TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Aldeia Krukutu

Por:   •  16/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Paulo Marini

Rayara Gabrielle dos Santos

Roseli Santos Silva

Sandra Maria de Farias Silva

Silvio Carlos Pereira Vieira

Viviane Aparecida da Silva Martins

“A RIQUEZA E DIVERSIDADE DA CULTURA BRASILEIRA”

POLO ÁGUA AZUL

2014

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Paulo Marini

Rayara Gabrielle dos Santos

Roseli Santos Silva

Sandra Maria de Farias Silva

Silvio Carlos Pereira Vieira

Viviane Aparecida da Silva Martins

“A RIQUEZA E DIVERSIDADE DA CULTURA BRASILEIRA”

Projeto Integrador exigido para

a conclusão do primeiro bimestre

 do curso de Licenciatura da UNIVESP,

 sob orientação da mediadora

 Juliana de Medeiros.

POLO ÁGUA AZUL

2014

Sumário

KRUKUTU        

Resumo        

Abstract        

Introdução        

Objetivo        

Cultura        

Educação        

Religião        

Saúde        

Economia        

Lazer        

Problemas encontrados        

Metodologia        

Conclusão        

Referências        

KRUKUTU

Resumo

        O presente trabalho buscou apresentar à sociedade a aldeia indígena Krukutu de uma maneira dinâmica. Falando sobre sua cultura (língua, música, dança, tradições, costumes), religião (possui como maior autoridade espiritual o Pajé), economia (gerada especificamente no interior da aldeia), educação (aprendizado das línguas guarani e portuguesa e sua cultura nativa), saúde (tratamentos prévios realizados pelo Pajé ou em casos mais específicos são encaminhados a sua UBS ou a hospitais públicos mais próximos) e lazer (cultivo da caça, festas entre aldeias e esportes como o futebol). Realizamos pesquisas de campo a fim de elencar tais informações e disponibilizá-las a todos os interessados sobre tal assunto. A temática deve ser tratada com uma maior intensidade pelos órgãos competentes, devemos respeitá-los como cidadãos, visando assim a propagação da cultura indígena em sua origem de fato.

Palavras-chave: índio, cidadãos, krukutu, sociedade, cultura brasileira.

Abstract

The present study sought to present to society the indigenous village Krukutu in a dynamic way. Speaking about their culture (language, music, dance, traditions, customs), religion (has higher spiritual authority as the Shaman), economics (specifically generated within the village), education (learning the Guarani and Portuguese languages and their native culture), health (previous treatments performed by Shaman or more specific cases are referred to UBS or your nearest public hospitals) and leisure (cultivation of hunting parties between villages and sports like football). We conducted field surveys in order to list such information and make it available to all interested parties on this matter. The theme should be treated with greater intensity by the competent bodies, we should respect them as citizens, thus targeting the spread of Indian culture in its origin in fact.

Keywords: Indian, citizens, Krukutu, society, Brazilian culture.

Introdução

        A Aldeia Krukutu fica localizada na: Estrada do Curucutu, S/n, região de Parelheiros, zona sul do município de São Paulo, as margens da Represa Billings, região de domínio de Mata Atlântica e manancial, sua área é de 25,88 ha. De acordo com relatos do responsável (Tupã), essas terras foram doadas a uma família que inicialmente imigrou do Paraná ao município de São Paulo, contudo, devido às condições passaram a morar e trabalhar embaixo de um viaduto próximo a Rodovia Presidente Dutra. Foi então que conheceram um japonês, denominado “Sensei”, que os convidou a morar e trabalhar em suas terras, no inicio houve desconfiança, mas posteriormente vieram a aceitar tal oferta. Este senhor voltou ao seu país natal e os deixou em mãos documentos que os tornam proprietários das terras.

        Estas terras proporcionaram abrigo a diversos índios vindos de aldeias do Paraná, Espírito Santo, etc., atualmente os moradores que lá habitam nasceram na própria aldeia e possui aproximadamente 400 indígenas. A população vem sempre aumentando, contudo as demarcações de terra continuam intactas, sendo assim, a luta destes índios é pela demarcação de mais terras, que os levariam a diversos benefícios comuns.

Objetivo

         O presente trabalho teve o intuito a realização do projeto integrador a respeito da temática “A riqueza e diversidade da cultura brasileira”, optamos por mostrar a cultura indígena dentro da aldeia Krukutu, trazendo à sociedade um pouco do que seria o dia-a-dia e as dificuldades enfrentadas por eles.

Cultura

        Estes são alguns dos integrantes da liderança da aldeia: Pajé (Sr. Laurindo), é um líder espiritual, realiza cerimonias religiosas na casa de reza, batismos, casamentos, aconselha casais, jovens e crianças, auxilia no tratamento de doenças desenvolvendo medicações com ervas naturais, quando essas estas não são eficazes as pessoas são encaminhadas à Unidade de Saúde. Cacique de nome Karaí (origem guarani), é o responsável pela parte burocrática e política da aldeia, tem um papel de “pai” para com os membros da aldeia, pois responde e cuida de seu povo, exerce o poder de decisão e puni os infratores quando necessário. Sua nomeação é feita por votação dos membros da aldeia, desta maneira a retirada do poder também é realizada da mesma forma, independente da idade. Tupã é um dos integrantes da liderança da aldeia ajudando nas questões cotidianas, porém não possui a mesma autonomia do cacique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (300.4 Kb)   docx (206.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com