TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Em Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa Em Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  4.412 Palavras (18 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP Centro de Educação a Distância

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

PERIODO LETIVO: 2013/2 .

SEMESTRE: SEXTO SEMESTRE

DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

PROFESSOR EAD:

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

ETAPA 1

MÉTODOLOGIA CIENTÍFICA

O método científico é um conjunto de regras básicas de como se deve proceder a fim de produzir conhecimento dito científico, quer seja este um novo conhecimento quer seja este fruto de uma integração, correção (evolução) ou uma expansão da área de abrangência de conhecimentos pré-existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências empíricas verificáveis baseadas na observação sistemática e controlada, geralmente resultantes de experiências ou pesquisa de campo - e analisá-las com o uso da lógica. Para muitos autores o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência.

Metodologia científica literalmente refere-se ao estudo dos pormenores dos métodos empregados em cada área científica específica, e em essência dos passos comuns a todos estes métodos, ou seja, do método da ciência em sua forma geral, que se supõe universal. Embora procedimentos variem de uma área da ciência para outra (as disciplinas científicas), diferenciadas por seus distintos objetos de estudo, consegue-se determinar certos elementos que diferenciam o método científico de outros métodos encontrados em áreas não científicas, a citarem-se os presentes na filosofia, na matemática e mesmo nas religiões.

A metodologia científica tem sua origem no pensamento de Descartes, que foi posteriormente desenvolvido empiricamente pelo físico inglês Isaac Newton. Descartes propôs chegar à verdade através da dúvida sistemática e da decomposição do problema em pequenas partes, características que definiram a base da pesquisa científica. Compreendendo-se os sistemas mais simples, gradualmente se incorpora mais e mais variáveis, em busca da descrição do todo.

________________________________________________________

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO SERVIÇO SOCIAL

"O momento em que vivemos é um momento pleno de desafios. Mais do que nunca é preciso ter coragem, é preciso ter esperanças para enfrentar os sonhos e concretizá-los dia-a-dia no horizonte de novos tempos mais humanos, mais justos, mais solidários."

Em "tempo de crises" como o que vivemos no contexto de expansão desenfreada do capital, em que a humanidade alcança um estágio de sociabilidade jamais presenciado na processual idade histórica, faz-se necessário facear a realidade concreta e refletir sobre ela despido dos "óculos funestos" produzidos historicamente pela ótica do estranhamento, que processualmente tem impossibilitado a leitura para além da imediata pragmática que é produzida e reproduzida cotidianamente pela forma de sociabilidade vigente.

Destarte, esta capacidade de compreender a gênese da sociabilidade humana em um estágio tão avançado, se torna cada vez mais intricada e difícil na medida em que a produção e reprodução da vida humana são realizadas de forma cada vez mais social, ou seja, de forma muito mais dinâmica que qualquer organização social pretérita. O desenvolvimento tanto quantitativo quanto qualitativo das forças produtivas no processo de responder as carências humanas, que no contexto em que vivemos se configuram como carências especificamente sociais, ocorrem interligadas a um movimento dialético repleto de rede de nexos causais que amplia e enriquece o saber e o existir humano no mundo objetivo, permitindo assim, que esse ser social domine e transforme o mundo que o cerca e a si mesmo de forma potencialmente superior e avançada, ou seja, como afirmou Chasin (2000, p.5), o homem se constitui nessa processual idade como "dimiurgo da natureza" ele a domina de forma cada vez mais ampla. Sendo assim, o campo "desconhecido" no processo de interação entre homem e o mundo que o cerca, mediado pelo complexo do trabalho já não se apresenta tão obscuro como em períodos anteriores, e ele o domina de forma cada vez mais completa. Contraditoriamente a este domínio amplo da natureza, é nesse estágio mais avançado da sociabilidade humana, que a sociedade de classes se organiza e "tem sua materialidade e sua espiritualidade condicionadas pelas formas de ser e existir das relações sociais que se produzem e reproduzem pela lógica da propriedade privada ", são estas determinações socialmente construídas que impossibilitam os homens de "alcançar as forças vitais para a produção de si mesmos", o que significa dizer que eles não desenvolvem esta capacidade devido o alastramento da fumaça do estranhamento sob seu olhar (não desconsiderando os complexos causais que permeiam esta processualidade), tornando quase inexistente a possibilidade do homem tomar consciência de sua condição de ser humano-genérico, de "dimiurgo de sua produção humana".

Partindo das considerações ora realizadas, que podem parecer um tanto para além do que se propõe o texto que segue o que não significa dizer que seja, devemos esclarecer que o movimento aqui realizado foi necessário para tentarmos demonstrar e analisar dentro da processualidade histórica a necessidade e a importância da investigação imanente enquanto base constituinte da produção de um conhecimento que esteja comprometido com as necessidades humano-societárias. Para assim, reafirmarmos os princípios que foram interiorizados por um Projeto Ético Político específico a partir da década de 80, que em síntese reflete a efetivação do vínculo teórico que o Serviço Social travou com a teoria social crítica desde esta década, o que sem dúvidas também reflete na análise que ora realizo, que nada mais é que síntese de investigações realizadas e apreensão de um conhecimento específico que fundamenta a intervenção profissional dos assistentes sociais sobre a realidade concreta.

Sendo assim, e não poderia ser diferente, o presente texto é fruto de investigações pretéritas expressas em forma de conhecimento produzido pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com