desenvolvimento massivo de produzir e propagar informações, o espaço da biblioteca passou a modernizar sua tecnologia de divulgação da informação, reunindo os mais diversos acervos. Uma vez que o objetivo das bibliotecas é facilitar o acesso do usuário à informação para o crescimento do conhecimento, há a necessidade de aprimorar as tecnologias de disseminação da informação.

Em linhas gerais, as bibliotecas divulgam informações. Para realizar essas ações, foi criada uma ciência que visa transformar a atual complexidade de informações em um arcabouço organizacional de conhecimento. A biblioteconomia, como o nome sugere, é uma prática organizacional, a arte de organizar bibliotecas e qualquer unidade que contenha informações e fornecer um meio estável de disseminação de informações por meio de coleções, serviços organizacionais e leitores (HALL, 1984).

Para Vergueiro (1989) o desenvolvimento de coleções é primeiramente, um processo de planejamento, o qual elucida um comprometimento com procedimentos metodológicos. Explanando que se trata de um processo contínuo.

Weitzel (2013) discorre que, o desenvolvimento de coleções é um processo que é constituído por etapas, sendo elas: estudo da comunidade, política de seleção, seleção, política de aquisição, aquisição, também avaliação e desbastamento, estes acompanhados de suas políticas.

Figura 1 - Definição de Desenvolvimento de Coleções

[pic 1]

Fonte – Weitzel (2013, p. 21)

Utilizando a analogia de um guarda – chuva, conforme é apresentado pela autora na imagem abaixo, que busca esclarecer e demonstrar a correlação de interdependência das etapas do processo e política de desenvolvimento de coleções, apresentando cada etapa com o processo e a política juntas. Destacando assim, que para cada processo exista uma política que o acompanhe e o guie.

2.1 POLÍTICA DE SELEÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

A política de seleção é composta de um documento que deve proporcionar o suporte as decisões que envolvem o processo de seleção, devendo conter os itens a seguir: identificação dos responsáveis por fazer a seleção de materiais, os critérios utilizados no processo, os instrumentos para auxiliar, as políticas específicas e os documentos correlacionados. (VERGUEIRO, 1995)

Com relação à identificação dos responsáveis pela seleção de materiais, é importante lembrar que o processo decisório nas universidades normalmente está estruturado sob a forma de colegiados e conselhos. Portanto, as bibliotecas universitárias deveriam aderir este modelo, legitimando o processo de seleção na instituição, por meio de uma comissão formada por representantes de todos os segmentos da comunidade. (WEITZEL, 2013. P. 29).

        O profissional bibliotecário é de extrema importância nesse processo, enquanto conhecimento técnico indispensável em todas as etapas, tanto com relação ao acervo, quanto com relação aos impactos de médio e longo prazo. De toda forma, os procedimentos com relação ao desenvolvimento da comissão sejam publicados oficialmente pela Reitoria da instituição através de uma portaria, dando ciência dessa forma da criação da comissão para a comunidade universitária. (VERGUEIRO, 1995).

        Com relação aos critérios de seleção Vergueiro (1995) considera que sejam observados a relevância e o interesse que cada item possui para o usuário. Destaca pontuar os todos os critérios aplicáveis e definir o que selecionar de acordo com os critérios estabelecidos. Critérios básicos alinhados em três categorias gerais: quanto ao documento: autoridade, atualidade, precisão, imparcialidade, cobertura/tratamento do assunto; quanto ao usuário: estilo, conveniência, idioma e relevância/interesse; quanto aos outros aspectos: características físicas, aspectos especiais, contribuição especial e custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (374.7 Kb)   docx (200.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com