TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de estágio de Sociologia

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  963 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS I

(Natacha Andrade Barboza RA: 13305586)

 (Ana Paula Fraga Bolfe)

CAMPINAS-SP

Abril/2015

I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Local da atividade

  • Instituição:
  • Endereço:
  • Telefone (s):

II. Introdução com justificativa:

O presente plano de estágio visa a inserção do aluno de Ciências Sociais no meio escolar, contribuindo assim para a formação deste como profissional. Acreditamos que a inclusão da Sociologia como disciplina na matriz curricular do Ensino Médio atende a uma necessidade de contribuir na formação dos estudantes, possibilitando aos mesmos a apreensão de conhecimentos acerca da realidade social, assim, se faz de extrema importância a participação do licenciando no meio escolar, visto que este será um professor de Sociologia e será de grande apoio todo aprendizado do Estágio obrigatório.

Trata-se de um importante momento na trajetória do aluno, o qual fará uma articulação entre teoria e prática, através do qual serão adquiridas e exercitadas competências profissionais e aplicados os conhecimentos curriculares. Discorrendo o estágio como um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educadores, promovendo uma nova maneira de se pensar as relações sociais do dia-a-dia, no âmbito escolar:

[...] A Sociologia, como espaço de realização das Ciências Sociais na escola média, pode oferecer ao aluno, além de informações próprias do campo dessas ciências, resultados das pesquisas as mais diversas, que acabam modificando as concepções de mundo, a economia, a sociedade e o outro, isto é, o diferente – de outra cultura, “tribo”, país, etc. Traz também modos de pensar (Max Weber, 1983) ou a reconstrução e desconstrução de modos de pensar. É possível, observando as teorias sociológicas, compreender os elementos da argumentação – lógicos e empíricos – que justificam um modo de ser de uma sociedade, classe, grupo social e mesmo comunidade. Isso em termos sincrônicos ou diacrônicos, de hoje ou de ontem. (ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO, 2006, p.105)

Pretende-se com o cumprimento do estágio constituir um conjunto de atividades voltadas para a aprendizagem da profissão docente, através da participação em situações cotidianas da rotina escolar. O Estágio compõe-se no momento de aprofundamento sobre os conteúdos e práticas de ensino das Ciências Sociais no ensino médio. No estágio o licenciando deverá realizar uma participação observante do espaço escolar, no qual terá por finalidade o entendimento sobre a formação do professor para o ensino médio, a articulação do conhecimento das ciências sociais, a instrumentalização do acadêmico para a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na academia e na prática de ensino, além da vinculação entre conhecimentos teóricos e da realidade educacional e social. Complementar com uma citação sobre o que é o estágio

Cremos que o ensino médio é uma etapa muito importante na formação intelectual do aluno, além de permitir:

...possibilidades de que cada jovem se aproprie das bases cientificas e tecnológicas necessárias ao processo produtivo e que as desenvolva na perspectiva de um desenvolvimento que preserve as bases da vida como expressão de uma concepção de cidadania plenária e comprometida com seu espaço imediato. (BRASIL, 2013).

Neste sentido o estágio I permitirá ao licenciando uma experiência única, onde acompanhará essa etapa por meio de observação e aprendizagem da prática.

Assim, é de suma importância não somente o cumprimento como a dedicação do licenciando no estágio I, pois este marcará o início da prática na profissão de Cientista Social e Professor.

IV. Objetivo geral:

O principal objetivo do estágio obrigatório é a habilitação em licenciatura em Ciências Sociais, dando oportunidade ao estudante através da experiência que se dará pelo contato com o ensino médio, pelo desenvolvimento de habilidades necessárias para a prática educativa e como profissional, que serão estimuladas através da apropriação dos elementos do processo educativo, e do reconhecimento do espaço escolar obtido pela vivência na sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com