TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio 1 semeste Sociologia UNOPAR - diversidade

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SOCIOLOGIA

NOME DO ALUNO

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

Da perspectiva de um professor

[pic 4]

São Paulo

2016

NOME DO ALUNO

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

Da perspectiva de um professor

Trabalho apresentado ao Curso de Sociologia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico, Organização do Trabalho Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem e Seminário da Prática II.

Prof(s).: Mari Clair Moro Nascimento

              Renata de Souza França Bastos de Almeida

              Diógenes Magri da Silva

              Juliana Chueire Lyra

              Leandro Cesar Leocádio

São Paulo

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................3

2.1 Caracterização de perfil e Entrevista.....................................................................4

2.2 Análise ..................................................................................................................5

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

REFERÊNCIAS............................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas, o assunto diversidade vem tomando lugar na sociedade mundial e, enquanto espaço de reflexo comportamental, desenvolvimento intelectual e cultural e exercício de convivência, a escola tem grande importância para a análise da maneira como estamos exercendo o entendimento, a compreensão, o respeito e a aceitação das diversidades.

Ser diverso é inerente ao ser humano, uma vez que somos geneticamente únicos e compreendidos em grupos familiares, sociais e culturais variados.

Fora a diversidade acima descrita, temos a individualidade emocional e psicológica que, somadas aos aspectos anteriores, formam indivíduos divergentes em atos e conceitos, ainda que inclusos em normas e padrões do seu tempo e da sociedade.

Entretanto, nos dias de hoje e, certamente, em épocas remotas, a sociedade atribui a diversidade a alguns quesitos mais comumente explícitos, como etnia, gênero, orientação sexual, classe social e aspectos físicos.

Neste trabalho, vamos conhecer a visão de uma professora a respeito da diversidade em sua escola e no dia a dia, e como o ambiente escolar pode tratar e contribuir para o entendimento e disseminação do respeito a essa diversidade, contextualizando suas percepções por meio do conteúdo estudado em sala de aula, no primeiro semestre do curso de Licenciatura em Sociologia.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Caracterização de Perfil e Entrevista

Rosemary Santana tem 50 anos, Bacharelado em Biologia e mestrado em Geociências. Leciona há 17 anos no Ensino Médio, em média 9 horas diárias.

Ao ser perguntada sobre o que entende por diversidade, quais as diversidades que identifica em sua escola e como lida com essa questão no dia a dia, respondeu: “é um conceito muito amplo com aplicação em várias áreas do conhecimento, que está ligado à pluralidade e à diferença. As questões de gênero, étnico-racial e por orientação sexual são as que aparecem com mais frequência. Essas questões estão presentes no dia a dia escolar e quase sempre geram conflitos importantes que muitas vezes começam no recreio, continuam na sala de aula e ultrapassam os muros da escola. Em sala de aula, por exemplo, questões como a discriminação étnico-racial, muito presente em escolas de periferia, são debatidas e discutidas amplamente em rodas de conversa e juri simulado na disciplina isolada ou de forma interdiciplinar”.

Por fim, em resposta à pergunta sobre quais ações a escola deveria tomar para promover o respeito às diversidades, Rosemary diz: “promover formação para professores sobre as diversidades mais comuns, para que os mesmos aprendam a lidar com a situação no ambiente escolar; palestras e debates com os alunos sobre o tema”.

  1. Análise

A enrevista nos revela um entendimento por parte da professora sobre a diversidade relacionada à pluralidade, ou seja, à possibilidade e aceitação de mais de um tipo de comportamento ou característica representando um mesmo quesito. Seja ele étnico-racial, cultural ou de sexualidade. Porém percebe-se o fator de raça mais destacado, em dois momentos da entrevista, o que vai ao encontro da nossa sociedade brasileira, muito enraizada à questão racial ainda, inclusive determinando menções e momentos especiais dedicados às questões étnicas, o que nos faz pensar que talvez nossas escolas ainda tenham dificuldade de tratar a diversidade como apenas diferente, mas não especial, como bem fica registrado no trecho: “e a pluralidade cultural de grupos étnicos, sociais ou culturais necessita ser pensada como matéria-prima da aprendizagem, porém nunca como conteúdo de dias especiais... ou momentos determinados em sala de aula.” (GUSMÃO, 2000, p.11)

Para Rosemary, as questões e conflitos que partem do mote da diversidade, por vezes, ultrapassam os “muros da escola”. Neste momento, identica-se também uma cultura da escola e da aprendizagem dissociada da comunidade onde está inserida. Ora, se a escola faz parte da comunidade, não há ultrapassagem de muros, mas sim um reflexo do comportamento levado de um ambiente ao outro, ou seja, a diversidade discutida na escola deve ser um resultado da discussão fora dela e viceversa. Trazer a discussão para a sala de aula, como o exemplo do juri simulado e as rodas de debates contextualiza a necessidade da escola de interagir com o que acontece na vida prática e não somente transmitir conceitos pré-estabelecidos. É o ensinar a pensar e formar um ser crítico, através do debate e do reconhecimento da diversidade de opiniões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com