TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimônio Cultural

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Resolução Atividade Discursiva 2

  1.  A importância de um trabalho de sensibilização, publicização, ensino e proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro são de que com essas ações se permite que fatos memoráveis que tem forte vinculação  com bens móveis/imóveis sejam perpetuados para que diferentes grupos formadores da sociedade brasileira sempre tenham acesso aos mesmos na posterioridade, além de gerar um impacto na consciência individual de todos no que tange a querer manter protegido e bem cuidado para que as futuras gerações tenham acesso garantido a estas memórias.
  1. A integração entre comunidades e conhecimento no que se refere ao patrimônio cultural, visando conservar o Patrimônio Cultural Brasileiro pode acontecer por meio da intervenção da educação patrimonial, levando em consideração que o patrimônio é bem mais que um bem material, ou um local específico pois além da localização do mesmo envolve várias memórias e lembranças que o lugar trás a quem está presente no mesmo, sendo de extrema importância manter estas lembranças sempre existentes para que nunca se percam no decorrer do tempo. É necessário que sejam organizados programas visando conscientizar e até levar pessoas a conhecer o que o passado tem a mostrar de interessante, despertando interesse de todos para se envolver na propagação da educação patrimonial.
  1. A) Na região em que eu vivo as principais práticas culturais que podem ser denominadas como Patrimônio imaterial são principalmente as que envolvem tradições e atividades com cunho religioso, como procissões e realização de festas em decorrência de dias santos, e outra prática cultural de minha região são eventos agropecuários, que são muito presentes em nossa cultura regional sendo de grande importância a preservação e perpetuação destas práticas para preservar e manter vivas no futuro as lembranças.

B) Pode se identificar como expressões artísticas brasileiras em primeiro lugar o carnaval, festa que mobiliza todo o país e já é até referência no mundo todo como uma das maiores festas existentes, também poderia se considerar como expressão bem brasileira todo o contexto que envolve o mundo do futebol, com festas e varias comemorações envolvendo este esporte, no nordeste também tem um expressão artística muito forte envolvendo uma dança chamada frevo, que arrasta multidões de pessoas em grandes festas, e finalizando uma grande festa que faz parte da tradição brasileira ocorre na Amazônia, que é a festa do Boi Bumbá. Em comum estes eventos citados tem grande importância na formação cultural,  sendo passados de geração em geração, perpetuando se assim a cultura regional brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com