TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Quais Dificuldades As Empresas Brasileiras Enfrentam Para A Criação De Conhecimento Novo?".

Casos: "Quais Dificuldades As Empresas Brasileiras Enfrentam Para A Criação De Conhecimento Novo?".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  903 Visualizações

Uma das maiores dificuldades das empresas brasileiras para o desenvolvimento do conhecimento novo é que elas podem estar focadas apenas em gerar lucros e se esquecem que é preciso proporcionar formas para que seus empregados tenham novos conhecimentos e fiquem sempre atualizados. Algumas formas de gerar estes novos conhecimentos seriam através de cursos técnicos ou palestras para estimular o desenvolvimento dos colaboradores e da própria empresa, que se beneficiaria com aprendizado dos colaboradores.

Outra dificuldade encontrada pelas empresas pode ser a da competitividade entre os colaboradores. A competitividade pode ser boa ou ruim para as empresas. Levando pelo lado bom, a competitividade pode estimular os funcionários a buscar conhecimentos novos e se esforçar mais, para buscar uma recompensa, por exemplo. Mas pode também levar ao individualismo e fazer com que cada colaborador ou departamento (ex: administrativo) se isole do resto causando muitos prejuízos para a empresa, já que um funcionário ou departamento faz parte de um todo que constitui a empresa, se isso ocorrer em uma empresa, por exemplo, informações que agregariam para o desenvolvimento e funcionamento do todo podem ficar restritas a setores ou pessoas.

A melhor forma de se solucionar estes problemas encontrados nas empresas é por meio da gestão do conhecimento, que permite um maior desenvolvimento dos colaboradores e respectivamente das empresas.

...