TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.497 Palavras (14 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]


Visão geral

O livro quem mexeu no meu queijo do autor Spencer Johnson foi publicado em 1998 e vendeu 26 milhões de cópias.

A história se dá quando ex-alunos se encontram após muito tempo cada um começa a contar como tinha sido a sua vida após escola, começam a falar sobre mudanças, e tantas coisas haviam mudado desde então, coisas que não estavam nos planos, muitos tiveram filhos, se casaram, outros mudaram de cidade, muitos não tinham conseguido emprego... e como eles conseguiam lidar com essas mudanças e o quanto essas mudanças afetaram a vida deles e principalmente como teria sido se eles soubessem como lidar com elas.

É um livro que trata essencialmente sobre mudanças, como aproveitar as oportunidades, como se adaptar a elas. Fala da história de 04 personagens: 02 homens em miniaturas e 02 ratos, a vida deles era percorrer um labirinto em busca do queijo (sonho, realização, promessa... pra você o que é seu queijo?), de um posto C, dentro do labirinto, esses 04 personagens são alegorias para representar partes simples e complexas de nos mesmos.

Dos personagens

Sniff e Scury eram ratos e não raciocinavam, o seu método era sempre tentativa e erro. Sempre ficavam em estado de alerta e prontos para sair a qualquer momento por isso andavam com os tênis pendurados no pescoço.

Hem e Haw eram homens em miniaturas que usam o raciocínio lógico o tempo todo, não gostavam de sair da zona de conforto e ficavam sentados o dia todo comendo queijo e comendo queijo, despreparados totalmente para qualquer tipo de mudança, inclusive eles mudaram toda a sua vida para perto do posto C de queijo, como se fosse um direito adquirido (este queijo é nosso, a gente trabalhou por ele, batalhamos por ele, nos merecemos este queijo esse é um direito nosso).

Então como bons seres racionais que eram toda a lição que aprendiam pegavam e faziam um desenho de queijo nas paredes do labirinto e escreviam dentro do desenho estas lições.

“TER QUEIJO O FAZ FELIZ”

A razão da vida deles era o queijo, enquanto eles tivessem o queijo seriam felizes, o propósito da vida deles era o queijo, era disso que eles viviam e era isso que procuravam.

Um belo dia os ratos Sniff e Scury acordaram de suas casinhas, colocaram seus sapatos e foram em direção ao posto C onde havia uma quantidade gigantesca de queijo. Quando chegaram lá para sua surpresa simplesmente descobriram que o queijo havia acabado, então como ratos que não raciocinam, que sobrevivem na base da tentativa e erro, do bom faro, eles simplesmente colocaram seu tênis e foram em busca de um novo queijo.

Um pouco mais tarde Hem e Haw foram também ao posto C de queijo e ao chegar lá se depararam com a mesma cena, onde não havia nenhum queijo, eles começaram a se lamentar, começaram a ficar revoltados, como você vê muitas pessoas fazendo quando as coisas mudam rápido, então eles começaram a dizer:

_Isto não é justo? O que aconteceu com o queijo que estava aqui? o que fizeram com o queijo? “Quem mexeu no meu queijo”.

Bem este é o titulo do livre que narra toda esta história de mudanças de pessoas que se deparam com diferenças ao longo da vida, e eles começaram a questionar e colocar a culpa em todo mundo quando na verdade foram eles que não perceberam que o queijo havia acabado e aí no meio desta revolta eles escreveram uma nova lição na parede do labirinto.

“Quanto mais importante o seu queijo é para você, menos você aceita abrir mão dele”.

E foi isso o que eles descobriram naquele momento: aquele queijo era tão importante para eles que eles jamais aceitariam abrir mão dele, ficando revoltadíssimos porque o queijo havia acabado e se negavam a acreditar que aquilo havia acontecido com eles.

Daqui podemos tirar uma lição:

Existe grupo de pessoas que são especialistas em defender os seus próprios direitos como se eles jamais fossem mudar, enquanto outras pessoas reconhecem as vezes que os direitos foram embora independentes se a culpa é deles ou não e elas vão em busca de conquistar novos direitos, aí começa a diferença bruta entre os ratos e os humanos.

Os ratinhos perceberam que aquele direito havia acabado e nem entenderam o porquê e como, mas foram em busca de novos direitos, enquanto os homenzinhos ficaram reclamando, perdendo tempo culpando todo mundo , tentando entender o que aconteceu, defendendo seus direitos antigos e n ao conseguiram evoluir por causa disto..., Porque fizeram isto com a gente isto não é justo.

Eles começaram a se perguntar cadê o Sniff e o Scury que a gente nem os viu hoje, enquanto os homenzinhos estavam reclamando com seus raciocínios complexos os ratinhos tinham encontrado outro grande estoque de queijo no posto N Por quê? Porque eles eram mais execução do que reflexão, por não terem raciocínio, eles conseguiram chegar a um resultado muito melhor ao contrario dos humanos.

Outra lição:

Atividade é diferente de produtividade, o fato de estar ocupado não significa que eu sou produtivo, esforço não é a mesma coisa que resultado, esforço é eu cavar o chão, resultado é eu encontrar agua.

Os homenzinhos eram muito ativos, faziam muitas coisas, mas eles não tinham resultado proporcional ao esforço deles enquanto os ratinhos eram muito mais atividade, mas os ratinhos encontraram, eles tiveram produtividade, resultado por quê? Por que eles não ficaram perdendo tempo refletindo o que não é tão importante.

 Fica uma frase para reflexão:

INSANIDADE é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes (Albert Einstem)

Talvez você conheça muitas pessoas que todos os dias vãos para o mesmo emprego, insatisfeitas, esperando as coisas mudarem sem que elas mudem o jogo, ou algum empreendedor que fica esperando as circunstâncias melhorarem na esperança de o negócio deles melhore, mas isto é insanidade porque se você quer que as coisas mudem você precisa mudar também.

Era exatamente isso o que eles faziam todos os dias eles reclamavam, voltavam ao posto C na esperança de que alguém tinha colocado um queijo pra eles e fazendo sempre a mesma coisa esperando que o resultado fosse diferente.

Os dois homenzinhos tinham jeito de pensar diferentes. O Haw era um pouco menos acomodado que o Hem de repente ele começou a parar e pensar e percebeu que ele e seu colega há muito tempo estavam se lamentando porque o queijo tinha cabado, porque eles tinham perdido o direito deles e que aquilo não era justo.

Ele se indignou e começou a perceber que era mais fácil encontrar um novo queijo em outro lugar do que ficar ali se lamentando pelo velho queijo.

Então ele pega e escreve a seguinte frase:

“Se você não mudar morrerá”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com