TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais os limites e possibilidade da educação dentro do modo de produção capitalista?

Por:   •  20/3/2016  •  Dissertação  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

Olá meus caros,

É um prazer iniciar o fórum da disciplina Sociedade, Educação e Cultura. Para iniciarmos bem oriento que vocês leiam o artigo do Prof. Dermeval Saviani intitulado” Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos”. Este artigo está disponível no seguinte endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf

O artigo não é muito longo, por isso sugiro que o leiam na íntegra, mas nossas discussões se concentraram no conteúdo das páginas 158 e 159 no texto que se inicia com título: “Questionamento da separação e tentativas de restabelecimento do vínculo entre trabalho e educação”. Neste trecho Saviani afirma que

Se a máquina viabilizou a materialização das funções intelectuais no processo produtivo, a via para objetivar-se a generalização das funções intelectuais na sociedade foi a escola. Com o impacto da Revolução Industrial, os principais países assumiram a tarefa de organizar sistemas nacionais de ensino, buscando generalizar a escola básica. Portanto, à Revolução Industrial correspondeu uma Revolução Educacional: aquela colocou a máquina no centro do processo produtivo; esta erigiu a escola em forma principal e dominante de educação.

Veja que o autor demonstra que, sob a égide do capitalismo, a escola passou a oferecer uma educação de caráter geral e, portanto, abstrato, e esta se ergueu como única forma de educação.

Para discussão:

Quais os limites e possibilidade da educação dentro do modo de produção capitalista?

Quais são as outras formas de educação que podem ter além da escola?

Qual a relação entre Educação e trabalho?

Boa discussão a todos!!!!

Antigamente aprendia o que o burguês queria, o que fosse bom para a industria, pois o operário tinha que saber lidar com as máquinas e fazer a manutenção delas. Com isso eles tinham um limite de aprendizado, que era só aquilo (manutenção, ler e escrever) porém se criava inúmeras possibilidades para eles conseguirem empregos e ajudar no sustento da família e na evolução da sociedade.

Desde do século passado até os dias atuais exitem vários tipos de educação que não é dentro de uma sala de aula, sentados de forma alfabética e todos virados para em frente e em fila, existe a educação que se pode aprender dentro de uma instituição religiosa, dentro de partido politico, em ONGs, em entidades filantrópicas ou até mesmos em nossas casas ( já dizia o ditado "a vida é uma escola").

A relação entre trabalho e educação é como se fosse um relacionamento entre o ódio e o amor, pois antigamente tinha trabalho quem tinha uma formação ( pois o operário tinha que lidar com as maquinas, saber como coloca-las para funcionar), porém hoje em dia muitos alunos abandonam a escola para ter "mais tempo para trabalhar", é uma realidade que temos que encarar de frente pois acontece todos os dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com