TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PDDE - PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA

Por:   •  7/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 4

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

VANDERLUCE BORGES DA SILVA

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA

PLANALTINA DE GOIÁS, 13 JUNHO DE 2017.

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

VANDERLUCE BORGES DA SILVA

PDDE - PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao       Programa Formação pela Escola - FNDE, como requisito parcial para conclusão do Módulo PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola.

Orientação: Sávio Roberto Araújo de Gois

Multiplicadora: Leila Marciano de Jesus

PLANALTINA DE GOIÁS, 13 JUNHO DE 2017.

INTRODUÇÃO

       

Em 1995 o Ministério da Educação (MEC) implantou o PDDE- Programa Dinheiro Direto na Escola tendo como objetivo garantir uma assistência financeira às escolas públicas - Municipais, Estaduais e do Distrito Federal e até escolas privadas mantidas por entidades sem fins lucrativos e polos presenciais da Universidade Aberta do Brasil (UAB) que oferecem formação continuada a profissionais da Educação Básica. Foi criado com o intuito de elevar o nível de qualidade de modo que a criança possa permanecer em uma instituição com recursos didáticos- pedagógicos e profissionais bem instruídos, garantindo  oportunidades educacionais com objetivo em  diminuir as desigualdades sociais.

Para receber esse recurso é necessário que as escolas tenham uma conta bancaria e assim serão creditados diretamente o valor correspondente a realidade da escola, pois o valor é realizado de acordo com o tipo de escola e quantidade de alunos matriculados. O recuso servira para a melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas. O dinheiro do programa pode ser utilizado na aquisição de material permanente, na realização de pequenos reparos, adequações, manutenção, na aquisição de material de consumo e em projetos pedagógicos de acordo com suas categorias econômicas.

             Sugere-se reunir a Comunidade Escolar para juntos buscarem soluções, com a finalidade de ampliar a autonomia da gestão na prática e admissibilidade na utilização da verba que corresponda de maneira eficiente às necessidades da Escola

SUJEITOS ENVOLVIDOS:

             

  • Conselho Escolar;
  • Gestores;
  • Professores;
  • Funcionários;
  • Secretário Escolar;
  • Tesoureiro;
  • Representantes da comunidade escolar.

PROBLEMA:

              Infelizmente existe uma grande problemática em relação ao PDDE,relacionada ao baixo valor dos recursos de custeio e de capital, recursos são poucos principalmente nas instituição que ofertam a Educação Infantil.

Infelizmente a comunidade escolar assim como muitos órgão públicos, associações, não conseguem realizar uma boa socialização entre seus membros e assim muitas vezes desconhece as regras para o uso dos recursos e como devem ser destinados, quando e quanto à instituição é beneficiada com os recursos do PDDE. 

Essa falta de interesse e de instrução leva na maioria das vezes os representantes da Conselho Escolar,  Secretários, Tesoureiros e outros representantes, principalmente do segmento de pais  assinarem papéis sem nem mesmo verificar a veracidade de determinada nota  o que e porque estão assinando, e assim não percebem que estão contribuindo para o aumento da desigualdade social e o mal uso da verba pública destinada a melhoria do Ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com