TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Cidade Em Desenvolvimento

Por:   •  15/10/2016  •  Dissertação  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Dias d’Ávila é vista como uma cidade em expansão, e isso ocorre pelo aumento de empresas em nosso município, o comércio, o aumento da população, hoje com aproximadamente 100.000 habitantes.

E como qualquer cidade em desenvolvimento, Dias d’Ávila conta com problemas pontuais que não podem ser ignorados e precisam de uma solução.

Um problema visível repercute na área educacional, principalmente, e esse não é um problema exclusivo da cidade:

A terrível constatação de que a maioria das pessoas não tem hábito pela leitura, e faz das etapas da educação (o ensino fundamental e médio) um verdadeiro sacrifício em suas vidas; os adultos leem bulas de remédio, informações que estão ligadas à vida prática, e nós, jovens, nascemos grudados nos meios sociais virtuais, escrevemos errado, postamos textos sofríveis, não por que há uma liberdade maior de expressão e linguagem nessas mídias, mas porque não sabemos escrever mesmo, e isso se desenrola na escola, nas avaliações, nos trabalhos que apresentamos... Todo esse despreparo e deficiência serão sentidos em trabalhos profissionais que exijam uma qualificação maior, sobretudo na faculdade que, como falam:

“Pegue o que você aprendeu mal e jogue no lixo. Aqui você terá de reaprender praticamente tudo”.

Obviamente não falo de todos, mas infelizmente falo da maioria que por não ter incentivo pela leitura, para que possa melhorar sua locução, o senso crítico, acaba se tornando analfabetos funcionais.

O município de Ipojuca, localizado entre a região de Recife e Suape, no estado de Pernambuco, com uma população de números aproximados ao de Dias d’Ávila conta com um projeto que toca no que estamos tratando aqui, chama-se Caminho das Letras.

O Caminho das Letras é um “programa implantado pela Secretaria de Educação, que tem a finalidade de reduzir o índice de analfabetismo, criando o hábito pela leitura entre os cidadãos e proporcionar à comunidade estudantil melhor formação”.

Um projeto nada mirabolante, não causa um desequilíbrio nos gastos públicos e que a médio e longo prazo apresentará efeitos significativos na formação dessa juventude, repercutindo para além da educação.

Uma outra ideia que vem ao encontro do que falamos aqui é o projeto Livro Itinerante, que já existe em várias cidades, como a cidade de Paulínia, no interior do estado de São Paulo.

A ideia é basicamente a de uma biblioteca popular, com pequenas estantes nos pontos de ônibus e outros locais da cidade, onde as pessoas podem pegar o livro emprestado, e os livros vão circulando entre elas. A pessoa também pode doar, emprestar livros que tenha.

São projetos simples, mas que se forem postos em prática, podem mudar a cara e o espírito da cidade mais do que qualquer obra...

 Fontes:

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-50-cidades-pequenas-mais-desenvolvidas-do-brasil

http://www.ipojuca.pe.gov.br/projetos-e-acoes/

http://projetolivroitinerante.blogspot.com.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ipojuca

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com