TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE

Por:   •  6/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 3

Programa Nacional de formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE

CURSO: Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE

CURSISTAS: Iracema Rosa Gomes Domingues

Maria Aparecida de Paula Olímpio

Terezinha Marcelino de Aguiar

COMUNIDADE PARTICIPATIVA = RECURSOS BEM APLICADOS

SUJEITOS:

Representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar, dentre os quais professores, pais, alunos, funcionários, Associação de Pais e Mestres, diretor, coordenador-pedagógico, supervisor, membros do Conselho Escolar.

PROBLEMA:

Indiscutivelmente uma escola só será democrática, a partir do momento em que a comunidade escolar, representada pelos professores, funcionários, pais e alunos, tomarem consciência da importância de seu papel na construção da democracia. No entanto, observamos que em diversas Instituições de Ensino do município não conta com a participação efetiva da comunidade no âmbito escolar, muito menos interesse em participar nas tomadas de decisões. Provavelmente isso vem ocorrendo pela falta de informações, e as escolas, não tem se posicionado no sentido de estimular a participação da família na escola. Portanto o projeto de informação e incentivo a todos os segmentos da comunidade escolar se faz necessário.

OBJETIVO GERAL:

Esse projeto tem por objetivo colaborar efetivamente para um maior esclarecimento sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, mostrar à comunidade a importância desses recursos para a escola, assim como, da utilização correta desses recursos.

Tornar a comunidade mais participativa, fazendo com que as pessoas envolvidas com a escola acompanhem a execução dos recursos repassados pelo FNDE, igualmente acompanhar, a aplicação desses recursos em ações que realmente beneficiem a escola, promovendo assim, a transparência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Para solucionar o problema que é a falta de envolvimento da comunidade escolar em todo processo que envolve o PDDE, listamos algumas sugestões:

- Promover uma assembleia geral, com intuito de fornecer à comunidade local informações sobre o programa PDDE, para que assim possam compreender a importância que esses recursos representam para a educação.

-Levar à comunidade conhecimentos sobre os recursos recebidos, sua destinação, seus prazos, valores, formas de execução e prestação de contas;

- Identificar coletivamente as necessidades da escola,

- Conscientizar a comunidade da importância do envolvimento de todos nas decisões tomadas, possibilitando a participação coletiva no gerenciamento do patrimônio público, efetivando a gestão democrática;

- Desenvolver a cidadania, o controle social e a criatividade para empregar os recursos com qualidade e responsabilidade;

- Priorizar a transparência na prestação de contas do PDDE em todo processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com