TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preventiva

Por:   •  14/9/2015  •  Seminário  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo

A Fisioterapia Esportiva é uma especialidade da fisioterapia que busca a prevenção, reabilitação e atenção ao atleta, seja amador ou profissional, além de qualquer indivíduo que pratique alguma atividade física e que pretende retornar ao exercício de forma segura. Os principais objetivos da fisioterapia podemos citar a avaliação funcional (se o paciente será apto a retornar ao esporte), prevenir as lesões esportivas e aparecimento e/ou retorno de sintomas, e, manter e promover a qualidade de vida e a condição do sistema músculo-esquelético nas afecções degenerativas naturais do envelhecimento.

Mediante a avaliação do fisioterapeuta, nas disfunções do sistema músculo-esquelético, é indicada a fisioterapia traumato-ortopédica e a reumatológica. Nas patologias que a fisioterapia esportiva pode atuar estão: pós-operatórios, lombalgias, lesões musculares e ligamentares, de cartilagem, hérnias, fraturas, tendinopatias, instabilidades articulares, processos degenerativos (artrose), entre outros.

Quando a fisioterapia atua na prevenção no esporte, ressaltamos principalmente os alongamentos, aquecimentos e a flexibilidade do indivíduo antes, durante e após a prática de atividades físicas. A fisioterapia desportiva, comumente, atua na prevenção secundária e terciária, desenvolvendo um aspecto curativo diante da lesão instalada.

Introdução

A Fisioterapia Desportiva é a área da fisioterapia responsável pelo tratamento das lesões relacionadas com a prática das mais variadas modalidades esportivas.

Sua elaboração tem por finalidade atender as necessidades do paciente, abordar as deficiências específicas e levar em conta as demandas funcionais para o retorno ao esporte. Esse retorno à atividade deverá acontecer gradualmente, somente quando o paciente tiver condições fisiológicas para realizar o exercício e não apresentar sintomas durante a reabilitação.

DESENVOLVIMENTO

A evolução esportiva que ocorreu nas últimas décadas, segundo Andrews, (2000), está exigindo do atleta um nível de aproveitamento cada vez mais alto, deixando-os muito próximos de seus limites fisiológicos e consequentemente mais expostos a riscos de lesões, tanto em jogos, quanto em treinos. E quando se fala em esportistas amadores, o risco deles apresentarem lesões também é grande pois, para Cohen, (2003), entre as várias causas para a incidência de lesões estão: a falta de preparação física e de orientação para o esporte.

Os aspectos preventivos no tratamento de lesões realizados pelos profissionais da área de fisioterapia esportiva devem ser encarados com maior prioridade, para que os atletas apresentem maior longevidade e para evitar qualquer risco para as pessoas que querem usufruir dos benefícios proporcionados pelo exercício físico (FONTANA, 1999).

A Fisioterapia Desportiva se trata de uma especialidade da fisioterapia que busca a reabilitação, prevenção e atenção tanto do atleta amador quanto profissional e também de todos aqueles que praticam alguma atividade física e que pretendam retornar ao exercício de maneira segura. O principal objetivo de sua realização é atender as necessidades do paciente, abordando as deficiências específicas e também as demandas funcionais para o retorno ao esporte. O retorno à atividade deve acontecer aos poucos, apenas quando o paciente apresentar condições fisiológicas para o exercício, e não apresentar sintomas durante a reabilitação.

O trabalho da fisioterapia desportiva se difere dos outros, pelo fato da necessidade de ter que ser muito mais rápido e funcionalmente mais efetivo, pois o atleta precisará executar todas as funções do seu corpo, músculos, ossos e articulações, no máximo de potência e amplitude para execução perfeita de todos os movimentos (RODRIGUES, 1996). Ou seja, O objetivo do trabalho da fisioterapia desportiva é que o paciente volte, com segurança dentro de seus limites clínicos e fisiológicos pós lesão rapidamente. Ela promove condições ao sistema musculo-esqueletico, para praticas de esportes, assim, permitindo que a pratica de atividades físicas não tenham sintomas e riscos. No entanto, também, orienta e prepara, o paciente que irá ou deseja iniciar atividades físicas, porem ainda precisa de intervenções fisioterapêuticas, nessa avaliação o fisioterapeuta vai avaliar funcionalmente o paciente dizendo se ele esta ou não apto para o retorno ao esporte, evitando ou minimizando as recaídas.

Assim a fisioterapia desportiva, segundo Deliberatto (2002), vem quebrando alguns padrões, como o de que a fisioterapia, é a que atua exclusivamente no momento em que a lesão já esta estabelecida e que ela vai trabalhar somente na parte de reabilitar essa lesão. Hoje, o trabalho fisioterapeuta é visto também como um trabalho preventivo nas lesões e no aparecimento e/ou retorno de sintomas.

No perfil fisiológico desenvolvido durante o exame de pré-participação que inclui a resistência e condicionamento cardiovascular, flexibilidade, força e resistência. A partir disso, desenvolvemos uma base de dados e identificamos déficits que possam ser corrigidos.

As Técnicas para a reabilitação variam do tipo da lesão e das necessidades em relação à injúria e da modalidade esportiva de cada paciente.

Eletrotermofoterapia (estimulação cicatricial e controle da inflamação)

Mecanoterapia (fortalecimento resistido progressivo)

Cinesioterapia (fortalecimento com resistência elástica, alongamentos, exercícios posturais, etc.)

Terapia manual (atuação nos desarranjos articulares, e método para ganhar a amplitude e diminuir a dor)

Treino funcional (processo de reabilitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com