TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prévia de Antropologia

Por:   •  23/4/2016  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

Curso de Ciência Política- Graduação[pic 1]

 Disciplina: Antropologia.

 Professor: Luís Otávio.

 Assunto do trabalho: Prévia do capítulo primeiro da segunda     parte da obra Cultura, um conceito antropológico.                  

Aluna: Larissa Serra de Almeida.

Título do capítulo escolhido: “A cultura condiciona a visão de mundo do homem”

   Laraia começa a segunda parte de seu livro citando a antropóloga estadunidense Ruth Benedict ao dizer que “cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas.”

   Para exemplificar esse fato, Laraia afirma que todos os homens usam artifícios para se localizar dentro do espaço onde vivem. Nós, muitas vezes, utilizamos edifícios como pontos de referência na cidade, já os índios utilizam-se das árvores em seus habitats. Para um homem urbano todas as árvores são parecidas demais para serem usadas como referência, assim como são os edifícios para os índios.

Nossas referências, sejam elas espaciais, físicas ou morais, fazem parte da nossa cultura se a considerarmos como um sistema de conhecimento; que consiste em tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar  para operar de maneira aceitável dentro de sua sociedade.

  Segundo o conceito do relativismo cultural, o bem e o mal são relativos a cada cultura. Coincidem com aquilo que é socialmente aprovado ou rejeitado, respectivamente. Assim, os princípios morais descrevem convenções sociais e são baseados nas normas de cada sociedade, não havendo, portanto, verdades absolutas sobre bem ou mal, bom ou ruim. Contudo, vista como uma lente, a cultura também pode nos cegar ou distorcer a realidade. Nas palavras de Laraia, a nossa herança cultural, desenvolvida através de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.

  Ainda segundo Laraia, o fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura (sua lente) tem como consequência a propensão de considerar seu modo de vida como o mais correto e natural. Esse fenômeno universal é conhecido como etnocentrismo e nele se apoiaram/apoiam inúmeras formas de intolerância e preconceito   cultural, religioso, étnico e político. Como exemplo claro podemos citar o Holocausto e a, ainda viva, injúria racial praticada diária e mundialmente contra a população negra.

   Assim, o modo de ver o mundo, os valores morais, os diferentes comportamentos sociais e até os preconceitos e intolerâncias são produtos de uma herança cultural, resultado da operação de uma determinada cultura. É graças a isso que podemos facilmente distinguir indivíduos de culturas diferentes como um “gringo” passeando pela lapa.

Por fim, Roque Laraia afirma “todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, mas a utilização do mesmo, ao invés de ser determinada geneticamente, depende de um aprendizado, e este consiste na cópia de padrões que fazem parte da herança cultural do grupo.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com