TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Sociais

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.027 Palavras (9 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

regina de deus lima alves

politicas sociais no brasil

[pic 3]

Vitória da Conquista-Ba

2015


Regina de deus lima alves

Politicas socias no brasil

Trabalho apresentado ao Curso Serviço social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  Estatística e indicadores sociais; Economia politica; psicologia social e Fundamentos históricos e teóricos e metodológicos do ssoc.II.

Professores: Clarice de Luz Kermkmt;Danilo Ferreira de Brito; Sergio de Goes Barbosa; Fernanda Mendes.

Vitoria da Conquista-Ba

2015


SUMARIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................04

2 POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL DE 1930  ATE 1980............................................05

3 POSTURAS DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE ÀS POLÍTICAS SOCIAIS NO PERÍODO DE 1960 A 1980..........................................................................................................................07

4 O COMPORTAMENTO DO GRUPO NO PERÍODO DE 1960 A 1980..........................................................................................................................08

CONCLUSÃO..........................................................................................................09

REFERENCIAS.......................................................................................................10


INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é abordar e trazer à discussão alguns aspectos que marcaram a trajetória sócio política do serviço social, pois sua construção não aconteceu de forma linear, possuem características complexas que nem sempre são compreendidas pela a sociedade  e ate mesmo pela própria categoria.

A história mostra que, desde 1930, o país sofreu grandes transformações que mudaram de forma marcante a sua fisionomia econômica, política, social e cultural.  Tais transformações foram de grande relevância para a nossa realidade.

Com isso quero salientar que as politicas sociais brasileiras iniciou-se na reconstrução do estado nacional na inerência do processo de industrialização associada a organização trabalhista e a implantação do  Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) de São Paulo .

O serviço social nesse período teve a função de intervir na ” questão social”  buscando adequar o trabalhador as novas condições de vida.

Entre tanto também nos anos de 1960 a 1980 a categória sofreu grandes mudanças.  Em meio a tantas mudanças, o país tem uma cultura fortemente autoritária e centralizadora de bens, a qual vai acompanhando a implementação das políticas sociais, havendo a conscientização em relação a eficácia da profissão, ou seja, a maneira como os profissionais agiam, com objetivo de amenizar o impacto deixado pelo capitalismo, e interligar o povo ao governo de forma harmoniosa, passando então a desempenhar um caráter argumentativo e crítico.

POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL DE 1930  ATE 1980


Se antes de 1930 o Brasil era um pais rural, restrito a elites e voltado para o exterior, hoje ele e um pais urbano, industrializado voltado para dentro e com características de estado nacional. Para isso foi fundamental ingerência do estado no processo de industrialização interna, cujo o programa revelou-se socialmente avançado,no campo trabalhista e previdenciário.
Foi em meio a essa reorganização econômica, social e política que a política social no Brasil se instituiu, nos anos 1930, associada formalmente a direitos sociais reivindicados por trabalhadores organizados.
E em 1932 foi inaugurado o Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) de São Paulo como primeira iniciativa de formação de “trabalhadoras sociais”, baseado no método de ensino da Escola Católica de Serviço Social de Bruxelas, com orientação para a formação técnica da ação social e difusão da doutrina social da igreja.
Em 1940 surge o Instituto de Serviço Social de São Paulo, outra escola de Serviço Social, só que destinada a homens e com a oferta de bolsas gratuitas, subsidiadas pelo Estado. Essa iniciativa partiu da necessidade de levar o trabalho social para os presídios masculinos, bem como para instituições de internação e correção de menores. Nos anos 1960, durante o governo de Juscelino Kubistchek surgiu, dentro da categoria, assistentes sociais envolvidos no trabalho em comunidades que, influenciados pela militância católica de esquerda, começaram a questionar o trabalho social meramente assistencialista e sem perspectiva de mudança na realidade dos assistidos, conforme nota Aguiar.
A nova influência provinda do espaço acadêmico, mais especificamente das disciplinadas ciências sociais no estudo da teoria marxista, aliada a atuação junto as comunidades eclesiais de base com a teologia da libertação e os movimentos populares da esquerda.Com isso fortaleceu-se ,em 1979 o movimento da categoria denominado Movimento de conceituação .Na verdade se trata do movimento que foi abafado pela ditadura militar e que agora volta num ambiente democrático e com orientação científica
A produção de conhecimento na área de Serviço Social, iniciou-se a partir dos anos 70, quando foram criados os primeiros cursos de pós-graduação na área de Ciências Sociais em plena vigência da ditadura militar. Esta instaurou a reforma educacional, principalmente no ensino superior adequando-o ao novo modelo econômico denominado “modernização conservadora”. Nesse sentido, a funcionalização e a expansão do ensino superior gera a oferta, em todo o país.


As políticas sociais brasileiras podem ser identificadas por meio da reforma constitucional que levaram à promulgação da Constituição de 1988, onde foram expressos alguns conceitos sobre: políticas sociais, direitos sociais, e ainda características fundamentais  a realidade social do Brasil. Desta forma ficou estabelecido um conjunto de direitos voltados para o social. No ano de 1970, o Brasil passa pelo período conhecido como milagre econômico, quando houve uma internacionalização de influencias de grandes indústrias, que se instalaram no país.
Todas essas conquistas foram resultados de um longo processo permeado por um conflituoso período de mobilizações sociopolíticas que marcaram a década de 1970 e 1980. A partir desta trajetória, objetivou-se ampliar o envolvimento de alguns atores sociais que tiveram participação decisiva nos processos de implementação das políticas sociais, respondendo as demandas que existiam em torno da descentralização e democratização do estado brasileiro. Períodos em que as políticas públicas são vistas como estratégias de Governo.
As características dessas políticas sociais, como a grande expansão da industrialização internacional (1964) quando a política social foi amplamente utilizada como compensação ao cerceamento dos direitos civis e políticos, praticado pelo Estado, que, graças à existência à época de um ciclo econômico expansivo internacional, deu continuidade à industrialização desenvolvimentista. Assim, entendemos que as políticas sociais tiveram sua origem no modo capitalista de produção da vida social, não apenas como uma política do capital, mas sim, como uma luta dos trabalhadores, da classe operária na ampliação do preço de sua força de trabalho.
Ainda após os anos 70 muitas mudanças ocorreram levando o sistema capitalista brasileiro a uma nova crise conhecida como estrutural e que segundo estudos, se prolonga até hoje, e ainda enfrentando nesse período a 2ª guerra mundial. Pode-se dizer que a política social se encontrava legislada e controlada pelo Estado e se mantinha subordinada à política econômica do País. As políticas sociais se caracterizavam pelo domínio do poder militar capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com