TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Por:   •  24/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

emerson brito gomes

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL:

PROJETO DE PESQUISA

 VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

[pic 3]

Teixeira de Freitas

2014

EMERSON BRITO GOMES

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL:

PROJETO DE PESQUISA

 VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Estatística e Indicadores Sociais, Processo de Trabalho e SSOC. Comunicação na prática do assistente social.

Profs.: Amanda Boza Gonçalves;

Clarice da Luz Kernkamp;

Rodrigo Zambon.

Teixeira de Freitas-BA

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 diagnóstico do município de teixeira de freitas        

2.2 OS IDOSOS E AS POLÍTICAS DA REGIÃO        5

3 CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIas        11

ANEXOS        12

INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa abordará sobre a violência contra a pessoa idosa e as políticas públicas que atentam no enfrentamento desta questão social que caminha em passos lentos em sua execução e as normatizações que necessitam da efetivação em nosso país.

Conhecemos sobre as violências contra os idosos no Brasil por parte primeiramente da família, instituição principal e primeira responsável pelos cuidados dos idosos, e as variadas ocorrências dessas violências neste tanto nesse âmbito que geram indignações em repercussão mundial quanto a persistência destas mesmas violências em outras instituições responsáveis, a sociedade e o estado, conforme o estatuto do idoso:

Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Diante destes princípios da proteção a pessoa idosa, devemos atentar quanto às discussões diretas e indiretas às normatizações do nosso país e as políticas que ainda de forma morosa perpetuam uma sociedade e a cidadãos de papeis.  

Assim sendo, as pesquisas envolvidas a esse grupo populacional, a que este trabalho refere, norteará a posicionamentos e a projetos na área social e as Redes de Proteção no que tange as expressões das relações de classe e de grupos etários e proporcionará reflexões deste poder exercido nas esferas macro, micropolíticas e institucionais, peculiarmente com relevância a instituição familiar.

Com isso, discorreremos nos conceitos de violência que se aplicam a este grupo populacional, pois, o seu desconhecimento nos proporcionam a clichês e retomadas de conhecimentos do senso comum e até negligências por conta dos direitos e suas garantias.

Quanto às políticas públicas brasileiras, evidenciamos as efetuações, quais são as decisões tomadas e as atenções voltadas à saúde do idoso.

Região que obteve uma explosão demográfica e um curto espaço de tempo aumentou sua população em o dobro no período de 10 anos e consequentemente cresceu de forma desordenada com deficiência em infraestrutura, saneamento básico, saúde, educação e emprego. Neste ínterim as políticas sociais também foram ineficientes.

E por fim citaremos os avanços das políticas públicas focadas nos idosos.

DIAGNÓSTICO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS

O município de Teixeira de Freitas localiza-se no Extremo Sul da Bahia próximo às cidades de Minas gerais e Vitória esta localização caracteriza a população e é saliente, pois parte da população é migrante destas localidades ou já viveram nelas. A economia é baseada no comércio e da produção agropecuária: mamão, café, melancia, eucalipto e criação de gado.

A própria historia do município se efetiva pela ação humana no foco do trabalho e na transformação da sociedade:

O Povoado de Teixeira de Freitas teve sua origem em consequência do grande volume de madeira de lei existente na região, o que proporcionou a formação de casas, criando assim, o povoado, que mais tarde foi denominado São José de Itanhém, por ficar próximo à margem esquerda do Rio Itanhém.
Na década de 1950, quando ainda existiam matas virgens por aqui, chegaram os Srs. Hermenegildo Félix de Almeida e Júlio José de Oliveira, iniciando o desmatamento; posteriormente, a firma Eleosíbio Cunha construiu um acampamento coberto de palhas, dando início à extração de madeira. Mais tarde chegaram para fixar residência no dito povoado, os Srs. Joel Antunes, Manoel de Etelvina, Aurélio José de Oliveira, Duca Ferreira e a família dos Guerra.(http://www.teixeiradefreitas.ba.gov.br/n/? p=605)

Hoje a população economicamente ativa se desmembra no comércio, café, mamão, melancia, na criação de gado e maior parte concentram na produção de eucalipto.

Atualmente a população do município é de 138.341 habitantes, segundo dados do IBGE 2010 e expectativa de 153.385 habitantes em 2013. É perceptível um grande crescimento se compararmos a outros municípios adjacentes a cidade acima citada. E é consequentemente retrato da localização conveniente desta cidade podendo se tornar uma das megacidades da região. Neste mesmo período de 2010 a população idosa é de 12.100 correspondendo a 8% da população conforme mostra dados do gráfico um do anexo com base no censo do IBGE 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (245.8 Kb)   docx (522.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com