TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa Estágio

Por:   •  6/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

KELY CRISTINA LOPES DOS SANTOS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II - 6º SEMESTRE

Maceió - AL

2014

KELY CRISTINA LOPES DOS SANTOS

ATTIVIDADE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II E SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL

Maria Eloia Miranda Barbosa

Assistente Social – Orientadora Acadêmica

CRESS – 2786

ThayseLaira Sampaio Lopes

Assistente Social – Supervisor de Campo

CRESS- 1296

Maceió

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 APRESENTAÇÃO        4

3 JUSTIFICATIVA        4

4 OBJETIVOS        5

4.1 OBJETIVO GERAL        5

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

5 PÚBLICO ALVO        6

6 METAS        6

7 METODOLOGIA        6

8 RECURSOS HUMANOS        7

9 INSTITUICÕES APOIADORAS        7

10 CRONOGRAMA        7

11 BIBLIOGRAFIA        7


INTRODUÇÃO

O país tem atingido um avanço considerável no que se refere aos direitos adquiridos ao longo dos anos, por algumas categorias da sociedade que havia sido negligenciada por décadas, ao longode toda história sociocultural do povo brasileiro, podendo citar: crianças, idosos, mulheres entre outras.

O simples fato de envelhecer, por si só, já está previsto em lei e se faz um dos direitos fundamentais dos seres humanos, enfatizando que a velhice traduz o próprio direito que cada cidadão tem de viver e envelhecer com dignidade, tendo acesso a todos os direitos básicos previsto na constituição bem como: lazer, transporte, saúde e que seja bem tratado por qualquer que seja o membro da sociedade.

É importante salientar, o dever do conhecimento absoluto, no que tange a constituição específica relacionada aos idosos, assim como o dever do estado de fornecer todos os cidadãos, os direitos básicos de cada um, gerando cada vez mais multiplicadores inseridos na sociedade, espalhando direitos e obrigações que temos com todos os idosos.

Nos dias atuais, inúmeros movimentos sociais atuam no seguimento dos idosos assegurando uma maior qualidade de vida, uma vida social com os outros acolhidos, bem como a garantia dos direitos dos mesmos de acordo com a legislação vigente.

APRESENTAÇÃO

A instituição Lar Filhos do Divino pai Eterno, foi fundada em 12 de dezembro de 2012, por Gorete Gonzaga Peixoto e Leila Gonzaga Farias de Araújo, tem como meta a proteção das idosas assim como reaver sua dignidade e cidadania. A missão do Lar é disponibilizar maior qualidade de vida, uma vez que essas senhoras tenham sido vítimas de abandono por omissão da sociedade e/ou dos próprios familiares. A instituição, quando idealizada sempre teve como foco principal a proteção de idosos. A mesma funciona em prédio alugado, sobrevive basicamente da solidariedade das pessoas em forma de doação e do às próprias institucionalizadas pagam para o custeio de cuidadoras por exemplo em meio de tantas outros gastos.

JUSTIFICATIVA

A justificativa primordial do projeto é disponibilizar uma maior qualidade de vida para a institucionalizada, a garantia dos direitos das mesmas e por fim,  buscar o convívio mais estreito com seus familiares (podendo citar os eventos especiais como: dia da avó, natal, aniversários), quando não, reinseri-lo de volta ao âmbito familiar.

Tendo em vista que é obrigação do estado disponibilizar uma rede de serviços para esse grupo tão grande e importante para a sociedade de modo geral, que acaba se tornando outra justificativa do projeto: a parceria junto aos órgãos competentes para que esses direitos sejam garantidos.

OBJETIVO GERAL

  • Esclarecer as idosas institucionalizadas a necessidade de conhecer seus direitos legais previstos no estatuto do idoso, para que as mesmas possam ter a proteção social necessária.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Fomentar o convívio e a proximidade entre a idosa e seus familiares uma vez que esta relação tenha diminuído por conflitos ou mesmo pelo descaso;
  • Gerar alternativas socioculturais, proporcionando uma integração maior com as outras gerações, citando como exemplo a realização de eventos como: Aniversários, festa junina, Dia das Mães, dia da vovó, dentre outras;
  •  Viabilização de todos os documentos necessários para a efetivação aos direitos civis, politico social do idoso.

PÚBLICO ALVO

  • Senhoras institucionalizadas no Lar Filhos do Divino Pai Eterno

METAS

        

Sabe-se da necessidade de esclarecimento e cuidado com o idoso assistido e/ou acompanhado pela família. Dentro desta proposta, objetiva-se atingir um grau de esclarecimento destas e da família no que se refere aos direitos do idoso, baseando-se no Estatuto do Idoso existente, podendo dar continuidade pós estágio.

Por isso se torna fundamental a abordagem do tema com os idosos aumentando o grau de conhecimento tornando-os aptos e exercer e reivindicar o cumprimento dos termos das leis que os amparam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (77.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com