TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  10/9/2015  •  Dissertação  •  3.243 Palavras (13 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 13

PLANO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS DE POLITICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, DE INICIATIVA PRIVADA X PARCERIA PÚBLICA

REALIZAÇÃO

Câmara de Intermediação de Negócios Empresarias

APOIO

Homens e mulheres de negócios de Camaçari

Comunidade cidadã

Poder Público Municipal

Comunidades organizadas

DESENBAHIA

FAMEC

ACECC

.

AGRADECIMENTO

Só nós podemos construir a Camaçari do futuro

A você que com muita atenção esta iniciando esta leitura, parabenizo pela postura de verdadeiro cidadão, por interessar pelas propostas que visam nortear nosso município para um futuro promissor.

Dê sua opinião. Contribua com o futuro de Camaçari.

JOSUÉ MARINHO

Presidente CINE-BA

1. INTRODUÇÃO

Este plano busca estabelecer estratégicas para construção do projeto Camaçari do futuro, uma iniciativa do segmento empresarial, com apoio da Comunidade Cidadã e demais comunidades organizadas e parcerias com, Prefeitura de Camaçari e universidades, um esforço conjunto para estabelecer estratégicas de políticas públicas voltadas para a Ordem Econômica e a Ordem Social do Município de Camaçari.

Os recursos naturais, os recursos humanos, a condição geográfica e o parque industrial deste município, favorecem viabilizar um plano de DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTAVEL, voltado para as atividades economicas, que possa mudar os indicadores sociais e econômicos da população no sentido de alcançar os níveis mais altos do norte e nordeste. O IDH-M de Camaçari é um dos menores do país, no sentido contrário da capacidade econômica deste Município, os recursos naturais, o potencial econômico e o poder político do município são suficientes para que a população alcance o melhor IDH-M do Norte e Nordeste.

O crescimento econômico de forma aleatória não atende o objeto social, o crescimento populacional desorganizado eleva os índices de pobreza, da criminalidade, falta expectativa de vida e promove o empobrecimento da população.

É necessário adotar medidas urgentes voltadas para a economia local, para que de imediato mude os números dos indicadores sociais no sentido contrário e assegurar a população melhor qualidade de vida.

1.2. JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA

A Fragilidade da economia e a Distorção social

O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu a partir dos estudos da Organização das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, no início da década de 1970, como uma resposta à preocupação da humanidade, diante da crise ambiental e social que se abateu sobre o mundo desde a segunda metade do século passado. Esse conceito, que procura conciliar a necessidade de desenvolvimento econômico da sociedade com a promoção do desenvolvimento social e respeito ao meio-ambiente, hoje é um tema indispensáveis na pauta de discussão das mais diversas organizações, e nos mais diferentes níveis de organização da sociedade, como nas discussões sobre o desenvolvimento dos municípios e das regiões, correntes no dia-a-dia de nossa sociedade.

Entendemos, portanto, que nos municípios estão os pilares da economia nacional, é na verdade a base desta relação economia e o social, é notório que não terá sucesso nenhum programa que queira fomentar o crescimento humano desprezando o fomento a micro economia e o respeito a preservação ao meio ambiente, é a micro e pequena empresa que cumpre a maior meta social na geração de emprego e renda.

Em Camaçari não é diferente, a micro e a pequena empresa cumprem seus objetivos sociais empregando um contingente maior que o absorvido pelo nosso parque industrial de grande porte, mas ainda não atende a necessidade da população por procura de empregos, nota se que não teve projeto de políticas públicas voltadas para economia local de fomento ao crescimento sustentável, fato que contribui para manutenção do alto índice da população que vive abaixo da linha de pobreza, fazendo necessário que se faça um investimento na ordem de 480.000.000.00 R$ (quatrocentos e oitenta milhões de reais), para gerar 16.003 empregos. Este investimento para gerar esta oferta de mão de obra direto, deve ser especificamente aplicado na pequena empresa com atividade dentro do município, para que alcance o aqui aludido resultado social.

Qualquer investimento na grande empresa que tenha objetivo de gerar este mesmo número de mão de obra ultrapassaria a casa dos cinco bilhões de reais, um investimento dez vezes maior do que precisa investir no micro economia para alcançar um melhor resultado.

A oferta de mão de obra e o investimento financeiro farão subir o IDH-M e reduzira em mais de sessenta por cento o número de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza

Aqui buscamos estabelecer políticas públicas, social e econômica, visando em curto prazo colocar a população entre os povos mais ricos do Estado.

A construção de praças, de prédios e outros logradouros públicos, não são suficientes para combater o estado de pobreza e melhorar a qualidade de vida da população, é de urgência a necessidade de um plano estratégico, para estabelecer a Ordem Econômica e a Ordem Social.

2. OBJETIVOS

2.1. Geral

Fortalecer a população economicamente ativa, crescer as atividades existentes e novos empreendedores. Criar um conselho paritário com representantes de diversos segmentos da sociedade civil e do poder público municipal, para fazer gestão das políticas públicas de ordem econômica, colocar em prática as estratégicas aqui estabelecidas, alcançar a eficácia e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com