TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Organizacional

Trabalho Escolar: Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Definição de Psicologia

Psicologia Social é o estudo cientifico da influência reciproca entre as pessoas ( interação social) e do processo cognitivo gerado por essa interação (pensamento social) segundo o Rbison Crusoé e de Cremitas, todos os seres humanos vivemos em constante processo de dependência e interdependência em relação aos nossos semelhantes. Um aperto de mao, uma repremenda, um elogio, um soriso um simples olhar de uma pessoa em direcção a outra suscitam nesta ultima uma resposta que caracterizamos como social. Por sua vez, a resposta emitida servirá de estimulo a pessoa que provocou, gerando por seu turno um outro comportamento desta última, estabelecendo-se assim o processo de interação social.

Esta ação mútua afeta, de uma forma ou de outra, pensamentos, emoções e comportamentos das pessoas envolvidas seja directamente, como no exemplo acima seja indirectamente, como core na midia através de alguma campanha publicitaria.

Âmbitos da Psicologia Sendo a psicologia uma ciência recente, apresenta uma grande pluralidade e possui muitos âmbitos de estudo. Por exemplo: Biológica: estuda o comportamento humano como consequência da actividade do sistema nervoso e outros órgãos. Sensação e Percepção: ocupa-se da forma como percecionamos e interpretamos a informação recebida através dos sentidos. Aprendizagem: estuda a forma de aprender e armazenar a informação. Cognição: estuda o comportamento, a imaginação, a solução de problemas. Motivação: o seu campo são os mecanismos que activam o nosso comportamento: a fome, o sexo, a necessidade de êxito.

Âmbitos da Psicologia Personalidade: dedica-se ao estudo dos traços e da forma como nos comportamos. Desenvolvimento: trata da psicologia evolutiva, das mudanças ao longo das diversas etapas - infância, maturidade, velhice. Social: estuda o comportamento no grupo, a influência, a atracção, entre pessoas, os movimentos sociais,… Sociocultural: ocupa-se das afinidades étnicas e culturais, das tradições, da integração, da identidade de género e da orientação sexual, da homossexualidade, dos movimentos feministas.

Psicologia científica

Psicologia do senso comum ou psicologia popular conjunto de ideias, crenças e convicções transmitido culturalmente e que cada indivíduo possui a respeito de como as pessoas funcionam, se comportam, sentem e pensam.

Psicologia

O objecto de estudo e o comportamento humano e processos mentais que procuram principios gerais que os expliquem.

Importância no quotidiano

O objeto da psicologia não é outro senão o mais óbvio, a prórpia psique! Seja por quais linhas olhemos, ora o comportamento, ora os fenêmonos psíquicos em si, ora o inconsciente, todas são abordagens que pretendem conceber sobre a natureza e os fenômenos daquilo que entendemos por algo "psíquico". Este arcabouço de saberes é suficientemente largo e respeitado para concebermos a existência definida de um "objeto psíquico", mesmo que este seja de difícil delimitação e definição. e possua controvérsias em suas concepções. Mesmo estas controvérsias se dão em torno destes fenômenos que são empíricamente inegáveis, e que compõe este nosso objeto dinâmico e complexo.

Compreendemos então que para usufruirmos dos benefícios da Psicologia necessitamos de estudá-la e, como sabemos, estudar Psicologia permite-nos descobrir, entre outras coisas: a “natureza” da inteligência, da motivações, das emoções, da aprendizagem, do pensamento e da personalidade; como a hereditariedade, o ambiente e a história pessoal «trabalham» mutuamente na produção das características humanas e da personalidade de cada um.

Importância no quotidiano: Compreendemos então que para usufruirmos dos benefícios da Psicologia necessitamos de estudá-la e, como sabemos, estudar Psicologia permite-nos descobrir, entre outras coisas: •a “natureza” da inteligência, da motivações, das emoções, da aprendizagem, do pensamento e da personalidade; • como a hereditariedade, o ambiente e a história pessoal «trabalham» mutuamente na produção das características humanas e da personalidade de cada um.

Importância no quotidiano: Então, ao estudarmos Psicologia: • ganhamos uma melhor compreensão do nosso comportamento; • percebemos como o nosso corpo e a nossa mente trabalham em conjunto. Quanto mais sabemos sobre nós próprios, sobre a nossa personalidade e as nossas capacidades, mais a nossa autoconfiança aumenta, o que beneficia a nossa auto-estima.

Importância no quotidiano: Assim, ao tomarmos uma atitude mais positiva e confiante perante a vida: seremos capazes de lidar melhor com as adversidades com que nos confrontamos; teremos mais facilidade em aceitar os problemas que possam surgir e adaptarmo-nos; seremos mais persistentes na concretização de objectivos. .

Importância no quotidiano na nossa relação com os outros Além de facilitar aprender sobre nós mesmos, o campo da Psicologia permite-nos aprender sobre os outros, a ter uma visão mais correcta sobre traços de personalidade diferentes dos nossos. Ora, isto é importante para: obtermos uma melhor estabelecermos e compreensão dos comunicarmos de fortalecermos as outros e do seu forma mais eficaz relações interpessoais comportamento

Importância no quotidiano na nossa relação com os outros Ao entendermos melhor o comportamento dos outros: • damos mais importância às diferenças de cada um; • temos mais respeito pela sua individualidade. Assim, criamos um maior espírito de tolerância para com a diferença, o que contribui para o apaziguamento ou até mesmo eliminação de diversos problemas da nossa Sociedade, como o racismo ou a xenofobia.

Importância da Psicologia Aplicada: Grande parte de todo o nosso conhecimento não pode ser aplicado de uma forma prática nas nossas vidas para, por exemplo, aumentar a nossa felicidade ou qualidade de vida. Contudo, a Psicologia toma uma extrema importância não apenas no contexto do nosso quotidiano, mas nas diversas áreas a que ela se aplica. Assim, a Psicologia Aplicada designa o ramo da Psicologia que pretende resolver problemas práticos em diversas áreas.

Psicologia Educacional: A Psicologia nas escolas actua sobre a solução de problemas educativos e o modo de ensino. Toma, portanto, importância ao: • promover a qualidade do desenvolvimento; • resolver problemas como dificuldades na aprendizagem, no relacionamento social e conflitos emotivos e motivacionais. Por exemplo, através do recurso a testes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com