TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Guarda do acervo do GEPLeNP

Por:   •  7/2/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.408 Palavras (30 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 30

Processo de guarda da documentação do Acervo do Geplenp 

Derlei Alberto dos Santos[1]; Raquel Leite Lazzari Barbosa[2], Sérgio Fabiano Annibal[3]

derlei@assis.unesp.br; raqueleite@uol.com.br; sergioannibal@gmail.com 

FCL UNESP Assis, 02/11/2011 (11)

Resumen

Uma pergunta pertinente sobre a produção intelectual e cientifica é saber quais caminhos as pessoas trilharam para compor, organizar e maturar suas idéias e transformá-las em ciência. Nessa perspectiva, a preocupação é obter um meio de disponibilizar toda a informação coletada. Comumente, não se fornece a documentação e as fontes, entretanto, percorremos neste procedimento um trajeto inverso, isto é, disponibilizamos nossas análises, além de fazermos uma síntese de como nossa idéia se desenvolveu ao longo do trajeto. Há cinco anos o Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativas de Professores (GEPLENP) propõe uma pesquisa interventiva no universo escolar, com o intuito de compreender melhor os perfis das instituições de ensino. No presente momento, a proposta consiste em doar de forma organizada e classificada a documentação disponível ao Centro de Documentação e Apoio a Pesquisa (CEDAP). O patrimônio documental reunido no GEPLENP por meio de seus projetos obedeceu a um protocolo de coleta estruturado por meio de entrevistas (método narrativo), organização e conservação preventiva do acervo de uma escola e da  coleção e análise iconográfica. Sendo assim, o grupo possui um denso volume documental, composto de entrevistas em áudio, fotografias do processo, documentação textual e vídeos. Nesse processo investigativo aconteceram reuniões quinzenais entre pesquisadores e estudantes que subsidiaram a formação e a fundamentação epistemológica. Os resultados desta empreitada se evidenciam por meio de pesquisas e produções coletivas do grupo, qual possibilitou convergir a investigação, na análise de entrevistas com a organização do arquivo escolar. Dessa forma, tomou-se como meta estabelecer um quadro de arranjos e o guia do acervo do GEPLENP, descrever e classificar todas as fontes e a produção do grupo, visando disponibilizar para futuros pesquisadores toda informação e documentação que resultou de nossa produção intelectual.

1. Introdução

Há uma problemática inerente nas pesquisas quais realizamos, o uso que fazemos das fontes documentais, os resultados apresentados e o que disponibilizamos para consulta. Nessa mesma preposição grande parte das pesquisas atuais, mesmo as mais inovadoras, não deposita ou disponibilizam suas fontes para consulta. Não obstante, ao pesquisar, lemos o procedimento teórico-metodológico de um estudo, analisando como ele aplicou isso as suas fontes, focando em seus objetivos e disponibilizando apenas, os resultados e considerações que se obteve a partir deste processo.

Muitas vezes esquecemos que o conhecimento é contextual ao seu tempo e atravessa e permeia o homem, moldando e constituindo o saber humano1. E que a visão e a interpretação que pesquisador teve das fontes documentais que utilizou, pode ser diferente de outro, visto que eles trilharam caminhos diferentes para constituir o seu conhecimento

Por isso quando não deixamos às fontes de pesquisa a disposição de futuros pesquisadores, limitamos o conhecimento, pois não propiciaremos suas interpretações sobre essas fontes com a hermenêutica que poderiam proporcionar2. Desse modo por vários motivos acabamos por limitar o processo científico, reduzindo a leituras, releituras e debates, sobre métodos e não ampliamos o debate sobre novas interpretações sobre a fonte.

Pensando nessas questões que o Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativas de Professores (GEPLENP), decidiu viabilizar para consulta os frutos de sua pesquisa, e todos os conjuntos informativos quais a constituíram. Objetivando justamente a disponibilidade deste material para com outros pesquisadores, favorecendo o diálogo científico. Abrindo-se a idéias complementares ou contrárias a seu estudo.

O GEPLENP optou por essa iniciativa, pois seus estudos são de âmbitos transversais e multidisciplinares, contando com profissionais e acadêmicos, de diversas áreas como Letras, Psicologia, Ciência da Informação, Fonodiaulogia, Ciências Biológicas, História, Matemática, dentre outras. Esse grupo tão heterogêneo tem como objetivo compreender os caminhos da Educação Pública em todos os seus âmbitos, da formação inicial do professor até as suas práticas educacionais. Nesse mesmo propósito o grupo procura entender o impacto das mudanças nas políticas educacionais na comunidade escolar – Professores, alunos e funcionários.

Essa pesquisa que hoje conta com financiamento da Pró-Reitoria de Graduação da UNESP, da Fundação de Amparo a Pesquisa de São Paulo, Conselho Nacional de Pesquisa. E já conta com uma produção considerável, expressa por meio de artigos em periódicos, capítulos de livros, anais de eventos nacionais e internacionais, além da realização de três seminários temáticos entre Escolas e a Universidade, referentes à educação pública, conhecimento compartilhado e suas tecnologias.

Defronte a todas essas atividades, O GEPLENP já acumula entre seu material documental: mais de 700 horas de depoimentos orais em áudio de professores e funcionários (sendo que metade dessas horas já estão transcritas e separadas), aproximadamente 5 Gb de fotografias produzidas ou reproduzidas, uma coleção de aproximadamente 400 fotografias entre produzidas, coletadas ou reproduzidas, possuindo também diversos relatórios financeiros, administrativos e acadêmicos. O grupo conta também com atas de suas reuniões de estudo, gravações das discussões dessas reuniões bem como as referências bibliográficas de cada encontro.

Como a formação do grupo opta pelo conhecimento plural, embebendo de uma teoria múltipla, é do nosso interesse que tanto as teorias discutidas, as fontes pesquisadas e  os métodos utilizados, quais fazem parte da nossa formação e da produção do nosso conhecimento, fosse também disponibilizados para possíveis pesquisas.

Para uma visibilidade mais compreensível explicaremos a funcionalidade do grupo de estudo. O GEPLENP, iniciou suas atividades no ano de 2006 com o  projeto: “Memória Escolar, Práticas e Tecnologia: Construindo, Registrando e Compartilhando”, o qual propõe uma pesquisa interventiva no universo escolar. com o intuito de compreender melhor os fenômenos contemporâneos vivenciados pelas Instituições de Ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.1 Kb)   pdf (396.3 Kb)   docx (210.1 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com