TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e avaliação do ensino e aprendizagem

Tese: Planejamento e avaliação do ensino e aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/1/2014  •  Tese  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O presente portfólio tem como objetivo relatar o processo de aprendizagem da disciplina planejamento e avaliação do ensino e aprendizagem organizada por Andréa Aparecida Lemos e Polyana Aparecida Roberta da Silva. No contexto atual, o processo de planejamento de ensino tem sido objetivo de constante reflexões, indagações e críticas quanto a sua validade como um instrumento de intervenção mudança e de melhoria da qualidade do trabalho docente.

Tendo por objetivo estudar as concepções de avaliação e planejamento dentro do contexto da educação, Oportunizar ao aluno conhecer sobre as diferentes formas de entender as questões relativas ao planejamento, discutir sobre as diferentes formas de avaliar, analisar as politicas educacionais para avaliação, debater acerca da importância do planejamento participativo.

Planejamento e avaliação do ensino e aprendizagem

A avaliação e o planejamento estão interligados. Enquanto o planejamento é o ato pelo qual decidimos o que construir, a avaliação é o ato crítico que nos subsidia na verificação de como estamos construindo o nosso projeto. Portanto a avaliação não existe se não for prevista no planejamento.

O planejamento é um conjunto de ações coordenadas entre si, que concorrem para a obtenção de um certo resultado desejado. Planejar é uma atividade que está dentro da educação, pois evita a improvisação, estabelece caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa. É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. Para tanto, a atividade de planejar deve ser o resultado da contribuição de todos aqueles que compõem o corpo profissional da escola.

A avaliação exige critérios claros que ajudem a analisar os aspectos a serem avaliados. É preciso estabelecer expectativas de aprendizagem dos alunos em consequência do ensino, expressados nos próprios objetivos dos critérios de avaliação propostos e na definição do que será considerado como testemunho da aprendizagem trabalhos, testes ou atividades. É estreita e indivisível a relação existente entre a avaliação e os demais elementos do planejamento no processo de ensinar e aprender, porque da mesma forma que se avalia o que se ensinou, ou o que se aprendeu, avalia-se para ensinar e aprender melhor. A avaliação dos alunos pelo professor designa o levantamento cuidadoso e a classificação sistemática, bem como a interpretação apreciativa dos modos de conduta e das propriedades dos alunos, que são de fundamental importância para a melhoria das atividades escolares e educativas.

Os alunos diferem entre si, necessitando de diferentes tipos de aprendizagem, para que isto ocorra o docente e a Escola devem ter seus objetivos, planejamento bem definidos e claros sobre o que querem de seus alunos para assim decidirem os instrumentos avaliativos. Para que o trabalho do professor tenha êxito, é necessário que ele desenvolva um planejamento adequado à realidade na qual atua e que também seja flexível, tendo em vista os inúmeros fatores que podem interferir no momento de sua aplicação.

A avaliação atravessa o ato de planejar e de executar, por isso contribui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com