TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Ensaios: Planejamento Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2013  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

1 - INTRODUÇÃO

O sucesso e a sobrevivência das organizações é função de seu comportamento em relação às mais diversas forças tanto de seu ambiente interno quanto externo e, para ajudá-las a serem bem sucedida nestas relações, o planejamento estratégico desponta como uma ferramenta fundamental para o administrador nos esforços para a obtenção do sucesso e da excelência.

As transformações que estão ocorrendo no mundo - blocos econômicos, globalização, criação de ambientes/empresas virtuais, organizações em rede - aliadas Às tendências econômicas do país, apontam para um futuro que demandará um perfil profissional diferente para o Profissional de Administração, tornando obsoleto um processo de formação profissional que tem-se mostrado bem sucedido ao longo deste tempo que tem sido aplicado.

Aliado a estes processos, há um outro fator impulsionador para a realização deste trabalho que é o aumento da oferta de cursos de Administração que oferecem alternativas e competem com o Departamento pelos potenciais candidatos.

Isto foi a mola propulsora do Departamento para a reflexão e para o planejamento de mudanças no seu processo de formação dos Administradores para atender às demandas que este futuro já está a requerer e para, além disto, manter a competitividade e sobrevivência do Curso de Administração neste mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Dentre as ações planejadas, uma delas foi a realização do Planejamento Estratégico, cujo objetivo é o de analisar as condições ambientais e de desempenho do Departamento com vistas a torná-lo preferencial na decisão dos candidatos ao vestibular dos Cursos de Administração na região geo-econômica de Americana.

2 - O ENFOQUE ESTRATÉGICO

Um aspecto que parece predominante no ensino superior segundo Meyer ( 1991) é o amadorismo do administrador universitário, onde a atuação ocorre de forma intuitiva e mais com base na experiência do que em princípios da teoria organizacional e administrativa.

Quando se pensa na administração de um curso de Administração, isto, em ocorrendo, se torna ainda mais grave pois, como agente de formação de Administradores, ela mesma deveria ser um ‘modelo’ para os seus alunos.

Isto nos leva à constatação da necessidade de se renovar a gestão das instituições de administração através do uso adequado e correto das técnicas e processos colocados à disposição destes gestores pelas Teorias Administrativas. Nisto se justifica a introdução do processo planejamento estratégico na gestão dos cursos de Administração.

Além disto, deve-se destacar que, a necessidade de uso dos conceitos e procedimentos do planejamento estratégico decorre do fato de que, enquanto organizações, as instituições estão inseridas em um meio ambiente de profundas mudanças tanto no nível social e econômico como no político e educacional, competem por alunos e sofrem pressões por melhoria na qualidade do processo de formação tanto pelos próprios alunos quanto das empresas.

DEFINIÇÃO

Existem muitas maneiras de conceituar Planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com