TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1o Semestre unopar - PortifólioInd - pedagogia - diversidade

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  1.694 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O princípio democrático da educação para todos só se evidencia nos sistemas educacionais que se especializam em todos os alunos, não apenas em alguns deles e esta característica só está presente nas escolas inclusivas.

O primeiro passo para transformar uma escola em uma escola de inclusão, é entender as necessidades de seus alunos e respeitar as diversidades.

O objetivo deste artigo é propor o entendimento sobre os aspectos mais básicos sobre a diversidade que são a Diversidade Histórica, a Diversidade Linguística e a Diversidade Cultural, diversidades estas formadas pelos valores individuais de cada aluno e que quando não entendidos e respeitados, permitem a disseminação do preconceito, intolerância e discriminação, grandes inimigos da educação em nosso século.

Tendo em vista a constante evolução do modelo de ensino, entender e praticar o respeito às diversidades é uma meta para os educadores e também a base pra uma educação de melhor qualidade, formando pensadores que serão capazes de edificar uma sociedade mais justa e democrática, que possa respeitar os direitos de cada indivíduo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A DIVERSIDADE HISTÓRICA:

A diversidade histórica está inserida no cotidiano da escola pelas referências presentes em qualquer material de estudo. Sempre nos deparamos com cálculos, expressões e formatos que sofreram alterações de acordo com a evolução do ensino e da sociedade.

Imagem 1: A diversidade histórica

Fonte: http://variou.blogspot.com.br/

Um exemplo corriqueiro está na estrutura de poemas, que são frequentemente citados em exemplos, por sua vez influenciados não somente pela linguagem da época, mas também pela grafia. A imagem 1 mostra um cartaz de época, onde “farmácia” ainda era escrito com “ph”, hoje substituído pela letra “f”.

Outros fatores interessantes estão na mudança do modelo de ensino, o diálogo entre gerações e no contrataste tecnológico. Uma pessoa nascida na década de 90, por exemplo, tem vocabulário diferente de uma nascida na década de 40, por sua vez não sabe o que é um “Grupo escolar”, pois vive em outro contexto de “organização escolar”. Quem nasceu nos anos 90 é influenciado pelos recursos tecnológicos disponíveis nos dias de hoje, como o telefone celular, o computador, a INTERNET, etc. Hoje o aprendizado não se dá somente de forma presencial, mas também de forma remota, pelos cursos à distância ministrados em ambiente disponível via internet ou pela TV (EAD e Telecurso).

2.2 A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA:

Assim como há várias línguas, há também várias maneiras de usar a mesma língua, que chamamos de “variedades linguísticas”.

Imagem 2: A diversidade linguística

A língua varia no tempo (Variedade Histórica), influenciada pelos costumes e relações sociais. Antigamente usava-se “Vossa Mercê”, depois reduzido a “Vosmicê” e atualmente usamos “Você”; na região Sudeste, usamos a palavra “menino”. Para os gaúchos, “menino” é “guri” (Variedade Regional/Geográfica). Dependendo da idade, grupo social, gênero e escolaridade, as pessoas se expressam de maneiras diversas (Variedade Social), recorrendo à norma-padrão ou usando gírias e jargões. A NORMA-PADRÃO ou NORMA CULTA foi criada e é imposta pelos grupos de maio prestígio social.

Ao falar ou escrever, consideramos nosso interlocutor e o assunto sobre o qual discorremos (Variedade Situacional/Estilística). Ao conversar com um amigo (interlocutor) na INTERNET (lugar) sobre esporte (assunto), temos uma situação INFORMAL, que não exige o uso da NORMA CULTA. Portanto, podemos nos comunicar, nesse caso, sem grande compromisso com as regras gramaticais.

Imagem 3: Variações linguísticas de acordo com o tempo

Fonte: http://fronteiraslinguisticas.blogspot.com.br/

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com