TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Social No Brasil

Trabalho Universitário: Politica Social No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

causadas pela ausência de equalização de oportunidades efetuada pelo mercado. Sobre o segundo, levando em conta a especificidade do Estado brasileiro neste contexto, pode-se perceber quase toda a origem do agravamento do problema, devido ao alto nível de desigualdade que é gerado pelo mercado, e, em contrapartida, a notável ineficácia do Estado na implementação de políticas sociais compatíveis com a necessidade de minimizar tais desigualdades.

No caso brasileiro, a dinâmica econômica vem sendo reinterpretada desde a década de 1930 sob a orientação do modelo dual sociedade moderna/sociedade tradicional, por onde se crê que a sociedade passava por uma situação de atraso para a situação de desenvolvimento como um ciclo de etapas.

Nesta perspectiva, vem-se trabalhando com o pressuposto de que as passagens de um ciclo a outro são inteligíveis economicamente “em si”, proclamando a idéia de que o bom caminho que toda nação deveria seguir para se desenvolver é passar de uma sociedade tradicional para uma sociedade de consumo de massa.

O ideal de um modelo de desenvolvimento como liberdade, ancorado na equalização de oportunidades e mediado por um Estado provedor de um ambiente jurídico-institucional e de infra-estrutura que se confronte com os interesses do capital a favor do bem estar social necessita de uma perspectiva sistêmica que considere que não constitui papel isolado e exclusivo das políticas sociais combater a pobreza por meio de políticas focalizadas. De igual modo, as análises sobre os dilemas de implementação das políticas de caráter universal e redistributivo, de acordo com a Carta Constitucional de 1988 necessitam de um paradigma mais relacional sobre as diferentes esferas do sistema do que pontual, com enfoque exclusivamente voltado para o papel do Estado enquanto agente “garantidor” e “por si” dos direitos sociais.

Referências:

NETO, José Paulo. Capitalismo em Serviço Social. São Paulo: Cortez 1992

Martinelli, Maria Lúcia. Serviço Social: Identidade e alienação.5. Ed. Sáo Paulo: Cortez, 1997

______. Serviço Social. Módulo 4. Políticas Sociais I. UNOPAR.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com