TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Sustentabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Projeto De Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.819 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS. Projeto para adequação das moradias e agropecuária no semiárido Brasileiro.

Projeto de adequação econômica e da cultura agropecuária no semiárido brasileiro, apresentado para avaliação da Faculdade Anhanguera sob a supervisão da Prof.(a) Nilma Silva.

.

Aprovado em................de ...............................de .............

Examinador (a)

_____________________________________________________

Prof. (a) Nilma Silva. Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Novembro 2013

Resumo

Hoje o semiárido brasileiro é vítima de um processo de desertificação do solo e da região como um todo. O abandono desta região pelo poder público torna esta imensa área um misto de abandono do governo federal e assistencialismo, gerando um sítio de captura ou compra de votos em épocas eleitoreiras.

Este projeto tem como foco não só o fechamento de um ciclo sustentável da vida no campo, mas um fechamento do ciclo de assistencialismo, que deve existir sim, mas em caráter emergencial enquanto se adequa um plano efetivo de combate a pobreza que neste caso “A adequação de moradia e trabalho no campo”.

1

Abstract

Today the Brazilian dry land is the victim of a "process of desertification" of the soil and the region as a whole. The abandonment of the region by the government makes this immense area a mix of neglect by the federal government and assistencialism, creating a site of capture or vote buying in times electioneering.

This project aims not only closing a sustainable cycle of life in the field but a closing cycle of welfare, that is correct, but as an emergency as suits an effective plan to combat poverty and in this case the adaptation of the work in field and housing.

2

Sumario

Página

Projeto para adequação das moradias e agropecuária no semiárido Brasileiro..............04

Objetivo geral..........................................................................................................................04 Objetivo Específico.................................................................................................................04

Público Alvo............................................................................................................................04

Princípio básico da moradia..................................................................................................05

Pecuária e Agricultura...........................................................................................................07

Conclusão & Reflexão............................................................................................................10

Referências Bibliográficas.....................................................................................................11

3

Projeto para adequação das moradias e agropecuária no semiárido Brasileiro.

O problema da seca na região nordeste é secular, ou seja, é certo que aconteça de tempos em tempos e deve-se assumir isso, o ultimo balanço divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas no Brasil) informa que está é a maior seca em 50 anos.

Os Governantes em geral através de projetos de transposição de rios, “bolsssísmos” e promessas eleitoreiras mantém um sítio de votos na região nordeste conhecido como “Indústria do Voto”, ainda dentro deste contexto observou que na última eleição, 74% dos votos que elegeram o atual presidente (a) vieram desta região, tornando inviável aos políticos extinguir o problema de uma vez.

O projeto não propõe a mudança radical de leis ou da geografia das áreas afetadas, mas a adequação da maneira de viver e trabalhar com a agropecuária na região. Este plano tem por essência a execução por ONG’s, pois as soluções propostas são de baixo custo e não atendem o interesse político, mantendo em foco tecnologia orgânica e baixo custo.

Objetivo Geral

- Erradicar o uso de fertilizantes indústrias diminuindo a contaminação do solo;

- Criar um plano de desenvolvimento agropecuário adaptativo aas condições climáticas;

- Garantir que as pessoas tenham as necessidades básicas como alimentação, trabalho e saúde garantidas.

Objetivo Específico

Adaptar os modos de moradia, agricultura e pecuária das regiões afetadas pela seca, melhorando a qualidade de vida da população sem agredir ainda mais o meio ambiente.

Público Alvo

Moradores da região nordeste afetados pela seca e possíveis regiões afetadas posteriormente com a escassez de água.

4

Princípio básico da moradia

Uma moradia na área rural tende a não atender a todos requisitos básicos de saneamento básico e fornecimento de água. Visando esta situação é necessário atender o mínimo saneamento sem depender de obras onerosas a longo prazo.

Em um exemplo pronto projetado pelos alunos da Faculdade Federal de Santa Catarina e aplicado em alguns municípios observa-se o Saneamento e a Sustentabilidade andando juntos com o programa “banheiro seco”, que utiliza banheiros com sistema de compostagem.

Banheiros Secos

Este tipo de construção já é realidade e baseia-se na compostagem dos dejetos humanos com serragem eliminando as bactérias. A partir daí estes resíduos serão utilizados como adubo para vegetação.

Processo: Após a utilização do sanitário é adicionado serragem para compostagem da matéria, esta é enviada a um reservatório abaixo da residência que possui chapas de Zinco pintada de preto que aumentam a temperatura e aceleram a decomposição dos dejetos transformando-os em húmus.

Lucas Sabino Dias ONG “Bicho do Mato”

Nas regiões que os investimentos neste tipo de residência são altos pode-se adotar a mesma tecnologia de forma adaptada, com a remoção manual de “gavetas” de compostagem em que se instalam baldes ou gavetas abaixo dos vasos sanitários e se remove após algum tempo. Neste caso a compostagem se dá após aterrar a mistura no solo.

5

Coleta de água fluvial e armazenamento em cisterna.

Tão importante quanto o descarte é a captação de água, elemento crucial para vida.

O exemplo abaixo “não é a única medida a ser tomada” pois a seca impede o seu aproveitamento em 100%, mas nos auxilia nas regiões com baixo índice de chuvas e com dificuldade no fornecimento de água. A utilização dos lençóis freáticos da região via poços artesianos é de total importância neste ciclo.

Exemplo:

Note que o sistema não possui gastos excessivos ou tecnologia onerosa,

apenas um sistema funcional de captação e armazenamento de água fluvial.

