TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Provimento De Pessoas

Trabalho Escolar: Provimento De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  2.151 Palavras (9 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Sabe-se da importância da engenharia nos dias atuais. Ela está presente em quase tudo em nossas vidas, carros, brinquedos, ruas, eletrônicos, entre outras coisas. Ela facilita nossa vida, traz benefícios e promove o bem-estar da sociedade. Entre os diversos ramos de sua atuação, destaca-se nesse trabalho, a engenharia civil em seus variados campos de atuação. A empresa retratada neste trabalho, Senha Engenharia, oferece serviços de saneamento, com forte tradição em nossa região e é referência em seu ramo de atuação.

O projeto aqui apresentado visa destacar a importância do processo de provimento de recursos humanos dentro do conceito de administração em recursos humanos (RH). Baseando-se nos conceitos estudados, levantamento de dados e em pesquisas específicas feitas na empresa será possível a demonstração das principais etapas e necessidades para implantação do processo de provimento de pessoas, destacando as deficiências atuais que a empresa sofre e as possíveis mudanças referentes ao recrutamento e seleção utilizada.

O projeto procurará esclarecer os aspectos fundamentais que subsidiam os conceitos de visão, estratégia, planejamento e gestão para implantar de forma eficiente e eficaz o provimento, recrutamento e seleção de candidatos que estejam realmente aptos a ocuparem os cargos de acordo com as necessidades da empresa. E também, tem-se como objetivo explanar os métodos de avaliação de todo esse processo para se alcançar a excelência.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Administração em recursos humanos

Durante muito tempo, a Administração de Pessoal (AP) foi conhecida como a área da administração que cuidava exclusivamente de admissões, pagamento e demissões da mão de obra das empresas, de acordo com a legislação trabalhista vigente. Naquela época, a área de AP considerava apenas as pessoas que trabalhavam em atividades físicas, de operações, mecânicas e fabris. O velho conceito de AP era derivado daquilo que os economistas chamavam de trabalho: uma atividade limitada a transformar o que provinha do fator de produção natureza.

Antigamente, a AP se limitava a funções burocráticas e operacionais e o departamento de pessoal era visto como o lugar da empresa no qual se admitia e se demitia pessoas. O trabalho principal era focado na elaboração mensal da folha de pagamento por meio de dados dos cartões de ponto. A referência básica era a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), no sentido de obedecer à legislação trabalhista vigente.

Modernamente, o conceito de Administração de Recursos Humanos (ARH) passou por uma formidável ampliação. Hoje, a ARH é a área da administração que cuida do suprimento, da manutenção e do desenvolvimento de todo os recursos humanos da empresa. Ela envolve atividades de atrair, manter e desenvolver pessoas nas empresas. Assim a ARH requer, necessariamente, a conjunção de duas realidades: empresas e pessoas. Sem empresas e pessoas não haveria a ARH. A ARH está preocupada em fazer com que o relacionamento entre empresas e pessoas seja excelente. Isso significa fazer com que a empresa crie um contexto no qual as pessoas se sintam bem, ao mesmo tempo em que faz com que elas agreguem valor ao trabalho que executam e permite que a empresa alcance os resultados pretendidos pela sua administração. A interação entre empresas e pessoas é o assunto mais importante da ARH.

Segundo Chiavenato (2008) a administração de recursos humanos é uma área interdisciplinar: envolve necessariamente conceitos de psicologia industrial e organizacional. Sociologia organizacional, de engenharia industrial, de direito do trabalho, de engenharia de segurança, de medicina do trabalho, de engenharia de sistemas, de cibernética e etc.

Os assuntos normalmente tradados em ARH referem-se a uma multiplicidade enorme de campos de conhecimentos: fala-se em aplicação e interpretação de testes psicológicos e entrevistas de tecnologia de aprendizagem individual e de mudança organizacional, nutrição e alimentação, medicina e enfermagem, serviço social, plano de carreiras, desenho de cargos e da organização, satisfação no trabalho, absenteísmo, salários e encargos, atitudes, interpretação de leis trabalhistas, eficiência e eficácia, estatística e registros e etc.

A administração em recursos humanos, segundo Chiavenato (2008), consiste no planejamento, organização, desenvolvimento, coordenação e controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organização constitui o meio que permite as pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho. A ARH busca conquistar e manter pessoal na organização trabalhando e dando o máximo de si, com uma atitude positiva e favorável.

2.2 Planejamento de Recursos Humanos

A tarefa de contratar pessoal começa com uma previsão sobre quantas pessoas – e de que tipo – serão necessárias para realizar o trabalho na empresa. Essa atividade é conhecida como "Planejamento de Recursos Humanos" e alguns autores o definem como o processo de prever e promover o movimento de pessoas para dentro – internamente – ou para fora de uma organização, com o objetivo de apoiar a estratégia de negócios da organização. O planejamento de recursos humanos consiste de quatro fases:

• Planejamento para as necessidades futuras: um profissional de RH estima de quantas pessoas – e com que habilidades – a organização irá necessitar para operar num futuro previsível.

• Planejamento para a rotatividade futura: o profissional prevê quantos funcionários atuais permanecerão na empresa e, a diferença entre este número e o número de empregados necessários, o levará à próxima etapa.

• Planejamento para recrutamento, seleção e demissões: a organização precisa se envolver em atividades de recrutamento, seleção e demissões a fim de alcançar o número necessário de empregados.

• Planejamento para treinamento e desenvolvimento: uma empresa sempre precisa de trabalhadores experientes e competentes e, esta etapa, envolve o planejamento e as providências para programas de treinamento e de desenvolvimento que assegurem o suprimento contínuo de pessoas com habilidades adequadas.

De acordo com Pierre (2004) todo processo de recrutamento tem inicio a partir de uma necessidade interna da organização, no que tange a contratação de novos profissionais. O sistema de ARH, organicamente, compõe-se de um conjunto de subsistemas que respondem individualmente por cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com