TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preservação de Patrimônio Cultural

Por:   •  7/10/2019  •  Abstract  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 5

A preservação de uma cultura, seja interpretado por componentes tangíveis ou intangíveis, exclusivamente se materializa caso a população inserida em seu meio crie uma ligação com o mesmo, buscando elos entre a sua vida com a sua história e costumes.

Para que um bem seja considerado como patrimônio existem padrões de classificação, dentre os quais podemos citar a sua história, sua relação social, os valores culturais, entre tantos outros. Com a reunião de dados que permeiam os imóveis, podem ser desenvolvidos documentos que irão apoiar o poder público garantir a preservação dos bens, através de legislação.

Patrimônios salvaguardam a história de um determinado local, possuem grande valor para os moradores de um município e este passa a ser valorizado devido ao seu patrimônio. Como cita Telles (1977, p.12): “Uma cidade sem seus velhos edifícios é como um homem sem memória”, ou seja, faz-se necessário ter um certo conhecimento do passado para compreender o presente e com isso, projetar um futuro.

Com o passar dos anos, suas propriedades vão perdendo a originalidade, devido à ação do tempo, crescimento das cidades, a expansão imobiliária, uso indiscriminado, entre outros fatores. Contudo, poucos são os municípios que se preocupam em executar reformas para manter seu estado original. Segundo Estado de Minas(2017):

Ao circular pelas cidades do interior do país, observa-se, com freqüência, a degradação de inúmeros imóveis seculares, de valor artístico e cultural, de propriedade particular ou pública, que lamentavelmente dão lugar a outras edificações.

Na década de 1970, o município de Juiz de Fora passou por intensas transformações e este passou a ser um polo industrial de grande significância no Brasil. Devido às transformações, Juiz de Fora ascendeu no ar moderno, e a preocupação dos ideólogos interessados com o patrimônio cultural tomaram fôlego, na busca por ações de preservação do patrimônio cultural que se faziam cada vez mais necessárias, fato destacado pela imprensa local, em reportagem no Diário Mercantil(1978):

Em nome do chamado progresso, prédios de indiscutível valor arquitetônico são demolidos, dando lugar a imensos edifícios de concreto armado. É preciso preservar nossos casarões, prédios históricos [...] para que as gerações futuras não corram o risco de vir a conhecer o passado apenas e, simplesmente, através de álbuns de fotografias. [...] a cidade está sendo descaracterizada [...] O povo, a imprensa os grupos históricos, precisam lutar pelos prédios, para preservá-los”.

Portanto, a defesa e a preservação do patrimônio histórico deve ser uma preocupação para todos, pois os mesmos reconstroem a memória de uma determinada época.

Existem diversas instituições e organismos responsáveis pela preservação de monumentos culturais pelo mundo, no Brasil temos o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan que possui como propósito: identificação, reconhecimento, salvaguarda e fiscalização do Patrimônio Cultural Nacional e Mundial, proteção dos Sítios Arqueológicos e Reservas Técnicas, preservação de acervos documentais e bibliográficos, execução de projetos e obras de intervenção em bens e conjuntos tombados, ações educativas, assistência técnica e monitoramento do Patrimônio Mundial, e definição da Política de Patrimônio Cultural no Brasil (Portal, 2017).

A tecnologia mais utilizada atualmente e que está se popularizando cada vez mais, é o armazenamento de dados em “nuvem”. A computação em “nuvem” fornece a possibilidade do usuário de acessar e armazenar dados online. Atualmente a internet conta com diversos serviços de hospedagem de dados em “nuvem” como o Dropbox, onde é possível salvar seu arquivo e conta com um recurso que permite ao usuário disponibilizar um link para poder compartilhá-lo para outros usuários.

Seguindo esse conceito e preocupados com a preservação da história dos monumentos culturais, em Colatina – Espírito Santo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus Colatina - Ifes está sendo desenvolvida uma pesquisa pelo programa Laboratório de Educação em Desenvolvimento de Soluções - Leds, o projeto Colatina Monumentos que foca na valorização de monumentos culturais, em busca de armazenar em um ambiente virtual dados referentes aos principais monumentos culturais de Colatina, possibilitando maior facilidade no acesso ao conteúdo técnico.

Há alguns anos atrás, a troca de mensagens entre pessoas era um processo mais demorado, pois dependia apenas de serviços como correio para envio e recebimento de correspondências. As mensagens que o remetente escreveria poderia levar dias, semanas ou até meses para chegar ao seu destinatário.

No século passado poucas pessoas possuíam acesso à informação digital. Com o passar do século a tecnologia começou a evoluir de forma rápida e começou a tornar acessível a diversas classes sociais. Atualmente temos dispositivos portáteis que permite a nós acessarmos a qualquer informação em qualquer lugar na palma da mão.

Atualmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com