Características do sistema

A inclinação inicial do tubo secundário de água é utilizada para reter a água enquanto a válvula não se fecha por completo.

Este modelo utiliza cisterna abaixo do solo preservando a temperatura evitando evaporação da água captada, a “válvula de desvio após 30L” pode ser construída com uma esfera plástica utilizada em boia de caixa d’água convencional ou esfera de isopor. Ao chegar no topo a esferas obstrui a passagem do reservatório de 30L e a direciona para cisterna.

Hoje com o mercado da iniciativa sustentável existem vários produtos para atender a captação de água, no entanto este modelo traz toda a funcionalidade dos modelos comercializados com custo reduzido.

Separador de folhas comercializado pela Leroy & Merlin

6

Pecuária e Agricultura

Pecuária

Devido ao grande período de estiagem, o prejuízo dos pequenos produtores de leite e criadores de gado é imenso. Dentro deste paradígma de baixa produção de leite e perda do rebanho devido a falta de pasto e água se faz necessário a adaptação da criação de animais. A criação de gado nas regiões áridas do nordeste vai na contra mão da produtividade.

Veja abaixo o consumo de água por especie:

Tabela retirada do site da EMBRAPA em: http://www.sema.rs.gov.br/upload/EMBRAPApublicacao.pdf

Comparação com a criação de caprinos:

Dados retirados de: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-35982009000600017&script=sci_arttext

7

Adaptando a Pecuária

Observando a tabela fica claro que a criação de gado nestas regiões é inviável pelo consumo de água e ração, tornando o consumo de água duplicado comparando com outros animais que cedem os mesmos produtos. A criação animal indicada para estas regiões é a de caprinos, aves e suínos, pois possuem menor consumo de água, pasto e manejo. Ainda dentro deste questão é necessário salientar a questão cultural, a criação de gado nestas regiões e a associação destas criações a dinheiro (por seu maior valor) ainda é muito forte, levando a falsa sensação de lucro por seus criadores. A conscientização da população rural diante destes dados, e a mudança da cultura sem dúvida trarão melhorias as condições econômicas e sociais da região.

Características da criação

Bovino Caprino Aves Suíno

Médio prazo para engorda Curto prazo para engorda Curto prazo

para engorda Curto prazo

para engorda

Valor de mercado

> 120 $ por cabeça Valor de mercado

< 120 $ por cabeça Valor de mercado

< 120 $ por cabeça Valor de mercado

< 120 $ por cabeça

Consumo de água em lactação

60L/dia Consumo de água em lactação

5L/dia Consumo de água Reprodutora

0,320L/dia Consumo de água em lactação

27L/dia

Agricultura

A agricultura familiar e de subsistência é imprescindível para melhoria do modo e qualidade de vida no campo.

A agricultura intensiva é o exemplo a não se seguir, este tipo de cultura traz grandes riscos econômicos, consome combustível e recursos naturais não disponíveis neste caso, a não rotação trienal desta atividade degrada o solo já fragilizado.

Atualmente as atividades agrícolas respondem por 70% do uso da água. Diante deste dado a escolha da policultura agrícola com escalonamento de área de plantio, escolha da cultura de menor consumo de água como: amendoim, ervilha, feijão surge como a cultura ideal para as regiões do semiárido.

8

Força para a terra Biofertilizante

O adubo biológico (biofertilizante) e o húmus a partir do “banheiro seco” vem de encontro a essa realidade.

Estas duas formas de transformar resíduos que seriam descartados poluindo rios e lençóis freáticos, agora são utilizados para enriquecer o solo.

Fluxograma disponível em: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/153383/1/COT130.pdf

O inóculo citado no fluxograma acima são os resíduos já decompostos do banheiro seco e vísceras de animais que são segregados e armazenados em uma espécie de piscina, onde são concentradas sob processo de fermentação pelas bactérias e são controlados com sais e restos de vegetais. Após o período de decomposição podem ser utilizados como adubo líquido, vermicida, fungicida tendo a sua aplicação diluída em água ou misturado ao solo.

Em paralelo o benefício de não se descartar esses resíduos na natureza em especial na área rural problemática com a questão do saneamento básico, o biofertilizante é natural, não agride o solo já que parte do princípio da cadeia alimentar no ponto do adubo natural, sendo apenas acelerado por ficar um recipiente com temperatura levemente elevada.

Disponível em comunicado 103/11EMBRAPA

9

Conclusão & Reflexão

_______________________________________________________________________

É de conhecimento geral que a Terra nos dá sinais de que não está tudo bem. Este é um pedido de socorro de quem se feriu e pede socorro. A agricultura, um dos pilares da existência humana, como citado no texto consome 70% da água, em países pobres e em desenvolvimento. No Brasil 30% da produção se perde ou é descartada, na África este índice chega à 50%.

Diante da atual situação econômica, social e tecnológica é imprescindível a necessidade de difundir o conhecimento técno-ambiental não somente na área rural, educando e orientando as pessoas a terem o “Comportamento Verde, o comportamento correto para a sua época”.

No entanto esta educação ambiental deve obrigatoriamente ter cunho social, focando o bem estar do cidadão de hoje e de amanhã, melhorando a vida dos menos favorecidos e protegendo o meio ambiente como um todo.

10

Referências Bibliográficas

______________________________________________________________________

Livros

RAMOS, Graciliano, IN Vidas Secas 1° ed. Editora José Olympio

Sites

http://www.embrapa.br/

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-35982009000600017&script=sci_arttext

http://www.mst.org.br/Campanha-contra-o-uso-de-agrotoxicos

11

...

Baixar como  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »