TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissões Sociais e Gênero: Perspectivas em Torno do Debate sobre Serviço Social e Profissões Femininas

Por:   •  17/6/2018  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

*Referência Bibliográfica:

ALVES, Teresa. Profissões Sociais e Gênero: Perspectivas em Torno do Debate sobre Serviço Social e Profissões Femininas. Disponível em: < http://cesss.fch.lisboa.ucp.pt/images/site/locus-social/locus-social-n2-2009.pdf#page=17&zoom=80> Acesso em: 25 de junho de 2017.

Fonte: Bessin, M. (2005); Chopart, Jean-Noel (2003); Dubar, Claude (2006); Krings, Bettina-Johanna (2008); Montano, Carlos ( 2007).

*Metodologia: “Para autores como Montano (2007) e Bessin (2009), o Serviço Social enquanto profissão feminina tem precisamente nesta qualidade o seu primeiro elemento de subalternidade, na medida em que se insere em sociedades marcadas e regidas por padrões patriarcais.” (ALVES, 2009,p.22). “Considerar o Serviço Social como profissão feminina, permite-nos compreender o peso das identidades profissionais, e identidades de gênero, na perspectiva da abordagem da segregação das profissões” (ALVES, 2009,p.22). “Da estereotipia de gênero nas identidades pessoais, e das profissionalidades femininas, construídas em contextos sociais e históricos determinados, na relação com a evolução das reformas sociais e do próprio serviço social” (ALVES, 2009,p.22).“Compreender o Serviço Social enquanto Profissão feminina, é colocar-nos forçosamente perante a proposta de atender à sua gênese e evolução social, atravessadas pelas influências marcadas das dimensões de gênero.” (ALVES, 2009,p.26).“Partimos da hipótese de que as identidades profissionais do Serviço Social se constroem nos mundos da construção social fortemente feminizada, na relação social das identidades profissionais [...]” “Contribuíram para esta compreensão o debate na questão das profissões socialmente «adequadas», e, majoritariamente exercidas por mulheres – as Profissões Femininas, e as Caring Professions.” (ALVES, 2009,p.26).

*Objetivo: Compreender as razões essenciais “da identidade profissional do Serviço Social como profissão feminina” (ALVES, 2009,p.21).

*Principais Conceitos utilizados pelo autor:

“O conceito de “care” tem assim múltiplos sentidos: é «trabalho para os outros, é trabalho realizado dentro e fora de casa, implica uma realização de serviço, de atenção, e, preocupação com os outros, e é ao mesmo tempo um campo de interceptação entre a família, e as políticas sociais vinculado às questões da cidadania social. (Letablier, 2007: 67).” (ALVES, 2009,p.24).

Principais Conclusões do autor: “A compreensão do Serviço Social, como profissão feminina, remete-nos para a herança histórica e social do estereótipo de feminilidade e do maternalismo nas profissões femininas. A sua gênese assenta na evolução diferenciada entre homens e mulheres.” (ALVES, 2009,p.26).

*Comentário Pessoal: Este artigo faz parte de um projeto de investigação no contexto doutoramento da autora. Assim a autora constrói sua analise visando compreender as razões essenciais “da identidade profissional do Serviço Social como profissão feminina”. Neste sentido, apresenta as perspectivas teóricas que fundamental este pensamento norteador da pesquisa.

*Palavras-Chave:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com