TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado de Segurança em Ambientes Laborais

Por:   •  8/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 8

PROJETO INTEGRADO DE SEGURANÇA EM AMBIENTES LABORAIS

PROFISSÃO:  TELEFONISTA

SANDRO LUÍS FAVERO 

CST em Segurança no Trabalho

RESUMO

O objetivo deste projeto visa demonstrar como os trabalhadores ficam expostos a muitos tipos de riscos em seu ambiente laboral, bem como dar sugestões visando a melhoria das condições do seu posto de trabalho.

O método aplicado foi a entrevista e visita ao local do trabalhador. Isso resulta em informações mais precisas, pois muitas vezes nem o próprio trabalhador se dá conta dos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes que está a sua volta.

Portanto o resultado do projeto ajuda o próprio trabalhador a reduzir os riscos laborais com a sua própria mudança de hábitos, como por exemplo a questão da postura, não é necessário que se espere até adquirir uma nova mesa, cadeira ou computador. O próprio trabalhador pode e deve zelar pela sua própria saúde.

Palavras-chave:  

TELEFONISTA

SAÚDE

ERGONOMIA

  1. INTRODUÇÃO

Regulamentada em 01 de maio de 1943, a profissão de TELEFONISTA, tem um objetivo muito importante na área das telecomunicações.

Artigo 227 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de maio de 1943.

O telefonista acaba sendo o cartão de visita da empresa, no caso do funcionário público, a responsabilidade é maior, pois a própria imagem da cidade está em jogo.

Um bom ou mau atendimento pode resultar em lucro ou prejuízo. Mas para que possa manter um nível bom de atendimento vários fatores estão envolvidos o que afeta diretamente o desempenho deste profissional. E o que é mais importante, preservar a integridade física, mental, emocional do profissional, para que ele não venha a adoecer ou tenha que se afastar ou abandonar para sempre o seu posto de trabalho.

Portanto este projeto é necessário para obtermos uma avaliação franca das reais condições de trabalho para que a telefonista tenha condições adequadas de exercer a sua função com segurança e qualidade.

2. ANÁLISE DO POSTO DE TRABALHO

A profissional entrevistada é uma funcionária pública, lotada no prédio da prefeitura que exerce a função de TELEFONISTA, com atendimento voltado ao público.

A jornada de trabalho é de 6 horas por dia, 05 dias na semana de segunda a sexta-feira.

Sempre no período diurno, das 12 às 18 horas. Nos finais de semana e feriados não há expediente.

O atendimento telefônico é feito diretamente ao público externo. Logo após a identificação do setor desejado é feita a transferência para os ramais desejados. A média de ligações atendidas fica em torno de 400 chamadas/dia por atendente em dias normais. Mas, esta pode aumentar até para 700 em épocas de maior movimento, como no final do ano por causa do IPTU.

Também internamente é prestado auxílio telefônico aos servidores, mas em quantidade inexpressiva de ligações.

Quanto as dificuldades do trabalho, por ser um trabalho repetitivo, acarreta um esforço mental, stress, pelo excesso de ligações, e cada ligação uma qualidade sonora distinta de outra.

É difícil também quando uma ligação é desnecessariamente longa, a telefonista já sabe onde tem que transferir, mas a pessoa quer explicar tudo e acaba falando demais. Numa situação dessas é difícil pois você tem que ser educado, mas ir direcionando para o encerramento da chamada pois outras ligações estão no aguardo.

Falando sobre as medições, elas estão desativadas há um tempo.

Quando havia, essa medição era mensal. O alvo de zero ligações perdidas é praticamente impossível pois há momentos cíclicos, quedas de energia, pagamentos de IPTU, que elevam e muito a quantidade de ligações.

Falando sobre os riscos ambientais encontrados posso mencionar:

            RISCOS DE ACIDENTES:[pic 1]

Durante a visita a sala de telefonia pude constatar que a sala de aproximadamente 9 m2 é muito pequena e desconfortável. Nesta sala trabalha 3 telefonistas que se revezam utilizando 2 computadores (no passado já houve 4 telefonistas ocupando este mesmo espaço).

O arranjo físico é inapropriado, não há isolamento entre uma atendente e outra o que ocasiona ás vezes confusão no atendimento, quando mais de uma ligação é recebida.

Percebi também que não há nenhum extintor de incêndio na sala das telefonistas nem na sala ao lado, somente no corredor central há um extintor de CO2.

A iluminação também é fraca e inadequada. Uma única luminária fica próxima da parede oposta a porta e não é centralizada.

Já a janela é muito grande deixando uma grande quantidade de luz e calor passar por ela. Assim, a iluminação, está sempre oscilando. Ora fraca, ora muito forte, atrapalhando a visão do monitor.

           RISCOS FÍSICOS:[pic 2]

A ventilação é feita por um ar condicionado central, que não oferece nenhum tipo de regulagem. Por isso a temperatura oscila muito frio ou muito calor quando o ar condicionado está desligado. Isto implica diretamente na qualidade voz que é a parte mais prejudicada durante a jornada de trabalho, bem como problemas respiratórios.

O ruído externo prejudica um pouco as telefonistas já que os pedestres passam beirando a janela da sala. Embora a rua esteja mais distante mas, por ser uma avenida movimentada acaba carros, motos, ônibus e caminhões transitam frequentemente trazendo desconforto para o bom desempenho do trabalho.

           RISCOS BIOLÓGICOS:[pic 3]

Devido à falta de limpeza do sistema de ar condicionados a saúde das telefonistas fica exposta a fungos e bactérias que proliferam nestes equipamentos e com isso desenvolver doenças alérgicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (361.7 Kb)   docx (288.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com