TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervencao

Artigo: Projeto De Intervencao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO..................................................................................................4

2. JUSTIFICATIVA.................................................................................................... 5

3. OBJETIVOS ...........................................................................................................6

Geral e Especificos

4. METODOLOGIA.......................................................................................................7

5. CRONOGRAMA E ATIVIDADES.............................................................................8

6. AVALIAÇÃO ...........................................................................................................8

7. RECURSOS.............................................................................................................9

8. REFERENCIAS.......................................................................................................10

APRESENTAÇÃO

O Projeto objetiva externar a realidade regional acerca dos indicadores da educação no Distrito Federal, detalhando as problemáticas encontradas e relatando quais os enfretamentos e a possíveis soluções para a resolução das mesmas.

Nesse sentido observamos que a indisciplina é um dos fatores que mais dificulta o desenvolvimento das atividades pedagógicas no âmbito escolar. As causas são diversas e neste sentido a família e a escola estão em constante embate atribuindo uma à outra a responsabilidade pela exposição de regras para as crianças.

Com objetivo de mediar este embate e sensibilizar escola, família e comunidade para a responsabilidade de cada um no papel de educador propomos um de plano de ação. Plano este que traz um estudo sobre a indisciplina no âmbito escolar e suas possíveis causas, bem como propõe ações para amenizar o problema relatando a importância do serviço social na política de educação e demonstrando de que maneira o assistente social pode está intervindo frente as essas questões.

JUSTIFICATIVA

A evasão escolar tem sido motivo de muitos debates hoje em dia. Na visão dos debatedores, o grande problema enfrentado atualmente na educação tem uma serie de fatores que tem contribuído para isso.

Segundo Almeida (2000), as demandas provenientes do setor educacional, no que se refere a sua ação ou ao fazer profissional do Serviço Social, recaem em diversas situações. Tem-se assim necessidade do trabalho com crianças e adolescentes, através de projetos como o Apoio Sócio-Educativo em Meio Aberto (ASEMA), como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990). Inclui-se, também neste contexto a importância na participação das famílias, por meio do desenvolvimento de ações, como trabalho de grupo e, muitas vezes, com os próprios professores da Unidade de Ensino, podendo ainda promover reuniões interdisciplinares para decisões e conhecimento a respeito de determinadas problemáticas enfrentadas pela comunidade escolar. Isso tudo, sem deixar de lado a ação junto ao campo educacional, mediada pelos programas e ações assistenciais que tem marcado o trabalho dos profissionais do Serviço Social.

As condições que vivem os alunos, o difícil acesso à escola através do tipo de transporte, a localização da mesma, a realidade familiar que enfrenta problema socioeconômico, gravidez na adolescência, falta de motivação, Pais que não se preocupa com o futuro dos filhos, alunos que enfrentam dificuldades de aprendizagem que não são diagnosticadas a tempo, antes de abandonarem os estudos devido ao despreparo de muitos professores, a remuneração insatisfatória. Todos esses fatores e outros têm contribuindo para que a evasão escolar crie mais força na atualidade.

OBJETIVOS

Objetivo geral

Promover uma mudança em relação à evasão escolar e indisciplina no âmbito educacional, analisando suas possíveis causas e dessa forma propor ações eficazes para amenizar os problemas, buscando conceitos de desenvolvimento moral e ético e dar-lhes ênfase como principio básico na política de educação.

Objetivos Específicos

- Estimular a equipe pedagógica a refletir sobre a própria postura;

- Promover palestras de sensibilização da escola, pais e comunidade local;

- Organizar grupos de estudos para estudar as causas da evasão escolar e entender os motivos para o aumento dela.

- Propor atividades em sala que estimule o desejo dos alunos em permanecer indo as aulas.

- Melhorar o convívio e o relacionamento entre alunos e professores.

- Contribuir para o ingresso, regresso, permanência e sucesso da criança e adolescente na escola;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com