TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensata - Socialização, Personalidade E Cultura

Dissertações: Pensata - Socialização, Personalidade E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2014  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  1.186 Visualizações

Página 1 de 5

EAD357 - SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL - ADMINISTRACAO PUBLICA - COROMANDEL

Atividade 03 - Pensata – Socialização, Personalidade e Cultura

Trabalho apresentado ao Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD, da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, como exigência parcial da disciplina Sociologia Organizacional para o curso de Administração Pública.

Aluno: Cleiton Wilson da Rosa

Matricula: 12.1.9644

Professor: WELLINGTON TAVARES

Pensata – Sociologia Organizacional

Nesta pensata discutiremos três tópicos importantes relacionados à Sociologia Organizacional na Socialização e Formação da Cultura. No primeiro momento será feito uma abordagem do tema Socialização e Personalidade, apresentando dados relevantes que fizeram parte deste contexto para a definição atual dos referidos temas. No segundo momento serão apresentados os temas a Cultura e Subcultura e por fim, discutir um pouco sobre os elementos Materiais e Imateriais da Cultura.

Tem se como justificativa desta pensata apresentar a relação destes três temas para melhor entendimento da Sociologia Organizacional, mas também como a compreendes e utilizá-la em nossas vidas. Pois que na era da globalização entender os fatores Sociológicos para administrar com sucesso é mais do que uma ferramenta para se atingir a meta proposta para qualquer processo de trabalho, seja ele intelectual e/ou físico.

Referencial Teórico:

Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. É através da socialização, que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser, admitido na sociedade. (Wikipédia)

Definindo a palavra socialização, Leavitt (1991) apresenta alguns sinônimos, como: aculturação, lavagem cerebral, treinamento, manipulação e até mesmo educação. A idéia principal é a persuasão gradual das pessoas para adotar determinadas atitudes e crenças por meio de exemplos e pressões sociais e reforço positivo sobre comportamentos adequados ou até mesmo reforço negativo sobre comportamentos impróprios.

Van Maanen (1989) é o autor que apresenta uma definição mais completa. Para ele, a socialização organizacional é o processo pelo qual o indivíduo aprende valores, normas de comportamentos esperados, que permitem a ele participar como membro de uma organização. Este é um processo que ocorre durante toda a carreira do indivíduo dentro da organização. A socialização organizacional implica também na renúncia de certas atitudes, valores e comportamentos.

Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo (Wikipédia). A personalidade é um produto da atividade social e suas formas poderão ser explicadas somente nestes termos. (Leontiev, 2004, p. 129)

De acordo com Martins (ibid., p. 107) "em sua gênese, a personalidade resulta de relações dialéticas entre fatores externos e internos sintetizados na atividade social do indivíduo". Por fatores externos a autora entende as condições sociais (materiais) do indivíduo, desde suas relações mais imediatas com outros indivíduos àquelas que se estabelecem com o gênero humano. Os fatores internos (as condições subjetivas) se referem à materialidade biológica e psicológica do indivíduo, que se desenvolveram em decorrência da atividade social.

Cultura para (MARCONI; PRESOTTO, p. 21-22). Tylor foi o primeiro a formular um conceito de cultura. Paraele essa “é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (apud ibid., p. 22). Poderíamos então afirmar que cultura é a forma ou o jeito comum de viver a vida cotidiana na sua totalidade por parte de um grupo Humano.

Subcultura (sub- + cultura) s. f. 1. Cultura obtida a partir de outra. 2. Grupo de pessoas com características específicas que criam ou pretendem criar uma subdivisão cultural. Na sociologia, antropologia e estudos culturais, uma subcultura corresponde a um grupo de pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com